03 Novembro 2020

8 dicas para boas práticas de médicos nas redes sociais

As redes sociais são responsáveis por unir pessoas com interesses e gostos em comum para compartilhar ideias e experiências. 

Com a alta competitividade no mercado, ter uma presença online que gere engajamento, e autoridade na sua área é uma excelente opção para se destacar frente à concorrência.  

Você deve estar se perguntando se realmente é indispensável investir nesse recurso, com o intuito de divulgar o seu consultório. E a resposta é: sim!

A princípio pode parecer difícil e complicado. Afinal, o digital ainda pode ser novidade para muitos. Mas, não se preocupe! Com as estratégias corretas, é possível atrair mais pacientes usando as redes sociais. 

Quer aprender de uma vez por todas quais são as melhores práticas para médicos nas redes sociais? Continue a leitura e descubra!

Por que é importante ter médicos nas redes sociais?

Em primeiro lugar, precisamos destacar a importância dos médicos nas redes sociais. 

Como ainda não há um controle sobre o que é divulgado nas redes sociais, muitas vezes as pessoas acabam divulgando dados equivocados.

Isto representa um perigo real quando a desinformação atinge o campo da Saúde. Nem sempre as pessoas conseguem diferenciar as informações verdadeiras das falsas sem a ajuda de alguém da área.

Como consequência, usuários menos atentos podem seguir recomendações baseadas em notícias mentirosas e, assim, prejudicar sua própria saúde.

No contexto da pandemia, este é um problema sério e que dá muito trabalho às agências verificadoras para desmentir um elevado número de fake news relacionadas à saúde.

Uma das maiores evidências é a quantidade de receitas milagrosas que foram divulgadas como cura da COVID-19. Desde chá de erva-doce até gargarejo com água morna.

Diante disso, o papel dos médicos nas redes sociais é fundamental para disseminar o conhecimento embasado, compartilhando com o público e combatendo a desinformação.

Afinal, os médicos possuem autoridade no assunto. E mesmo aqueles que acreditam em notícias falsas em um primeiro momento, podem mudar de opinião ao ler um conteúdo produzido por profissionais de saúde.

Em suma, o engajamento dos médicos nas redes sociais é considerado uma forma de promover a saúde e o bem-estar da população. 

Quais são as principais redes sociais para médicos?

Primeiramente, você precisa conhecer algumas dessas redes sociais e a importância de criar um perfil em cada uma delas. Isso porque “quem não é visto, não é lembrado”!

Rede social de relacionamento

Nem todas as redes sociais mantêm o foco no relacionamento. Por outro lado, algumas são voltadas a nichos específicos. Mas o Facebook, desde seu início, tem como objetivo conectar pessoas.

Assim como no Instagram, as pessoas interagem entre si, compartilham fotos, vídeos e experiências. 

Neste ponto, é preciso manter a atenção! Saber o que estão falando sobre o seu negócio é a melhor forma de solucionar os problemas, garantindo a satisfação dos pacientes. 

Rede sociais profissionais

São aquelas em que os usuários buscam fazer networking, divulgar projetos profissionais e fortalecer a sua marca pessoal. 

O LinkedIn é a rede social profissional mais utilizada no mundo, com mais de 675 milhões de usuários. Também existem outras com esse mesmo objetivo, como Bebee e Viadeo. 

Neste caso, você pode criar tanto um perfil pessoal, com suas informações acadêmicas e experiências profissionais, como uma página para a sua clínica. 

Redes sociais de entretenimento

As redes sociais de entretenimento são muito usadas para consumir conteúdo na internet. 

Hoje, você pode encontrar tudo o que precisa no YouTube. Isso vai desde receitas para o almoço de domingo até um tratamento alternativo para dormir melhor. 

Além disso, você sabia que o YouTube é o segundo maior mecanismo de buscas do mundo? Só perde para o Google. 

Essa plataforma pode ser uma ótima estratégia para divulgar o seu negócio. Já pensou em gravar vídeos com dicas de saúde e bem-estar e compartilhá-los com seus pacientes?

Falando nisso, você já sabe o que é preciso para que a sua clínica apareça no Google? Dê uma atenção especial a esta estratégia para conquistar mais pacientes! 

O que os médicos devem evitar nas redes sociais?

O Conselho Federal de Medicina define critérios específicos para a publicidade médica na resolução n.º 1.974/11, que são detalhados no Manual de Publicidade Médica.

A partir destes documentos, você tem uma boa base para saber o que não deve ser feito nas redes sociais. Confira a seguir:

Compartilhar informações falsas

É preciso ter cuidado para não divulgar informações sem comprovação científica. Não é recomendado, por exemplo, divulgar conteúdos que passem a ideia de que você domina uma técnica exclusiva, ou que ofereça garantia de resultados.

A verdade é que, por melhor que seja o profissional, não se pode antecipar o retorno de qualquer tratamento. De acordo com o Código de Ética Médica, isto configura propaganda enganosa. 

Divulgar imagens de pacientes

Mesmo com a autorização expressa, o Código de Ética não permite o uso da imagem do paciente como forma de divulgar a eficácia de um tratamento.

Portanto, não publique nada no formato de “antes e depois”.

Também não se pode compartilhar imagens de doenças ou lesões que possam causar desconforto em um público que não é da área da Saúde.

Fazer propaganda que não deixam claro sua especialidade

Evite fazer propagandas afirmando que trata de órgãos ou doenças específicas e causar confusão sobre sua especialidade.

Ou seja, não faça anúncios sobre tratamentos em uma área na qual você não atua. 

Anunciar aparelhagem

Não faça anúncios insinuando que a aparelhagem da sua clínica oferece privilégios para a sua capacidade.

Publicidade médica: o que é permitido?

Em primeiro lugar, a prática de publicidade médica é totalmente permitida pelo CFM por meio da resolução 1.974/11, reiterada pelo Manual de Ética Médica lançado pela Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos do Cremeb (CODAME).

É necessário, porém, se atentar a alguns itens que são indispensáveis, de acordo com o Manual de Ética Médica, para que você possa divulgar o seu trabalho nas redes sociais:

  • Nome do profissional;
  • Especialidade e/ou área de atuação registrada no Conselho Regional de Medicina;
  • Número de inscrição no Conselho Federal de Medicina.

Se você tiver um número de registro de qualificação de especialista (RQE), deve colocar também!

Desse modo, toda vez que você postar uma foto ou um vídeo, seus dados profissionais precisam constar na postagem para garantir a segurança e legalidade das informações ali veiculadas. 

5 dicas para médicos nas redes sociais

Planeje o que publicar, mantendo a ética médica

É uma ótima forma de diversificar os canais de comunicação e fidelizar os seus pacientes. 

Cuide da sua reputação

Compartilhar conteúdos em posts que vinculam imagens dos pacientes fere o Código de Ética Médica. Sendo assim, não permita que o seu nome esteja nesse tipo de conteúdo e/ou em materiais sem comprovação científica. 

Evite a superexposição

Lembre-se que, mais que atrair pacientes, você deve priorizar a promoção à saúde, ao bem-estar e ao cuidado com as pessoas. 

Preserve a imagem dos seus pacientes

Os dados compartilhados em consultório são sigilosos. Portanto, não os divulgue em posts nas redes sociais. Evite, a todo custo, vincular a imagem dos seus pacientes à sua publicidade médica, como aqueles famosos “antes e depois”.

Cuide da sua imagem

Em hipótese alguma, garanta, prometa ou insinue resultados positivos, com afirmações duvidosas sobre a eficácia de determinado tratamento. 

4 benefícios de ter médicos nas redes sociais

1. Divulgação dos serviços

Um dos maiores benefícios para médicos nas redes sociais é a segmentação do público no envio de anúncios. 

Ao determinar o perfil das pessoas a serem impactadas por seu conteúdo, a comunicação se torna muito mais assertiva.

Redes sociais como Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube permitem criar públicos de acordo com determinadas características demográficas e de interesse.

Desse modo, os anúncios são direcionados exatamente para as pessoas que precisam e têm interesse nos seus serviços.

2. Presença digital

Além de alcançar o seu público com assertividade, as redes sociais permitem que você seja encontrado mais facilmente.

Quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google, o mecanismo mostra não só páginas de sites como perfis de redes sociais. 

Desse modo, estar presente nos resultados de busca é uma oportunidade perfeita para conquistar mais clientes.

Afinal, a pessoa está procurando ativamente resolver um problema e você tem a solução que ela precisa!

3. Mais visitas no site da clínica

As redes sociais também são muito úteis na divulgação dos conteúdos da sua clínica.

A partir das postagens em suas redes sociais, você pode direcionar os usuários para o site da sua empresa, gerando visitas e aumentando as chances de se tornarem clientes.

Você pode fazer isso colocando o endereço do site no seu perfil e também adicionando links de conteúdos específicos em suas publicações.

4. Reconhecimento

As redes sociais são fundamentais para o seu marketing pessoal e a divulgação do seu consultório.

Como é um “espaço” que muitas pessoas frequentam e que permite a interação, você pode tirar algumas dúvidas do público e dar dicas sobre saúde. 

Isso faz com que as pessoas te conheçam e acompanhem o seu trabalho. O que é muito importante, pois o reconhecimento é o primeiro passo para gerar confiança.

Depois que ela é construída, se torna muito mais fácil que os usuários das redes sociais mais engajados se tornem seus clientes.

Como pudemos ver neste post, o engajamento dos médicos nas redes sociais é benéfico tanto para eles como para os usuários.

Agora que você já conhece as boas práticas para atuar nesse ambiente, é o momento ideal para se aprofundar ainda mais e usufruir dessas vantagens.

Por isso, baixe o nosso e-book sobre redes sociais para médicos e construa um bom relacionamento com seus pacientes!

 

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Perguntas frequentes:

Em quais redes sociais os médicos estão no Brasil?

O YouTube assumiu o posto de rede social mais usada no Brasil, com mais de 95% de brasileiros conectados na maior plataforma de vídeos do mundo. O Facebook ocupa a 2ª posição, com 2,2 bilhões de contas ativas no mundo inteiro.

Quais são os tipos de redes sociais?

Os principais tipos de redes sociais são as redes de relacionamento, como o Facebook e o Instagram, de entretenimento, como o Youtube e Pinterest, e profissionais, como o LinkedIn.

Quais são as principais redes sociais para médicos?

Facebook, YouTube e LinkedIn são excelentes opções ao criar perfis médicos nas redes sociais. Nelas, é possível compartilhar conteúdos de qualidade, atrair mais pacientes e gerar networking.