10 Junho 2019

Marketing médico: tudo que você precisa saber sobre

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Boas estratégias de marketing médico podem impulsionar a receita de sua clínica. Isso porque investir em ações para divulgar suas atividades gera uma presença notável no mercado. Em consequência, você atrai novos pacientes e fideliza os já existentes.

Quer saber como fazer da forma correta? Leia esse artigo que preparamos e entenda de vez todos os passos necessários para implementar um plano de marketing. Descubra também quais são as vantagens de investir em marketing médico digital e quais os melhores canais para se apostar.

O que é marketing médico?

É um conjunto de estratégias focadas na área da saúde e suas especificidades. Além de atrair novos pacientes, você também pode aprimorar sua credibilidade no mercado destacando seus diferenciais. Mas todas essas ações devem ser norteadas a partir das delimitações do Conselho Federal de Medicina (CFM).

As ações provenientes da atenção voltada ao paciente englobam tanto as etapas pré-atendimento quanto a pós. Desenvolvendo, assim, um relacionamento saudável entre médico e paciente.

O que pode e o que não pode na publicidade médica?

Em 2011, o CFM publicou a Resolução 1.974/11 com o intuito de disciplinar a prática de publicidade médica. Confira cinco dicas importantes sobre o que a resolução prevê quanto ao marketing:

  • Os anúncios médicos devem conter obrigatoriamente: o nome completo do profissional, a especialidade, o número de inscrição no CRM e o número de registro de especialista;
  • Os anúncios de clínicas, hospitais e demais instituições de atendimento de saúde devem conter sempre o nome do médico responsável e o registro do CRM;
  • Os médicos podem prestar informações, de forma educativa, por qualquer meio de comunicação. Mas devem evitar a autopromoção, o sensacionalismo e a falta de decoro profissional;
  • Os sites para assuntos médicos devem obedecer aos critérios estabelecidos pela Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos — CODAME, dos conselhos regionais de medicina;
  • Em anúncios em formato de vídeo, especialmente se forem veiculados pela TV, deve ser informado ao final, de forma padrão, os dados credenciais do médico.

Como se pode ver, o marketing médico envolve detalhes criteriosos que precisam ser rigorosamente observados, independente do tamanho da clínica ou se atende consultas particulares ou planos de saúde.

Fazer publicidade de atividades médicas exige ética e cumprimento de normas. Afinal, lidar com a vida demanda não só competência profissional, o seu melhor cartão de visita, mas também responsabilidade.

Por que investir em marketing médico?

Para atrair, encantar e fidelizar cada vez mais pacientes, ganhando credibilidade no mercado. Com uma visibilidade maior você desenvolve autoridade na área de atuação.

Além disso, o paciente busca não apenas a resolução dos seus problemas, mas o acolhimento e a proximidade. Sentir-se próximo do médico traz segurança e confiança para as pessoas.

Por isso, manter perfis nas redes sociais e alimentar blogs, gera tanta autoridade para os médicos. Porque é onde estão a maioria das pessoas, na internet, consumindo informação diariamente.

Confira abaixo alguns dos motivos para investir em marketing para médicos:

Maior reconhecimento da clínica

Sabe o momento em que você está pesquisando conteúdos relevantes na sua área e encontra uma logo conhecida? Por exemplo, uma árvore branca com fundo verde representando a Unimed, ou círculo cheio de triângulos brancos e azuis do Hospital Sírio-Libanês.

Então, esse é o poder que a marca tem e todos tem familiarização com a marca. Quando você quer reconhecimento para seu trabalho e sua clínica/consultório, precisa trabalhar na imagem que vai passar.

No marketing essa identificação é chamada de branding awareness (consciência de marca). Contudo, para que os pacientes tenham sua marca registrada na mente é preciso seguir um processo gradativo. Pode começar com algumas ações básicas:

  • Ter identidade verbal e visual capaz de se comunicar com seu público;
  • Desenvolver ações estratégicas para inbound marketing;
  • Utilizar as mídias sociais, mantendo seu perfil atualizado e fortalecendo sua autoridade.

Nutrir base de pacientes

As buscas diárias por informações sobre saúde feitas pelas pessoas podem se tornar uma oportunidade de nutrição de base. O intuito das publicações é educar sobre os cuidados com a saúde de forma simples e objetiva.

Interações nas redes sociais, como responder perguntas, promovem maior aproximação entre médico e paciente. Assim, sua marca e seu nome estarão presentes nos pensamentos dessas pessoas quando necessitarem de atendimento.

Mensurar resultados

Uma das vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar todas as métricas e resultados precisamente. Entre os indicadores, o mais importante é o Custo de Aquisição do Cliente (CAC), sabe como calculá-lo?

Primeiro você deve somar todos os investimentos em marketing para consultório médico:

  • Custos de salário de uma agência ou profissional de marketing;
  • Valores para realizar as ações;
  • Gastos com anúncios e links patrocinados.

Depois dessa soma é só dividir pelo valor total pelo número de novos atendimentos realizados a partir da ação. Assim, o resultado permite que você saiba quanto custa para conseguir um novo paciente.

Lembre-se que esse valor deve ser menor que o retorno financeiro obtido, caso contrário é preciso diminuir os custos.

Aumento de confiabilidade e fidelização de pacientes

Você aumenta o grau de confiabilidade a partir da autoridade que gera ao postar conteúdos sérios sobre sua área. Como consequência dessa presença digital assertiva há mais alcance de público e possibilidade de fidelizar os pacientes.

Manter um pós-consulta também gera resultados satisfatórios. O paciente se sente acolhido pela preocupação em saber como está sendo após o atendimento.

Um exemplo de avaliar como está sendo essa relação é enviando questionários de satisfação aos pacientes. A partir dos feedbacks recebidos você pode traçar estratégias de melhorias mais eficazes.

Marketing médico digital ou tradicional: quais as diferenças?

O marketing médico tradicional possui uma atuação offline (televisão, rádio, telefone, papel), enquanto o marketing médico digital utiliza a internet como meio de divulgação, informação e comunicação.

Embora as estratégias para ações tradicionais ainda não tenham sido descartadas, cresce diariamente o número de apostas para divulgações digitais. Segundo dados publicados pelo Portal R7, o investimento em marketing digital cresceu cerca de 74,2% em 2021.

Vantagens do marketing digital para médicos

As ações de marketing se tornam eficientes porque a maioria das pessoas estão conectadas nas redes. Portanto, além de aumentar a permanência de pacientes na sua base, você também atrai e converte novos pacientes.

Confira outras vantagens:

  • Redução de investimentos: os gastos para promover publicidade nas mídias sociais são mais baixos.
  • Maior alcance: a internet permite que você vá além dos limites territoriais da sua região.
  • Segmentação e assertividade: é possível tornar as divulgações mais assertivas a partir do perfil de pacientes definido.
  • Conscientização: você ajuda a combater as informações falsas sobre cuidados na internet publicando conteúdos relevantes e sérios. Além disso, também conscientiza o público sobre a importância de buscar atendimento médico.

Como começar o projeto de marketing?

Conhecendo as determinações de CFM para publicidade médica. Ao ter noção do que pode ou não ser usado e publicado, chega o momento de definir quem é seu público-alvo e quais suas metas. Não esqueça de avaliar seus concorrentes e estudar as estratégias de marketing digital.

Defina seu público-alvo

Você sabe quem são seus pacientes, para quem vai escrever? O primeiro passo para desenvolver um projeto de marketing é definir seu público-alvo ou as personas que representam seus pacientes.

Colete todas as informações que conseguir: dados pessoais (idade, sexo), dados demográficos, situação profissional, pontos de dor e desafio, etc. Quanto mais dados tiver, mais detalhada será sua persona, possibilitando estratégias mais assertivas.

Defina metas

Por que você quer divulgar seu trabalho? Para atrair mais pacientes, gerar autoridade de marca, reconhecimento de mercado ou aumentar o faturamento? É preciso ter em mente onde você quer chegar com as ações estratégicas.

Quando se tem metas e objetivos definidos fica mais fácil desenvolver campanhas, publicações e conteúdos que engajam.

Faça uma avaliação de concorrência

Esse é o momento para você analisar e descobrir o que vai te diferenciar dos seus concorrentes. Faça um estudo sobre os profissionais que atuam na mesma área e como eles estão promovendo seus serviços.

As ações deles parecem estar tendo retornos positivos? Observe com atenção o que estão deixando de fazer para então se posicionar de forma estratégica e divulgar seu consultório ou clínica.

Em que canais de marketing investir?

Após entender o que exatamente é marketing para clínicas médicas, o que o CFM define como publicidade na área e, porque deve investir, é preciso saber em que canais apostar.

Qual o melhor? As redes sociais, o Google Ads, e-mail marketing, WhatsApp, CRM ou podcast, descubra as funcionalidades de cada um, antes de fazer sua escolha.

Redes sociais

Você possui redes sociais? Não? Você está perdendo uma grande oportunidade de mostrar a sua marca e também exibir os resultados atingidos pela sua clínica ou consultório.

Afinal, estamos num país em que 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. Por isso, invista um tempo ou contrate uma agência de marketing digital para médicos que possa ajudar você a criar conteúdo para o Facebook, por exemplo.

Mas qual seria a rede social ideal? Bem, vamos a um breve resumo sobre as principais redes sociais:

  • Facebook: o terceiro país que tem mais usuários na rede social é o nosso. Esta rede é a mais generalista, devido à grande quantidade de usuários e à diversidade de pessoas e empresas presentes nela. No Facebook, você pode postar novidades sobre promoções e rotinas na sua clínica.
  • Instagram: a rede social com foco em imagens é a que mais cresce atualmente, ela possui mais de um bilhão de usuários. O Brasil é o terceiro país com mais usuários, ficando apenas atrás de EUA e Índia. Ela pode ser mais um canal para a divulgação dos seus serviços.
  • Twitter: com mais de cem milhões de usuários ativos, o Twitter é uma febre entre os jovens. Por isso, caso queira atingir um público de idade menos avançada, ela é a rede social que vai ajudar — e muito — a atrair mais pacientes.
  • LinkedIn: quer atrair mais colaboradores para sua clínica? Então, comece a criar postagens mostrando a realidade corporativa da sua clínica através da maior rede profissional do mundo. Lá, você conseguirá tornar a sua clínica mais conhecida como marca empregadora. Afinal, sem pessoas qualificadas, você não conseguirá ter bons processos.
  • YouTube: uma das formas mais práticas de geração de conteúdo se dá através da produção de vídeos. De acordo com o Google, durante uma pesquisa, 95% dos entrevistados afirmaram consumir vídeos online. Que tal levar informações e ter a oportunidade de virar uma referência em saúde?

Google Ads

Além de ser uma ferramenta de busca, atualmente a maior do mundo, o Google expõe sua marca caso você pague. Sabia?

Você já ouviu falar de Google Ads? Ainda não? Nós explicamos! O Google Ads é uma ferramenta da empresa que permite ao usuário criar um anúncio e vinculá-lo nas páginas de pesquisa, em sites parceiros, aplicativos e no YouTube.

Os anúncios são construídos de formas práticas por conta da plataforma ser bastante amigável. Após isso, os anúncios passam ou não pela aprovação da empresa. A ferramenta, apesar de ter uma interface intuitiva, precisa de uma dedicação exclusiva.

Para o Google decidir a exibição, o seu anúncio passa por uma espécie de leilão e você escolhe o máximo que quer pagar. Os vencedores são exibidos e passam por esse leilão toda vez que a palavra-chave escolhida é procurada.

E-mail marketing

E-mail é uma das formas mais tradicionais de se comunicar com qualquer pessoa. Apesar de “antiga”, esta ferramenta ajuda muito para fortalecer a comunicação entre sua clínica e seus pacientes.

Devido ao fácil acesso, algumas pessoas preferem ser contatadas via e-mail porque ainda não são adeptas aos outros apps de mensagem.

Já pensou em enviar uma série de conteúdos com dicas de saúde para seus pacientes de forma recorrente? Isso pode ajudar você a mostrar que sua clínica se importa com o bem-estar deles e fideliza pacientes ao seu serviço.

WhatsApp

Você quer tornar a sua clínica mais acessível quando o assunto é comunicação? Que tal disponibilizar um canal via WhatsApp? 

Através dele você poderá trocar informações de uma forma mais rápida com seus pacientes. Ter um canal de comunicação a mais pode ser um dos diferenciais entre você e seus concorrentes. 

Além disso, você pode automatizar seu atendimento por meio desse canal com o uso de chatbots. Otimizando a rotina da recepcionista da sua clínica, ajudando a aumentar a satisfação dos seus pacientes.

CRM

Para poder ser mais assertivo em como agradar ainda mais seus pacientes, você precisará fazer perguntas-chave para eles. Mas onde guardar todas as informações coletadas? Já pensou em usar um CRM para isso? 

Para quem não sabe, o Customer Relationship Management (CRM) é uma ferramenta que pode ajudar no fechamento de vendas e também para manter o relacionamento com o cliente. 

Existem alguns softwares médicos que possuem a ferramenta integrada ao sistema para ligações em dias de aniversário, assim como para contar alguma novidade ligada ao serviço da clínica que pode ser de interesse do seu paciente.

Podcast

Nosso país é considerado o 5º no ranking mundial de crescimento dos podcasts, e o desenvolvimento de conteúdos vem aumentando mais dia a dia.

Os áudios são compartilhados por meio de streamings e podem ser ouvidos enquanto as pessoas estão fazendo outras coisas.

Já pensou em transformar seu conhecimento e experiência médica em um podcast? Com ele você pode divulgar sua clínica e ampliar a rede de informações sobre cuidados. Veja como criar um em nove passos:

  • Planeje todas as ações;
  • Escolha a plataforma;
  • Decida o formato;
  • Defina os participantes;
  • Determine o tempo de duração;
  • Estabeleça os temas;
  • Dê um nome para seu podcast;
  • Prepare cada episódio;
  • Divulgue!

Estratégias de marketing médico

Agora que já te mostramos todas as informações para um marketing digital de qualidade e com foco em resultados, vamos te apresentar algumas estratégias indispensáveis.

Site otimizado 

Sua página deve ser responsiva e com uma interface simples e objetiva.

Search Engine Optimization (SEO) 

O mecanismo inclui algumas práticas que ajudam no ranqueamento do seu site no Google.

Marketing de conteúdo 

Ofereça conteúdos relevantes em conformidade com a ética médica.

Atendimento online 

Possibilita o agendamento de consultas pelo site e por WhatsApp, assim você agiliza o processo.

O uso de redes sociais permite uma melhor experiência para seu público e com as estratégias de relacionamento certas é possível ter um retorno maior. Com a atração de pacientes sua agenda estará sempre cheia.

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Perguntas frequentes:

O que é marketing médico?

Um conjunto de estratégias criadas com foco na área da saúde. O intuito é oferecer conteúdo relevante aos pacientes que gerem autoridade e confiança.

Por que investir?

Para gerar maior reconhecimento da sua clínica, manter uma base de pacientes nutrida, mensurar os resultados e aumentar a confiabilidade fidelizando novos clientes e os já existentes.

Como fazer um bom marketing médico?

Tendo noção do que pode ou não ser divulgado de acordo com a resolução do CFM, definindo seu público-alvo e suas metas. Não deixando de analisar as estratégias utilizadas pelo concorrente.