Inbound marketing para clínicas: por onde começar?

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inbound marketing para clínicas

Antes, grande parte da estratégia de publicidade e propaganda para clínicas médicas eram outdoors, mídia tradicional, rádio e o famoso boca a boca. Porém, com o avanço da tecnologia e das redes sociais, o inbound marketing se tornou um grande aliado desse setor.

Hoje, o inbound marketing para clínicas é fundamental para angariar novos pacientes e tornar o estabelecimento mais conhecido. Quer entender o que é essa estratégia, qual a sua importância, as etapas e como implementá-la? Então, continue a leitura!

O que é inbound marketing para clínicas?

O inbound marketing é uma modalidade do marketing pautada nas redes sociais e Google para atrair novos clientes de forma orgânica. Ele surgiu depois do advento da internet e pode ser usado nos mais diversos nichos de mercado, incluindo o médico.

Basicamente, o cliente vem de forma orgânica buscando por soluções e conteúdos que o seu estabelecimento oferece. Assim, vocês criam uma relação de confiança até que com técnicas de redação publicitária e design, o seu negócio conseguirá converter a compra e captar mais pacientes

Dessa forma, o inbound marketing para clínicas é diferente da publicidade e propaganda tradicional. Já que, antes, as empresas iam atrás de seus clientes por meio de propagandas na televisão ou ações que tornavam a marca conhecida. 

No Inbound Marketing, são os clientes que buscam as empresas por meio de mecanismos de busca, como blogs e redes sociais. 

Qual sua importância para as clínicas médicas?

Hoje, muito antes de os pacientes marcarem uma consulta médica quando estão com algum problema de saúde, eles pesquisam no Google para tentar saber o que tem. 

Logo, as clínicas médicas podem criar conteúdos na internet com informações relevantes sobre diversos tipos de patologia e serem encontradas por possíveis pacientes. 

Assim, o seu consultório cria um relacionamento com um possível paciente que terá seu site como referência em informações de qualidade.

Trazer conteúdos que agregam ao seu nicho de atuação pode fazer com que a sua clínica alcance milhares de pessoas e se torne uma referência, além de passar mais credibilidade a todos os possíveis pacientes. 

Etapas do inbound marketing para atração de pacientes

A estratégia de inbound marketing é pautada no funil de vendas, em que possui 4 etapas: atração, conversão, relacionamento e análise de resultados. Assim, todos os seus conteúdos devem ser baseados no funil e na etapa da jornada que o cliente está. 

Você deve começar atraindo, e depois passar a focar em conteúdos que vão converter o seu cliente para compra, no caso, para marcar uma consulta em sua clínica. Abaixo, explicamos melhor cada etapa e como agir em cada uma delas. 

Atração

Nessa primeira etapa, o cliente pode começar a se relacionar com os seus conteúdos por meio das redes sociais (Instagram ou Facebook) ou ainda pelo blog/site. Dessa forma, é necessário focar em publicações educativas e sem muito teor mercadológico. 

Divulgue conteúdos sobre doenças mais comuns e dicas sobre a saúde do paciente. Aqui, é importante focar e implementar técnicas de SEO (otimização de mecanismos de busca) para que o seus conteúdos do blog sejam encontrados facilmente no Google. 

Assim, a sua empresa ficará nos primeiros lugares e será encontrada por mais clientes, facilitando a conversão. 

Conversão

Depois que o seu blog já atingiu certa autoridade, está na hora de converter os visitantes em leads. Ou seja, o lead é alguém que fornece as informações de contato (nome, email, telefone, etc.) em troca de uma oferta de valor no seu site (conteúdo, ferramenta, avaliação, pedidos sobre produto/serviço, entre outros). 

Para isso, você pode investir em algumas iscas digitais, como formulários em páginas para agendamento de consulta, se inscrever para obter um determinado conteúdo, dentre tantas outras possibilidades. 

Relacionamento

A etapa do relacionamento começa quando você já possui meios de entrar em contato com o lead, seja por e-mail, telefone ou whatsapp. Assim, é muito importante alimentar esse possível paciente com mais conteúdos interessantes e de relevância sobre o mundo da medicina. 

Dessa forma, quando aquele lead precisar de alguma solução ou estiver com algum problema de saúde, com certeza, a sua clínica será a primeira que ele lembrará para marcar uma consulta

Análise de resultados

A última etapa é analisar os resultados de determinada estratégia de inbound marketing, Por meio das plataformas Google Search Console e Google Analytics, você consegue averiguar diversos dados, como:

  • Tempo de permanência do usuário em seu site;
  • Quantidade de vezes que o usuário retorna;
  • Quantidade de pessoas únicas que visitaram o seu site dentro de um período de tempo;
  • Número de impressões;
  • Cliques e posição média das suas páginas no Google;
  • Quantidade de leads;
  • Vendas convertidas em seu site.

Assim, se um método deu muito certo em alguma dessas métricas, você pode repetir. 

Como implementar na clínica?

Como já dissemos, existem algumas maneiras de implementar estratégias de marketing na sua clínica. Abaixo, damos algumas dicas para que você consiga angariar novos pacientes. 

Marketing de conteúdo

Uma maneira muito atual e que empresas de todos os segmentos vêm implementando é o marketing de conteúdo. Ou seja, blogs! Não, eles não morreram e eles podem ajudar e muito a conquistar novos clientes. 

Assim, invista em blogs com informações relevantes e técnicas de SEO otimizadas para que o seu conteúdo ranqueie nas primeiras páginas do Google. 

Site médico otimizado

Um site otimizado também auxilia a posicioná-lo nas primeiras páginas do Google e ainda ajuda na usabilidade do usuário. Além disso, uma página com bons conteúdos e rápido carregamento passa mais credibilidade aos pacientes, sendo mais fácil a sua conversão. 

Redes sociais

As redes sociais também são ferramentas importantes para passar credibilidade e são fundamentais para a estratégia de inbound marketing. Por isso, invista em conteúdos relevantes, porém curtos para que o possível paciente consiga ler tudo e se interesse pela sua clínica. 

Agora que você já entendeu o básico de como fazer inbound marketing para clínicas, confira nosso e-book sobre redes sociais para médicos que vão te ajudar a captar ainda mais pacientes!

Perguntas frequentes:

O que é inbound marketing?

O inbound marketing é uma modalidade do marketing pautada nas redes sociais e Google para atrair novos clientes de forma orgânica. Ele surgiu depois do advento da internet, e pode ser usado nos mais diversos nichos de mercado, incluindo o médico.

Como o inbound marketing pode ajudar clínicas médicas?

As clínicas médicas, podem criar conteúdo na internet com informações relevantes sobre diversos tipos de patologia e dicas de saúde para serem encontradas por possíveis pacientes.

Como posso começar a implantá-lo?

Você pode começar a implementar o inbound marketing por meio de conteúdos relevantes em blogs, redes sociais e otimizando o seu site.

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