4 estratégias de marketing médico para fidelizar pacientes
Há um mito em torno dos profissionais da medicina que diz que, para eles, nunca faltam clientes. Entretanto, quem exerce essa função sabe que não é bem assim e que a competitividade do mercado está cada vez maior. Por isso, o marketing médico é tão importante.
Ao adotar estratégias inteligentes de promoção da clínica e seus serviços, você será capaz não só de atrair novos pacientes, mas também reter aqueles que já conquistou. Além disso, a divulgação também é um meio para ampliar o reconhecimento e credibilidade do seu estabelecimento.
Porém, antes de qualquer esforço de comunicação e publicidade, é preciso se atentar às regras estabelecidas pelo CFM em respeito ao marketing para médicos. Este conhecimento é essencial para evitar multas e sanções do conselho.
Neste conteúdo, você vai encontrar todas essas informações. Continue conosco para descobrir as possibilidades e vantagens oferecidas pelo marketing médico.
Veja também os detalhes referentes às normas do Código de Ética Médica que delimitam os limites da publicidade para serviços de saúde. Boa leitura!
Entendendo o marketing médico na prática
O marketing é o responsável por criar valor em produtos e serviços que satisfazem as necessidades e desejos dos clientes. Ele é usado pelas empresas para vender e despertar desejo junto ao público-alvo.
Dentro do amplo universo do marketing se encontra o marketing médico. Trata-se da aplicação de estratégias para promover o serviço de um profissional de saúde.
Contudo, dentro deste segmento, não é possível utilizar as mesmas ações aplicadas para setores como o varejo e a indústria. Afinal, o marketing feito por médicos não é voltado para clientes, mas sim, pacientes.
Além disso, os serviços oferecidos não são adquiridos com base em desejo de compra, mas sim por necessidade.
A prática da medicina não é como uma instalação de ar-condicionado ou uma pintura na sua casa. Estamos falando de algo que é um bem intangível: os cuidados com a vida de outras pessoas.
Mas não se preocupe. Apesar das restrições e da cautela necessária, é possível utilizar as estratégias e ferramentas de marketing para conquistar mais pacientes sem ferir o Código de Ética Médica.
Por que investir em estratégias de marketing para médicos?
Abrir um novo consultório ou clínica e esperar os pacientes chegarem até você pode ser uma estratégia que funcione.
Contudo, dada a elevação da concorrência nos mais diferentes segmentos do setor de saúde, esse processo pode ser mais demorado que o esperado.
Neste ponto, o marketing pode tornar essa busca mais efetiva, precisa e rápida.
Por isso, reunimos aqui algumas razões para você refletir sobre a importância de investir no marketing para médicos.
Marketing bem feito atrai pacientes
Vamos começar com o básico. Quando bem executado, o marketing médico gera aumento no interesse sobre os seus serviços e, por consequência, novos pacientes.
Especialmente para clínicas ou profissionais em início de carreira, a atração de novos pacientes é essencial para gerar resultados financeiros e dar o pontapé inicial na construção da reputação.
Estratégias que envolvem conteúdo informativo contribuem para aumentar a credibilidade
O marketing médico permite o compartilhamento de conteúdos informativos que ajudam a posicionar seu consultório como referência no assunto.
Conforme seu público entra em contato com essas informações, há uma potencialização da sua credibilidade.
Marketing médico gera oportunidades de melhoria e fidelização
A interação com o público-alvo por meio de ações de marketing digital pode gerar importantes feedbacks que auxiliam o gestor da clínica a melhorar seus serviços e processos de atendimento.
Além disso, as estratégias de marketing também podem ser usadas na fidelização, ou seja, para fazer com que aquela pessoa sempre escolha seus serviços, o que também gera impactos positivos no marketing de indicação, como veremos adiante.
Está convencido dos benefícios que o marketing médico pode trazer? Agora é hora de aplicar as estratégias!
O que o Conselho Federal de Medicina diz sobre a publicidade médica?
Como dissemos anteriormente, o marketing médico não é tão simples e livre de regras quanto em outras áreas. Por lidar com a saúde das pessoas e temas delicados, é preciso seguir as normas estabelecidas pelo Conselho de Ética Médica.
Esse conjunto de diretrizes está sob a responsabilidade do Conselho Federal de Medicina e dos CRMs. O objetivo é garantir que toda publicidade médica esteja dentro dos limites éticos.
Esse código é revisto constantemente para acompanhar a evolução da comunicação, da publicidade e do marketing digital médico.
Em 2023, o CFM lançou a Resolução nº 2336/23, complementando e modificando algumas normas em vigor. Veja as principais mudanças:
- A partir de então, fica permitido ao médico mostrar seu trabalho em redes sociais, assim como divulgar preços das consultas.
- Fica permitido o uso de imagens com caráter educativo. É preciso que ela esteja relacionada à especialidade médica e conter indicações e fatores que possam influenciar negativamente o resultado.
- Ao usar imagens reais não é permitido qualquer tipo de manipulação ou melhoria. Além disso, fica proibida a identificação do paciente.
Para conhecer todas as normativas - algo que recomendamos fortemente - clique aqui e baixe Checklist CFM: Novas regras de publicidade médica
4 dicas de estratégias de marketing médico para você realizar hoje mesmo
Agora que você já sabe mais sobre as restrições e atualizações feitas pelo CFM em relação ao marketing médico, confira exemplos de estratégias que podem ser aplicadas para sua clínica.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo para médicos é baseado na criação e distribuição de informações relevantes e educativas. Ele pode ser feito através de um blog, no qual o profissional mostra seu conhecimento técnico.
Dessa forma, além de ajudar a disseminar conteúdos verdadeiros e relevantes, é possível ser visto como autoridade na área em que atua. E, assim, ganhar credibilidade e relevância no mercado.
E-mail Marketing
Por mais que muitas pessoas acreditem que o e-mail está no passado, isso não é verdade! O e-mail marketing, por exemplo, é uma estratégia ideal para fidelização de pacientes.
Além disso, ele proporciona uma comunicação particular, podendo ser usado para lembrar de marcar o retorno ao médico, perguntar sobre o atendimento e serviço da clínica e indicar conteúdos relevantes.
Atenção! Neste caso, fique atento às normas da LGPD: para enviar uma mensagem por e-mail para os pacientes, é preciso que eles autorizem o uso do endereço eletrônico.
Branding
O branding diz respeito à criação de uma marca forte. Especialmente para clínicas médicas, essa estratégia vai mostrar para os usuários o quanto aquela marca é respeitada e confiável.
Para isso, é importante associar o nome da clínica aos benefícios que ela proporciona. Dessa forma, o paciente vai reconhecê-la como solução para o que ele precisa resolver no momento.
Redes Sociais
Os perfis em redes sociais são uma grande porta de comunicação com pacientes e público em potencial. Nestes canais, é possível explorar diferentes objetivos, como atração, fidelização e o branding.
Por exemplo, em uma conta no Instagram, é possível mostrar a satisfação de pacientes para convencer quem ainda não conhece seus serviços ou interagir com pessoas que desejam tirar dúvidas e entender melhor o que sua clínica oferece.
Marketing de indicação: como aplicar na sua clínica médica
Já que este sempre foi o formato mais utilizado dentro do marketing médico, vale a pena explorar ainda mais suas estratégias.
O primeiro ponto a ser entendido é que a indicação só acontece quando há satisfação. Na prática, isso quer dizer que nós só sugerimos aos outros aquilo que gostamos, certo?
Com isso em mente, é importante lembrar que para que os seus pacientes indiquem a clínica ou consultório para outras pessoas, ele precisa estar satisfeito com o atendimento.
Então, quando pensar no Marketing de Indicação, foque nas experiências positivas que os pacientes encontram. Para promover esse impacto, dê atenção a pontos, como:
- Facilidade no processo de agendamento de consulta;
- Atendimento na chegada à clínica ou consultório;
- Variedade de planos de saúde atendidos;
- Facilidade no pagamento da consulta;
- Comunicação após o atendimento.
Esses são alguns fatores que influenciam na experiência e, consequentemente, na indicação.
Uma dica é fazer pesquisas de satisfação com os pacientes, seja por e-mail, telefone ou presencialmente. Elas ajudam a captar feedbacks de melhoria e direcionar esforços de otimização.
Conclusão e Perguntas Frequentes
O marketing médico traz estratégias que podem ser utilizadas por profissionais autônomos e clínicas médicas a fim de alcançar mais pessoas, atrair novos pacientes e fidelizá-los.
Portanto, se o seu objetivo é ampliar a gama de pacientes e construir uma reputação ainda mais sólida, não abra mão de aplicar as estratégias aprendidas neste artigo (mas sempre levando em consideração as diretrizes do CFM).
Por fim, reunimos abaixo as dúvidas mais frequentes sobre este tema para que você possa esclarecer eventuais dúvidas, confira:
Quais são os limites éticos para a promoção de um médico nas redes sociais?
O Código de Ética Médica autoriza profissionais e clínicas a divulgarem seus serviços. Porém, é proibido o ensino de técnicas por estes canais, assim como identificação de pacientes em fotos reais. As demais restrições podem ser conferidas neste link.
Como medir o retorno sobre investimento (ROI) em estratégias de marketing médico?
Uma forma simples de realizar esse cálculo é somar os investimentos feitos e comparar com a receita gerada pelos pacientes que chegaram através destes canais.
Porém, é importante lembrar que alguns benefícios não podem ser medidos financeiramente, como autoridade e credibilidade.
Existe alguma restrição específica para o uso de depoimentos de pacientes em materiais de marketing médico?
Sim! Conforme o Código de Ética aponta, o médico pode compartilhar os depoimentos feitos por pacientes, porém, ele precisa ser sóbrio, não possuir adjetivos que mostram superioridade ou induzir uma promessa de resultados.
Como lidar com críticas negativas nas redes sociais e plataformas online?
Acima de tudo, é importante manter o respeito e o decoro. Procure entender o motivo do comentário negativo, responda com cordialidade e, quando possível, busque uma solução amigável para o caso.
Quais são as práticas recomendadas para garantir a privacidade e confidencialidade dos pacientes ao implementar estratégias de marketing?
Sempre que for recolher dados de contato, como telefone e e-mail, peça autorização do paciente para enviar mensagens de marketing.
Nas redes sociais, evite entrar em contato com várias pessoas ao mesmo tempo para não praticar SPAM. Por fim, sempre respeite a confidencialidade médico-paciente.