Clínica médica: como gerenciar funcionários e profissionais da saúde?

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como gerenciar funcionarios

Por melhores que sejam as formações técnicas das faculdades de medicina, é comum que elas deixem de se aprofundar em questões administrativas e não ensinem como gerenciar funcionários em um negócio de saúde.

Como não há área de recursos humanos em muitas clínicas e consultórios, normalmente é o médico societário que fica responsável pela gestão de pessoas.

Considerando que um gerenciamento eficaz da equipe é essencial para a qualidade dos serviços, para a satisfação dos pacientes e, consequentemente, para o sucesso do negócio, é imprescindível conhecer as boas práticas desse tipo de gestão.

Por isso, criamos este artigo para te ajudar a dominar o assunto! A seguir, explicamos porque é importante aprender a gerenciar os profissionais da sua clínica e apontamos maneiras para executar essa tarefa de maneira bem-sucedida. Confira!

Por que é importante saber como gerenciar funcionários? 

O gerenciamento de pessoas engloba todas as práticas e estratégias voltadas à administração da força de trabalho de uma empresa. 

O objetivo é desenvolver os recursos humanos, para que cada profissional atinja seu máximo potencial nas funções que lhe são atribuídas. Além de favorecer os objetivos da empresa, isso também impacta na satisfação e engajamento dos funcionários.

Coordenar e liderar efetivamente uma equipe envolve diversas práticas. Elas vão desde a orientação e atribuição de tarefas, até a troca de feedbacks, análise de desempenho, ações de motivação e a promoção de um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável. 

Portanto, saber como gerenciar funcionários é essencial para otimizar o desempenho da equipe. Isso aumenta sua produtividade, promove a satisfação dos colaboradores e o crescimento dos negócios.

A gestão de pessoas na clínica médica 

A importância da gestão de pessoas se torna ainda evidente quando abordamos as particularidades da área da saúde. Afinal, as rotinas clínicas muitas vezes são intensas e desgastantes. Ou seja, elas exigem uma grande entrega dos profissionais.

Dessa maneira, quanto mais próximo e eficaz for o gerenciamento dos profissionais de saúde, maior será o seu engajamento, comprometimento e, consequentemente, produtividade.

Seja na área de atendimento ou técnica, são os colaboradores os principais responsáveis pela fidelização dos pacientes. Afinal, em meio à grande oferta de clínicas com especialidades semelhantes, as pessoas atendidas ditam suas preferências pelo tratamento que recebem.

Por isso, ter uma equipe motivada e alinhada aos propósitos do consultório médico faz toda a diferença para valorizar a experiência oferecida durante toda a jornada dos pacientes.

A satisfação de quem é atendido começa pela satisfação do público interno. Assim, saber como gerenciar funcionários é um dos primeiros passos para prestar serviços e atendimentos de excelência.

Até porque o cotidiano de uma clínica médica costuma ser dinâmico, estressante e, em algumas situações, imprevisível. Esses fatores acabam sendo agravados quando não há uma gestão de pessoas eficaz.

Isso porque, quando há processos bem definidos e metas claras para a equipe atingir, é possível direcionar os esforços de todo o time de maneira mais assertiva, o que torna o dia a dia de trabalho menos pesado.

Dessa forma, todos ficam mais engajados e preparados para alcançar resultados positivos. Além disso, há um maior sentimento de valorização dentro de suas atribuições. 

Em contrapartida, se a unidade não sabe como gerenciar funcionários, o resultado é a falta de coordenação e qualidade nos serviços, desânimo e impaciência no atendimento ao público, além de insatisfações e alta rotatividade.

Dicas para fazer o gerenciamento correto da equipe médica 

Existem boas práticas sobre como gerenciar funcionários que são utilizadas por empresas dos mais variados nichos. Elas podem ser adaptadas à realidade das clínicas para viabilizar os benefícios que citamos logo acima. 

Confira a seguir.

Forneça treinamentos

Oferecer bons treinamentos faz toda a diferença para manter a equipe da clínica médica sempre bem qualificada e atualizada em sua área de atuação. Entretanto, as qualificações não devem se limitar apenas a assuntos ligados aos serviços de saúde. 

Isso porque, também é importante desenvolver soft skills relevantes para os profissionais. Elas incluem organização, comunicação efetiva e liderança. Isso favorece o desempenho da equipe, que melhora a coordenação de tarefas, o trato com os pacientes, a capacidade de resolver problemas etc. 

Motive a equipe

A motivação é um fator-chave para manter a equipe médica produtiva e comprometida. Existem diversas maneiras de promovê-la. Uma abordagem indireta envolve o investimento no espaço físico da clínica ou hospital, por exemplo, tornando-o mais acolhedor para os profissionais. 

Já uma abordagem direta seria o reconhecimento do desempenho da equipe, que pode receber recompensas como dias de folga ou bônus salarial. Os incentivos devem incluir recompensas individuais e coletivas, com a finalidade de estimular o trabalho em equipe e a colaboração.

Capacite as lideranças

Líderes bem preparados são essenciais para a boa gestão da equipe. Além de possuírem habilidades técnicas, eles devem ser capacitados em aspectos relacionados à gestão de pessoas. Isso inclui comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisão e empatia. 

Essas habilidades ajudam as lideranças a compreender as necessidades e desafios da equipe, promover um ambiente de trabalho mais saudável, apoiar o crescimento profissional dos colaboradores e alcançar os resultados desejados.

Estabeleça uma cultura de feedbacks mútuos

Ter sucesso no gerenciamento de funcionários passa por uma comunicação aberta e transparente. Por isso, estabeleça uma cultura de feedbacks constantes. Eles devem ser construtivos e focados no desenvolvimento, reconhecendo pontos fortes e áreas de melhoria. 

Além disso, incentive a equipe a fornecer feedbacks sobre o ambiente de trabalho, processos e em relação às políticas da clínica. Dê abertura para ouvir opiniões e sugestões, considerando-as no momento de promover melhorias internas.

Conte com um software para automatizar processos e otimizar tarefas

Utilize um bom software de gestão de consultórios e clínicas para otimizar os processos internos. Esse tipo de ferramenta ajuda a reduzir erros, aumentar a eficiência, melhorar o fluxo de informações e facilitar a comunicação entre os membros da equipe. 

Ao otimizar as tarefas administrativas, os profissionais de saúde podem ter mais tempo para se concentrar em suas atividades clínicas e no atendimento aos pacientes. Isso contribui para uma maior qualidade do serviço prestado.

Parceria entre a Feegow e a Convenia: melhor solução para gestão de clínicas  profissionais da saúde 

Como você pôde ver, para saber como gerenciar funcionários de maneira efetiva, você precisa se ater a uma série de cuidados e boas práticas. A boa notícia é que a tecnologia contribui para tornar esse processo mais rápido, simples e eficiente.

A Feegow e a Convenia oferecem todas as ferramentas que você precisa para administrar a sua equipe com qualidade.

Enquanto o software de gestão da clínica, o Feegow Clinic, oferece diversos recursos para melhorar a rotina de trabalho dos médicos, o software da Convenia permite a automatização de tarefas relacionadas à gestão de Recursos Humanos.

Ao tornar os processos mais inteligentes, fáceis e práticos, os gestores economizam tempo e  otimizam seus resultados junto à equipe. Além disso, conseguem se dedicar a outras áreas para fazer crescer o negócio.
Agora que você sabe como gerenciar funcionários, que tal se aprofundar em outros aspectos que envolvem a gestão eficiente de clínicas e consultórios? Para isso, recomendamos que baixe o e-book “Dicas Fundamentais para Administradores de Clínicas” e explore as melhores práticas e ferramentas para promover um atendimento 5 estrelas.

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Perguntas frequentes:

Quais são os pilares da gestão de pessoas?

Os pilares da gestão de pessoas são a motivação, boa comunicação, trabalho em equipe, treinamento e desenvolvimento. Esses fundamentos são essenciais para uma boa liderança.

Como a gestão da equipe médica contribui para a fidelização de pacientes?

A boa gestão da equipe médica torna os colaboradores mais produtivos, felizes e engajados, o que reflete diretamente na experiência oferecida ao longo de toda a jornada dos pacientes.

Por que a gestão estratégica em saúde é importante?

A gestão estratégica em saúde é importante para otimizar o desempenho da equipe médica, promovendo um ambiente de trabalho saudável e mais excelência no atendimento aos pacientes.

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