10 Julho 2024

9 ideias de posts em redes sociais para dentistas

posts para dentistas - feegow clinic

Criar conteúdo interessante e útil para as pessoas é a melhor forma de divulgar a sua clínica odontológica, pois agrega valor ao público e aumenta a autoridade do seu negócio. Por isso, vale a pena se dedicar para criar bons posts para dentistas.

Ao manter a audiência bem informada, você aumenta a conscientização sobre seus serviços, fortalece a confiança na marca e garante que os clientes em potencial lembrem da clínica ao buscar assistência odontológica.

Entretanto, em meio à rotina agitada dos dentistas, nem sempre é fácil ter boas ideias para alimentar as redes sociais ou o blog. 

Para te ajudar nesta tarefa, criamos um artigo com as melhores sugestões de temas de odontologia para Instagram, Facebook, blog ou qualquer outro canal utilizado no marketing digital do seu negócio. 

Acompanhe!

9 ideias de posts para dentistas 

Na era digital, as redes sociais e os blogs se tornaram ferramentas poderosas para os dentistas se conectarem com o público, fortalecerem a marca e atraírem novos pacientes. 

Contudo, tenha em mente que cada ideia e frase compartilhada vai além da simples informação, influenciando a imagem da clínica. Por isso, antes de publicar, reflita:

  • Que tipo de imagem você deseja transmitir?
  • Que tipo de conteúdo vai gerar impacto positivo e duradouro na percepção do seu público?

Além disso, lembre-se que o Código de Ética Odontológica rege a conduta online dos profissionais. Portanto, certifique-se de que as mensagens estejam conforme as normas e padrões da profissão.

Um ponto de atenção é sempre prezar pela autenticidade, utilidade e transparência. Crie conteúdo que agregue valor ao público, respondendo dúvidas, oferecendo dicas de saúde bucal e mostrando o dia a dia da clínica de forma transparente.

A linguagem também é fundamental. Adeque seu tom e estilo ao canal que está utilizando, seja Instagram, Facebook, blog, entre outros. Use uma linguagem clara, acessível e evite termos excessivamente técnicos, que podem afastar seus seguidores.

Veja nossas dicas a seguir e explore sua criatividade para criar posts que engajam, informam e inspiram:

posts para dentistas - feegow clinic

1. Posts educativos sobre saúde bucal 

Saber como cuidar da saúde bucal é fundamental para o bem-estar geral das pessoas. Por isso, esse tipo de post costuma ter bastante engajamento. Entretanto, para não ser muito generalista, procure moldar os posts para as características do público da clínica odontológica.

Para isso, analise o perfil dos clientes, considere os comentários e feedbacks que você recebe nas redes sociais ou no seu blog e personalize o conteúdo, abordando os assuntos que mais interessam aos seguidores. Veja algumas ideias de temas:

  • Condições bucais mais comuns, como cáries, gengivite, periodontite, bruxismo, entre outras;
  • Dicas de higiene bucal. Aborde, por exemplo, como escovar os dentes corretamente, usar fio dental ou escolher a escova ideal;
  • Alimentação saudável, tratando sobre quais alimentos evitar para cuidar dos dentes e quais são bons para a saúde bucal;
  • Cuidados especiais com a saúde bucal em diferentes fases da vida, citando infância, adolescência, gravidez, terceira idade etc.

2. Testemunhos de pacientes satisfeitos

Mostrar a opinião de pacientes satisfeitos é uma ótima forma de humanizar a marca da sua clínica e de aproximá-la do público. 

Com depoimentos de pacientes reais, você reforça a confiança da audiência e aumenta a credibilidade da sua marca, atraindo mais pessoas e fidelizando quem já é cliente. Confira algumas ideias de temas e formatos:

  • Depoimentos em vídeo, como entrevistas de pacientes falando sobre suas experiências na clínica;
  • Histórias de sucesso, com imagens ou vídeos de “antes e depois” de tratamentos odontológicos, desde que seguindo as diretrizes da Resolução CFO 196/2019;
  • Análises e avaliações no seu site, no Google Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio), e em redes sociais como Facebook, Instagram, entre outras;
  • Cases de sucesso em artigos, ebooks e vídeos, contando histórias inspiradoras de pacientes que transformaram suas vidas com a ajuda da clínica.

3. Bastidores do consultório

Incluir publicações de fotos ou vídeos dos bastidores é uma ótima oportunidade para mostrar mais detalhes sobre a qualidade dos serviços, demonstrar na prática a dedicação da equipe e apresentar de perto a qualidade dos equipamentos utilizados, por exemplo.

Contudo, tenha cuidado para não saturar seu público com posts institucionais. Para não perder engajamento, tente seguir a regra dos 80–20. Nela, 80% do conteúdo é informativo e educativo, e os outros 20% é institucional. Veja algumas inspirações de temas de bastidores:

  • Apresentação da equipe, com fotos e vídeos dos profissionais, suas qualificações e especialidades;
  • Equipamentos odontológicos, explicando de forma não comercial a função dos equipamentos modernos utilizados na clínica;
  • Procedimentos odontológicos, abordando curiosidades sobre como são realizados os principais procedimentos no estabelecimento;
  • Dia a dia da clínica, com fotos e vídeos do ambiente da empresa, do atendimento aos pacientes, entre outros.

4. Promoções e descontos especiais

Os posts para dentistas também podem ser usados para divulgar promoções especiais, mas sempre com atenção e sensibilidade para não ferir as determinações do Código de Ética Odontológica

Tome cuidado para não ser apelativo. Além disso, não resuma o conteúdo da sua clínica apenas a ofertas. Esse deve ser apenas um recurso complementar. Com isso em mente, confira algumas ideias de temas: 

  • Promoções para serviços específicos, como limpezas dentárias, clareamentos, implantes, entre outros;
  • Descontos para novos pacientes, primeira consulta gratuita, exames de rotina com desconto, e assim por diante;
  • Pacotes de serviços com preços especiais, incluindo tratamento completo para a família, programas de fidelidade, plano de saúde bucal etc.

5. Dicas de autocuidado entre as consultas

Quando for preparar os posts, tente não se limitar apenas ao conteúdo voltado para novos pacientes. Também é válido oferecer dicas de autocuidado para quem já recebeu atendimento odontológico. 

Ao dar dicas para o público já atendido, você não só incentiva a manutenção da saúde bucal, como também demonstra que sua marca se importa com as pessoas e incentiva sua fidelização. Algumas ideias de temas são:

  • Dicas de cuidado para quem já passou por algum procedimento, incluindo escovação, uso do fio dental, alimentos a serem evitados, entre outras;
  • Conteúdo reforçando a importância de manter os cuidados em dia, incentivando retornos, exames de rotina etc.;
  • Enquetes e posts interativos para tirar dúvidas e receber sugestões sobre procedimentos específicos.

6. Participação em eventos locais ou comunitários

Voltando ao conteúdo institucional, também é válido mostrar participações em eventos locais ou comunitários. Essa é uma forma de tornar a comunicação mais próxima e de reforçar o compromisso da sua clínica com a comunidade.

Os posts também podem destacar certificações e prêmios recebidos, parcerias e o que mais for pertinente para o engajamento do seu negócio. Veja alguns exemplos:

  • Fotos ou vídeos de participações, ou de eventos patrocinados pela clínica;
  • Apoio a causas sociais relacionadas à saúde bucal;
  • Participação em feiras de saúde;
  • Certificações e prêmios que demonstrem a qualidade e a credibilidade da clínica;
  • Parcerias com empresas, escolas, instituições de saúde, caridade etc.;
  • Causas que a clínica apoia, demonstrando responsabilidade social.

7. Curiosidades e mitos sobre odontologia

As curiosidades e mitos sobre odontologia também não podem faltar nos posts para dentistas. Afinal, esse tipo de conteúdo é leve e educativo, que engaja o público e fortalece a imagem da clínica como fonte confiável e interessante de informação. Confira nossas dicas:

  • Mitos comuns sobre procedimentos populares, como branqueamento dental, lentes de contato, implantes, entre outros;
  • Verdades e mentiras sobre tratamentos. Por exemplo: clareamento dental danifica os dentes? Aparelho ortodôntico só funciona para crianças e adolescentes?
  • Curiosidades sobre a história da odontologia, abordando como certos procedimentos evoluíram, como era a higiene bucal antigamente etc.;
  • Segredos de uma boca saudável, abordando rotinas e cuidados diários que muitas pessoas negligenciam;
  • Curiosidades sobre os sorrisos de celebridades, aproveitando para citar artistas que estão em evidência.

8. Conteúdos interativos, como enquetes e quizzes

Conteúdos interativos, como enquetes e quizzes, são uma ótima forma de gerar engajamento com o público. Isso porque, ao permitir que as pessoas participem e se expressem, você torna a comunicação mais dinâmica e divertida. 

As respostas permitem entender melhor as preferências da sua audiência, enquanto o relacionamento com os seguidores é fortalecido e o alcance das publicações é ampliado. Aqui, nossas sugestões de posts para dentistas incluem: 

  • Enquetes sobre receios ou preferências dos seguidores em relação aos tratamentos dentários;
  • Quiz para testar os conhecimentos do público sobre higiene ou saúde bucal como um todo;
  • Desafios para os seguidores acertarem perguntas a respeito dos mitos e verdades que abordamos anteriormente;
  • Perguntas abertas sobre a opinião dos pacientes, perguntando o que eles gostariam de saber sobre odontologia etc.

9. Datas comemorativas relacionadas à saúde bucal

Por fim, não deixe de aproveitar as datas comemorativas relacionadas à saúde bucal. Crie posts comemorativos e aproveite para conscientizar seu público, ressaltando a relevância do seu posicionamento no setor odontológico. Os temas podem incluir, por exemplo:

  • Dia do Combate ao Câncer (04 de fevereiro);
  • Dia Mundial da Saúde Oral (20 de março);
  • Dia Mundial da Saúde (07 de abril);
  • Dia Mundial da Luta contra o Tabaco e de Luta Contra o Câncer Bucal (31 de maio);
  • Dia Mundial do Dentista (3 de outubro);
  • Dia Mundial do Sorriso (4 de outubro);
  • Dia Nacional da Saúde Bucal (25 de outubro);
  • Dia do Protético (05 de novembro).


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Perguntas frequentes:

Como posso garantir que meus posts nas redes sociais alcancem mais pessoas?

Além de postar conteúdo de qualidade, utilize hashtags relevantes, interaja com os seguidores, use mídias visuais atrativas e promova engajamento por meio de perguntas, enquetes e chamadas para ação.

Existe um melhor momento do dia para publicar conteúdos nas redes sociais?

O melhor momento pode variar dependendo do seu público-alvo e da plataforma utilizada. Geralmente, é recomendado fazer testes para identificar os horários em que sua audiência está mais ativa e engajada.

Quais métricas devo acompanhar para avaliar o desempenho das minhas publicações nas redes sociais?

Algumas métricas importantes incluem o alcance, engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos), crescimento do número de seguidores, taxas de cliques em links, tempo médio de visualização de vídeos e o retorno sobre o investimento (ROI), se aplicável.