12 Julho 2020

Como aplicar o marketing de relacionamento em clínicas?

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O marketing de relacionamento é uma ótima estratégia para fidelizar pacientes e atrair novos. Confira neste post como aplicar em clínicas!

Focado na fidelização de clientes, o marketing de relacionamento para clínicas é indispensável. Mais do que isso, ajuda a clínica a criar uma reputação no mercado para gerar posicionamento e autoridade. 

Você já parou para pensar sobre a importância do marketing para atrair mais pacientes e garantir um bom posicionamento diante da enorme concorrência no mercado?  

Diante disso, o marketing de relacionamentos para clínicas é importante para construir um relacionamento saudável com clientes e melhorar a experiência deles em sua clínica

Com o mercado tão competitivo em todos os segmentos, focar em estratégias que garantem a segurança e crescimento da sua clínica torna-se indispensável. 

Ficou interessado em aplicar o marketing de relacionamento em sua clínica e quer saber mais o porquê essa estratégia é tão importante? 

Continue a leitura e veja as 5 dicas que eu separei neste post sobre como utilizar essa estratégia poderosa em sua clínica!

Afinal, o que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento tem como principal objetivo cativar seus pacientes, de modo que eles sejam leais ao seu negócio e te recomendem para amigos e familiares, construindo, assim, uma relação positiva e benéfica para ambas as partes. 

Diante deste panorama, a sua clínica cria um conjunto de ações para oferecer ao seu paciente, como benefícios, descontos, programas de indicação, entre outros. Com o intuito de fidelizá-los e posicionar a sua marca no mercado. 

Essa estratégia tem como objetivo aproximar você ainda mais de seus clientes e construir um relacionamento estável. Por isso, neste post eu quero te mostrar a importância do marketing de relacionamento e como aplicá-lo em sua clínica!

Qual a importância do marketing de relacionamento em clínicas?

Antes de qualquer coisa, investir em marketing médico é um passo importante para que a sua clínica dê rumo ao crescimento saudável do seu negócio. O que dá margem para atrair novos pacientes e se posicionar no mercado. 

Isso não é diferente com o marketing de relacionamento, afinal, como o próprio nome já diz, é responsável por deixar os seus pacientes mais satisfeitos com o atendimento recebido. E, com a satisfação dos pacientes, vem a fidelização. 

Assim como qualquer estratégia de marketing, o marketing de relacionamentos tem três principais características que são cruciais para oferecer o melhor aos seus pacientes. Veja:

  • Melhora o relacionamento da clínica com seus pacientes;
  • Benefícios para clínica e pacientes;
  • Aumenta a atração e retenção de clientes.

Mas não é só isso, continue a leitura que eu vou te contar quais são as principais vantagens em utilizar essa estratégia na sua clínica!

Estratégias de marketing de relacionamento que trazem resultado:

Redes sociais

As redes sociais são poderosas ferramentas para reduzir os buracos na agenda médica. Afinal, não é muito difícil encontrar aquele perfil de cliente real no ambiente virtual. 

Em média, no Brasil, o número de usuários ativos nas mídias sociais ultrapassa a marca de 22 milhões. E, nesse mar de pessoas, a sua clínica pode se comunicar com a persona ideal desde que utilize as estratégias corretas. 

Você conhece aquele ditado: quem é visto não é lembrado? Com a transformação digital, os consumidores procuram por produtos ou serviços na internet. Isso quer dizer que, mantendo a sua presença no virtual, você tem a chance de alcançar muito mais pacientes!

E-mail marketing

Se engana quem acha que o e-mail perdeu espaço para as Redes Sociais. Essa ferramenta é, sem dúvidas, muito efetiva quando o assunto é marketing de relacionamento em clínicas.

Isso porque o e-mail é personalizável e pode ser usado para diferentes fins, ou seja, você fala diretamente com o seu paciente, oferecendo conteúdo relevante e disponibilizando mais um canal de comunicação em sua clínica.

Além disso, por meio do e-mail você pode:

  • Divulgar campanhas, promoções e descontos em procedimentos;
  • Oferecer novos tratamentos ou produtos, desde que esteja de acordo com as normas do CFM;
  • Posicionar a sua clínica como autoridade em seu segmento de atuação.

CRM

Uma plataforma de CRM é indispensável se o objetivo do seu negócio é melhorar a relação com os seus pacientes. 

Para quem não faz ideia do que é um CRM, em poucas palavras, é a sigla em inglês para gestão de relacionamento com o cliente. 

Funciona como um sistema de gerenciamento de dados dos pacientes, como número de telefone e e-mail. Sendo essencial para que clínicas e consultórios cresçam e conquistem novos pacientes.

Vantagens em aplicar o marketing de relacionamento:

Caso você ainda não esteja convencido sobre a importância do marketing de relacionamento em clínicas, a seguir há cinco dicas para você investir nessa estratégia para sua clínica!

Atendimento humanizado

Uma grande vantagem é a humanização no atendimento. Isso significa que a sua clínica tem uma preocupação especial com seus pacientes e não os vê apenas como lucro, mas sim como pessoas. 

Sendo assim, a sua clínica oferece todo suporte necessário, desde o ambiente acolhedor como também uma equipe sensibilizada em proporcionar a melhor experiência para os seus clientes.

Não é novidade que qualquer consumidor consciente busca o melhor para si, por isso, para se destacar no mercado, você precisa ter este diferencial: ser empático e humano. No fim das contas, isso leva à satisfação dos pacientes.

Posicionamento da marca

Muito se fala sobre posicionamento de marca no mercado, mas, você sabe de fato o porquê de ser uma medida tão necessária? Se você pensou de primeira em seus concorrentes, está certo! 

Hoje o mercado é muito concorrido, há muitas empresas oferecendo o mesmo serviço e, para sair na frente dos concorrentes, o posicionamento da marca é a aposta certeira, logo, ficar na mente dos seus pacientes é tão significativo quanto levar isso adiante!

Essa prática não te ajuda somente com a fidelização dos pacientes, já que abre margem para a sua clínica ser vista como autoridade no seu nicho de atuação. Com isso, seus pacientes sempre se lembrarão dos seus serviços positivamente.

Comunicação direta com pacientes

Antes de qualquer coisa, o seu paciente quer ser ouvido, portanto, clínicas e consultórios devem estar presentes em todos os meios de comunicação. Além do telefone, há as redes sociais, como Facebook e Instagram, e o WhatsApp. 

É uma forma de se aproximar dos seus pacientes e de quebra facilitar a comunicação. Mas lembre-se: qualquer dúvida, solicitações ou reclamações devem ser respondidas rapidamente e de forma concisa e gentil.

Essa comunicação também poderá ser automatizada, através de disparos de e-mail com a ajuda de um software médico, ou até mesmo com respostas padronizadas, a fim de agilizar e facilitar a comunicação entre médico e paciente.

Invista na capacitação da sua equipe

Como eu já falei neste post, os benefícios do marketing de relacionamento para a sua clínica são muitos. E não se resumem a vendas ou aumento na receita, o principal objetivo é melhorar a experiência do paciente e fidelizá-los

Para isso, antes de implementar o marketing de relacionamento em sua clínica, você precisa engajar a sua equipe, para que todos estejam em sintonia nesse processo. 

Afinal, se você vai investir na fidelização de seus clientes, é preciso ter em mente que o contato entre clínica e paciente não acontece somente no momento do atendimento em consultório.

Por isso, toda a equipe precisa estar preparada para oferecer o melhor para seus pacientes. Sendo assim, guarde estas duas palavrinhas com você: cativar e conquistar. 

Permaneça em contato

Como eu já falei aqui neste post, a melhor forma de melhorar o relacionamento com os clientes é estreitar a comunicação. E como fazemos isso? É simples. Esteja sempre em contato com os seus pacientes

Você deve estar presente, seja com uma mensagem de aniversário ou em datas comemorativas, compartilhando conteúdos relevantes de saúde e bem-estar, sem contar nas pesquisas de satisfação e feedbacks para avaliar a qualidade do atendimento.   

Além disso, você pode resgatar clientes inativos, entrando em contato com eles e resolvendo algum atrito de comunicação e até insatisfações, afinal, o objetivo é sempre oferecer ao seu cliente a melhor experiência com o seu negócio.  

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Perguntas frequentes:

O que é o marketing de relacionamento?

O principal objetivo do marketing de relacionamento é estar próximo do seu paciente. Isso vai desde oferecer ajuda, resolver problemas a apresentar soluções satisfatórias para os problemas que surgirem.

Como aplicar o marketing de relacionamento?

Em primeiro lugar, interaja nas redes sociais. Essa é a primeira estratégia que deve ser colocada em prática para alcançar mais pacientes e fidelizar os que já existem.

Quais são as ferramentas de marketing de relacionamento?

As principais ferramentas de marketing de relacionamento são o e-mail, as redes sociais e o CRM.