Rede dr.olho: de uma clínica para uma rede de sucesso em apenas 3 anos

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De uma única unidade para uma rede de quatro clínicas, a dr.olho se destacou no Rio promovendo oftalmologia acessível e cirurgias de alta qualidade. Entenda como a Feegow foi fundamental nessa jornada de expansão.

Inaugurada em janeiro de 2020, a dr.olho rapidamente se estabeleceu como referência em oftalmologia acessível no Rio de Janeiro. Com quatro unidades em operação, a clínica oferece consultas e cirurgias oftalmológicas particulares a preços populares, contando com uma equipe de 7 funcionários e 12 médicos especializados em áreas como catarata, cirurgia refrativa e glaucoma. Em 2021, buscando superar os desafios da pandemia e do mercado competitivo, a clínica adotou o Feegow Clinic para otimizar sua gestão e expandir suas operações.

Quer saber o que está por trás dessa evolução? Continue lendo para conhecer a história completa!

DESAFIO

  • Encontrar uma solução integrada para gestão de múltiplas unidades e agendas.

OBJETIVO

  • Melhorar a eficiência operacional, facilitar o crescimento sustentável, e aprimorar a experiência do paciente.

SOLUÇÃO

  • Sistema unificado para agendamentos em todas as unidades e acesso imediato a prontuários eletrônicos.
  • Centralização das finanças e relatórios detalhados para insights precisos e controle das operações.

600

atendimentos mensais

50%

de aumento na média de cirurgias realizadas em 2 anos
dr-olho-logo
Capítulo 1: O início em meio a pandemia

Ao inaugurar sua primeira unidade, em 2020, a dr.olho teve um início marcado por desafios, especialmente com a chegada da pandemia. “Quando a gente começou, lembro que a gente queria três pacientes por dia para pagar as contas,” Harllos Arthur, um dos sócios, reflete sobre os primeiros dias.

Em 2021, já com uma boa demanda de pacientes, o desafio principal era outro: a necessidade de uma agenda e prontuário online que suportasse múltiplas unidades.

“Precisávamos de uma agenda online que suportasse mais de uma clínica. Usamos dois outros softwares e as agendas não conversavam. Então, quando o paciente perguntava sobre a data, tínhamos que fazer uma “gambiarra” para conseguirmos entender qual era nosso próprio horário. E com o Feegow Clinic isso mudou, porque a gente consegue gerir mais de uma empresa, mais de uma clínica, ter agenda múltipla… é bem completo.”

Harllos Arthur
Diretor de Operações da dr.olho

Harllos relembrou também as dificuldades com o compartilhamento de prontuários entre os médicos e especialistas: “Às vezes o paciente era atendido em uma unidade que não tinha especialista em glaucoma, por exemplo, e era encaminhado para outra unidade, onde o especialista não conseguia ver o prontuário do paciente”.

Capítulo 2: Revolução operacional com Feegow Clinic


A adoção do Feegow Clinic não apenas facilitou a visualização integrada das agendas e prontuários eletrônicos, melhorando significativamente a continuidade do cuidado ao paciente, como contribuiu para otimizar as demais operações internas.

“Nossos problemas foram resolvidos, hoje temos um software que consegue ser robusto o suficiente pra lidar com quatro unidades.”

Harllos Arthur
Diretor de Operações da dr.olho

Para o diretor um dos principais destaques positivos é a facilidade de emitir relatórios: 

“Utilizamos muito o módulo de relatórios que são riquíssimos e tem muitas possibilidades de filtros para analisar dados importantes e ter controle de agendas, fluxos de pacientes (agendamentos vs. atendimentos), envios de SMS e muito mais”, destaca.

Empolgado, ele enfatiza um diferencial tecnológico específico: “A API do Feegow Clinic nos permitiu personalizar e integrar novas soluções, como o desenvolvimento de um chatbot de agendamento, melhorando ainda mais a eficiência e a experiência do paciente.” E por fim, também elogia bastante o módulo financeiro.

“Conseguimos organizar nosso financeiro, pois cada clínica tem uma regra diferente de repasse para os médicos, por exemplo. As emissões de notas fiscais pelo sistema facilitam muito e vamos aproveitar ainda mais os recursos por conta do split de pagamentos que vamos implementar”.

Harllos Arthur
Diretor de Operações da dr.olho

Todos esses fatores fazem com que a dr.olho considere que a implementação do software transformou a operação da clínica. “Nossos funcionários recebem muita ajuda da equipe de suporte e treinamento”,  um ponto fundamental para a adoção bem-sucedida do sistema destacado pelo diretor.

Capítulo 3: Feedback positivo de pacientes e médicos


Harllos conta que os benefícios do Feegow Clinic repercutiram além da gestão interna, melhorando significativamente a experiência do paciente, com elogios à facilidade de marcação e reagendamento de consultas. “Os pacientes elogiam muito, falam que é muito fácil essa questão da marcação, reagendamento etc” um testemunho do impacto positivo do sistema.

Quanto ao feedback dos médicos, a receptividade também foi extremamente positiva. Harllos fornece uma visão detalhada das funcionalidades e da integração proporcionadas pelo Feegow Clinic: “Nós nem temos Word nos computadores da clínica porque queremos que tudo seja feito no Feegow. Os médicos realmente elogiam o sistema. O Feegow nos permite até gerar automaticamente recibos para os médicos após os pagamentos dos pacientes, integrando assim a gestão financeira com o atendimento clínico.”
Capítulo 4: Crescimento e Perspectivas Futuras

 
Hoje, com cerca de 600 atendimentos mensais e observando um aumento de 50% de aumento no número de cirurgias em apenas 2 anos, a história da dr.olho serve como um estudo de caso exemplar sobre a importância do investimento tecnológico no setor de saúde. Harllos sintetiza essa trajetória de transformação ao dizer: 

“Eu acho que o Feegow veio pra gente ter um sistema para organizar mesmo, ali no ‘chão da fábrica’, digamos assim: de ‘pegar’ tudo o que acontece na clínica e passar pros outros lugares e os médicos adoram, inclusive.”

Harllos Arthur
Diretor de Operações da dr.olho

A decisão de adotar o Feegow Clinic ultrapassou a solução de desafios imediatos, incentivando um crescimento sustentável e abrindo novos caminhos para o futuro:

“O Feegow não só trouxe pra gente uma possibilidade de operar as quatro clínicas, como a gente sente que temos tantas possibilidades dentro da própria ferramenta que, mesmo tendo crescido, a gente ainda consegue crescer muito mais”, conclui Harllos.

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