Como funciona o tráfego pago? Anuncie sua clínica na internet!

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como funciona o tráfego pago

O tráfego pago é um meio de impulsionar seus anúncios para pessoas mais inclinadas a agendar uma consulta na sua clínica, pois a ferramenta possibilita segmentar o público de acordo com características específicas.

Essa é uma estratégia de marketing digital para o setor da saúde que costuma trazer resultados a curto prazo, por isso é essencial que você saiba como funciona o tráfego pago

Se o seu desejo é aprender como utilizar esse tipo de estratégia para alcançar resultados rápidos e destacar sua clínica no mercado, continue a leitura!

O que é o tráfego pago? 

O conceito de tráfego pago está relacionado à audiência que o seu site ou perfil de rede social recebe por meio de anúncios feitos na internet

Ele é diferente do tráfego orgânico que possui audiência de maneira não paga. Ou seja, quando o próprio usuário faz uma busca e encontra o seu site, sem nenhuma influência de anúncios. 

As fontes do tráfego pago são:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • Anúncios no Youtube;
  • Instagram Ads;
  • LinkedIn Ads. 

Sendo assim, as pessoas podem encontrar seu canal de comunicação através de posts patrocinados no Instagram, anúncios de destaque no Google, anúncio visual no LinkedIn, entre outros. 

Vocabulário do tráfego pago

Você provavelmente já escutou ou leu muitos termos e siglas ligadas ao marketing digital que não fazem parte do vocabulário de trabalho de um médico ou administrador de clínicas. 

Para lhe ajudar a entender esses termos, preparamos uma tabela com os principais conceitos que explicam o básico do tráfego pago para iniciantes. Confira!

Vocabulário do tráfego pago
TermoSignificado
ImpressõesNúmero de visualizações do anúncio
ConversãoNúmero de vezes que o objetivo da campanha de tráfego pago foi alcançado
CPM (custo por mil impressões)Valor a ser pago para que o anúncio seja visualizado mil vezes
CPC (custo por clique)Valor a ser pago para que o anúncio receba cliques
Custo por conversãoValor a ser pago para atingir o objetivo da campanha de tráfego pago
Funil de vendaModelo de estratégia para jornada de compra dos clientes em potencial. Inicia-se em “aprendizagem/descoberta”, o meio é caracterizado como etapa de “reconhecimento do problema”, e finaliza no fundo do funil com a “Decisão/Ação de compra”
LeadsClientes em potencial ou contatos que demonstram interesse no produto/serviço
SEO (Otimização de Mecanismos de Busca)Conjunto de técnicas usadas para alcançar bom posicionamento do site em buscadores, como o Google
Taxa de conversãoCálculo feito para entender o percentual de alcance do objetivo. A fórmula a se aplicar é: número de conversões ÷ número de cliques
ROAS (retorno por anúncio gasto)Receita gerada pelo anúncio, baseada nos gastos existentes. A fórmula a se aplicar é: valor do ganho vindo do anúncio ÷ valor do gasto total com o anúncio

Como funciona o tráfego pago no marketing médico?

Após aprender o que é essa estratégia de marketing médico e quais são seus principais conceitos, você já tem conhecimento para entender como funciona o tráfego pago. 

Basicamente, há duas formas de aplicá-lo: por meio do CPC (custo por clique) e do CPM (custo por mil impressões)

O rankeamento do seu anúncio acontece por meio de um leilão automático. Ou seja, quanto mais dinheiro você colocar, mais aparecerá. Porém, é preciso saber o valor ideal para se investir nesse leilão, para no fim não investir uma quantia alta sem necessidade. 

Além disso, é preciso entender também que tipo de abordagem fazer para o marketing digital da clínica. Se a intenção é gerar mais visitas ao site, por exemplo, o ideal é escolher a opção de CPC. Agora, se o objetivo for gerar mais visualizações para a postagem, a melhor escolha é a opção de CPM. 

Independentemente de qual opção você usar, tenha cuidado com a formulação dos anúncios. Isso porque, o Conselho Federal de Medicina (CFM) possui uma série de regras, disponíveis no Manual de Publicidade Médica, que sinalizam como o médico deve se comunicar e o que evitar em suas publicidades. 

No próximo tópico explicamos mais detalhadamente este assunto. 

Regras da CFM para marketing médico

O Conselho Federal de Medicina, conforme informado anteriormente, estruturou um manual em que define as normas de publicidade médica. Esta regulamentação serve para manter os anúncios dos serviços médicos íntegros e verídicos. 

Por exemplo, todo anúncio da área da saúde deve conter o nome e CRM do médico ou diretor técnico. Além disso, há diversas proibições em peças publicitárias do setor, como as que mencionamos abaixo: 

  • Uso de expressões tais como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido”, entre outras semelhantes; 
  • Sugestão de que o serviço ou o médico citado é o único capaz de proporcionar o tratamento para o problema de saúde; 
  • Utilização de celebridades para afirmar ou sugerir recomendação do serviço/tratamento/médico; 
  • Apresentar de forma abusiva, enganosa ou sedutora imagens de alterações corporais causadas por supostos tratamento; 
  • Divulgar fotos de antes e depois dos clientes, após tratamento médico;
  • Entre outros. 

Por que investir em tráfego pago na sua clínica?

O tráfego pago é uma estratégia de marketing digital muito utilizada pelas empresas. Segundo pesquisa da Resultados Digitais, 94% das instituições investem nessa área para gerar crescimento empresarial

Os principais benefícios que as clínicas encontram ao praticarem o tráfego pago, são:

  • Aumento da divulgação da marca;
  • Geração de engajamento na audiência;
  • Aumento do tráfego do blog ou site;
  • Crescimento no número de atendimentos.

O mercado entendeu que as pessoas consomem cada vez mais a internet e as redes sociais no dia a dia. Apenas em 2022, o mundo gastou mais de 12 trilhões de horas online. Esse é um dos dados do Relatório de Visão Geral Global Digital 2022, que também revela que os brasileiros ficam em média 10 horas diárias conectados à rede. 

Ou seja, se você ainda não está aplicando uma estratégia de marketing médico com qualidade, significa que sua clínica não está conquistando o espaço que poderia no mercado. 

Agora que você já entendeu a importância e como fazer o tráfego pago, aprenda como impulsioná-lo para atrair e alcançar mais pacientes em potencial! 

No webinar gratuito da Feegow, a especialista Ana Januzzi explica como montar uma estratégia de marketing para clínicas que gerem fidelização. 

Assista à aula de Estratégias para conquistar clientes nas redes sociais e impulsionar sua agenda, e comece hoje mesmo a mudança digital no seu negócio. Boa aula!

Perguntas frequentes:

Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?

Tráfego pago é aquele em que você investe para ter maior alcance ou engajamento no seu anúncio. Já o tráfego orgânico acontece de modo natural, sem necessidade de aplicar dinheiro para que mais pessoas visualizem seu anúncio.

O que é SEO?

Significa otimização de mecanismos de busca. Ele é um conjunto de técnicas usadas para alcançar bom posicionamento do site em buscadores, como o Google.

O CFM permite utilizar tráfego pago na publicidade médica?

O Conselho Federal de Medicina permite que seja feito tráfego pago para o marketing médico. Porém, é importante que esses anúncios sigam uma série de regras dispostas no Manual de Publicidade Médica, feito pelo CFM.

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