Boas estratégias de marketing médico podem impulsionar a receita de sua clínica. Isso porque investir em ações para divulgar suas atividades gera uma presença notável no mercado. Em consequência, você atrai novos pacientes e fideliza os já existentes.
Quer saber como fazer da forma correta? Leia esse artigo que preparamos e entenda de vez todos os passos necessários para implementar um plano de marketing. Descubra também quais são as vantagens de investir em marketing médico digital e quais os melhores canais para se apostar.
É um conjunto de estratégias focadas na área da saúde e suas especificidades. Além de atrair novos pacientes, você também pode aprimorar sua credibilidade no mercado destacando seus diferenciais. Mas todas essas ações devem ser norteadas a partir das delimitações do Conselho Federal de Medicina (CFM).
As ações provenientes da atenção voltada ao paciente englobam tanto as etapas pré-atendimento quanto a pós. Desenvolvendo, assim, um relacionamento saudável entre médico e paciente.
Em 2011, o CFM publicou a Resolução 1.974/11 com o intuito de disciplinar a prática de publicidade médica. Confira cinco dicas importantes sobre o que a resolução prevê quanto ao marketing:
Como se pode ver, o marketing médico envolve detalhes criteriosos que precisam ser rigorosamente observados, independente do tamanho da clínica ou se atende consultas particulares ou planos de saúde.
Fazer publicidade de atividades médicas exige ética e cumprimento de normas. Afinal, lidar com a vida demanda não só competência profissional, o seu melhor cartão de visita, mas também responsabilidade.
Para atrair, encantar e fidelizar cada vez mais pacientes, ganhando credibilidade no mercado. Com uma visibilidade maior você desenvolve autoridade na área de atuação.
Além disso, o paciente busca não apenas a resolução dos seus problemas, mas o acolhimento e a proximidade. Sentir-se próximo do médico traz segurança e confiança para as pessoas.
Por isso, manter perfis nas redes sociais e alimentar blogs, gera tanta autoridade para os médicos. Porque é onde estão a maioria das pessoas, na internet, consumindo informação diariamente.
Confira abaixo alguns dos motivos para investir em marketing para médicos:
Sabe o momento em que você está pesquisando conteúdos relevantes na sua área e encontra uma logo conhecida? Por exemplo, uma árvore branca com fundo verde representando a Unimed, ou círculo cheio de triângulos brancos e azuis do Hospital Sírio-Libanês.
Então, esse é o poder que a marca tem e todos tem familiarização com a marca. Quando você quer reconhecimento para seu trabalho e sua clínica/consultório, precisa trabalhar na imagem que vai passar.
No marketing essa identificação é chamada de branding awareness (consciência de marca). Contudo, para que os pacientes tenham sua marca registrada na mente é preciso seguir um processo gradativo. Pode começar com algumas ações básicas:
As buscas diárias por informações sobre saúde feitas pelas pessoas podem se tornar uma oportunidade de nutrição de base. O intuito das publicações é educar sobre os cuidados com a saúde de forma simples e objetiva.
Interações nas redes sociais, como responder perguntas, promovem maior aproximação entre médico e paciente. Assim, sua marca e seu nome estarão presentes nos pensamentos dessas pessoas quando necessitarem de atendimento.
Uma das vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar todas as métricas e resultados precisamente. Entre os indicadores, o mais importante é o Custo de Aquisição do Cliente (CAC), sabe como calculá-lo?
Primeiro você deve somar todos os investimentos em marketing para consultório médico:
Depois dessa soma é só dividir pelo valor total pelo número de novos atendimentos realizados a partir da ação. Assim, o resultado permite que você saiba quanto custa para conseguir um novo paciente.
Lembre-se que esse valor deve ser menor que o retorno financeiro obtido, caso contrário é preciso diminuir os custos.
Você aumenta o grau de confiabilidade a partir da autoridade que gera ao postar conteúdos sérios sobre sua área. Como consequência dessa presença digital assertiva há mais alcance de público e possibilidade de fidelizar os pacientes.
Manter um pós-consulta também gera resultados satisfatórios. O paciente se sente acolhido pela preocupação em saber como está sendo após o atendimento.
Um exemplo de avaliar como está sendo essa relação é enviando questionários de satisfação aos pacientes. A partir dos feedbacks recebidos você pode traçar estratégias de melhorias mais eficazes.
O marketing médico tradicional possui uma atuação offline (televisão, rádio, telefone, papel), enquanto o marketing médico digital utiliza a internet como meio de divulgação, informação e comunicação.
Embora as estratégias para ações tradicionais ainda não tenham sido descartadas, cresce diariamente o número de apostas para divulgações digitais. Segundo dados publicados pelo Portal R7, o investimento em marketing digital cresceu cerca de 74,2% em 2021.
As ações de marketing se tornam eficientes porque a maioria das pessoas estão conectadas nas redes. Portanto, além de aumentar a permanência de pacientes na sua base, você também atrai e converte novos pacientes.
Confira outras vantagens:
Conhecendo as determinações de CFM para publicidade médica. Ao ter noção do que pode ou não ser usado e publicado, chega o momento de definir quem é seu público-alvo e quais suas metas. Não esqueça de avaliar seus concorrentes e estudar as estratégias de marketing digital.
Você sabe quem são seus pacientes, para quem vai escrever? O primeiro passo para desenvolver um projeto de marketing é definir seu público-alvo ou as personas que representam seus pacientes.
Colete todas as informações que conseguir: dados pessoais (idade, sexo), dados demográficos, situação profissional, pontos de dor e desafio, etc. Quanto mais dados tiver, mais detalhada será sua persona, possibilitando estratégias mais assertivas.
Por que você quer divulgar seu trabalho? Para atrair mais pacientes, gerar autoridade de marca, reconhecimento de mercado ou aumentar o faturamento? É preciso ter em mente onde você quer chegar com as ações estratégicas.
Quando se tem metas e objetivos definidos fica mais fácil desenvolver campanhas, publicações e conteúdos que engajam.
Esse é o momento para você analisar e descobrir o que vai te diferenciar dos seus concorrentes. Faça um estudo sobre os profissionais que atuam na mesma área e como eles estão promovendo seus serviços.
As ações deles parecem estar tendo retornos positivos? Observe com atenção o que estão deixando de fazer para então se posicionar de forma estratégica e divulgar seu consultório ou clínica.
Após entender o que exatamente é marketing para clínicas médicas, o que o CFM define como publicidade na área e, porque deve investir, é preciso saber em que canais apostar.
Qual o melhor? As redes sociais, o Google Ads, e-mail marketing, WhatsApp, CRM ou podcast, descubra as funcionalidades de cada um, antes de fazer sua escolha.
Você possui redes sociais? Não? Você está perdendo uma grande oportunidade de mostrar a sua marca e também exibir os resultados atingidos pela sua clínica ou consultório.
Afinal, estamos num país em que 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. Por isso, invista um tempo ou contrate uma agência de marketing digital para médicos que possa ajudar você a criar conteúdo para o Facebook, por exemplo.
Mas qual seria a rede social ideal? Bem, vamos a um breve resumo sobre as principais redes sociais:
Além de ser uma ferramenta de busca, atualmente a maior do mundo, o Google expõe sua marca caso você pague. Sabia?
Você já ouviu falar de Google Ads? Ainda não? Nós explicamos! O Google Ads é uma ferramenta da empresa que permite ao usuário criar um anúncio e vinculá-lo nas páginas de pesquisa, em sites parceiros, aplicativos e no YouTube.
Os anúncios são construídos de formas práticas por conta da plataforma ser bastante amigável. Após isso, os anúncios passam ou não pela aprovação da empresa. A ferramenta, apesar de ter uma interface intuitiva, precisa de uma dedicação exclusiva.
Para o Google decidir a exibição, o seu anúncio passa por uma espécie de leilão e você escolhe o máximo que quer pagar. Os vencedores são exibidos e passam por esse leilão toda vez que a palavra-chave escolhida é procurada.
E-mail é uma das formas mais tradicionais de se comunicar com qualquer pessoa. Apesar de “antiga”, esta ferramenta ajuda muito para fortalecer a comunicação entre sua clínica e seus pacientes.
Devido ao fácil acesso, algumas pessoas preferem ser contatadas via e-mail porque ainda não são adeptas aos outros apps de mensagem.
Já pensou em enviar uma série de conteúdos com dicas de saúde para seus pacientes de forma recorrente? Isso pode ajudar você a mostrar que sua clínica se importa com o bem-estar deles e fideliza pacientes ao seu serviço.
Você quer tornar a sua clínica mais acessível quando o assunto é comunicação? Que tal disponibilizar um canal via WhatsApp?
Através dele você poderá trocar informações de uma forma mais rápida com seus pacientes. Ter um canal de comunicação a mais pode ser um dos diferenciais entre você e seus concorrentes.
Além disso, você pode automatizar seu atendimento por meio desse canal com o uso de chatbots. Otimizando a rotina da recepcionista da sua clínica, ajudando a aumentar a satisfação dos seus pacientes.
Para poder ser mais assertivo em como agradar ainda mais seus pacientes, você precisará fazer perguntas-chave para eles. Mas onde guardar todas as informações coletadas? Já pensou em usar um CRM para isso?
Para quem não sabe, o Customer Relationship Management (CRM) é uma ferramenta que pode ajudar no fechamento de vendas e também para manter o relacionamento com o cliente.
Existem alguns softwares médicos que possuem a ferramenta integrada ao sistema para ligações em dias de aniversário, assim como para contar alguma novidade ligada ao serviço da clínica que pode ser de interesse do seu paciente.
Nosso país é considerado o 5º no ranking mundial de crescimento dos podcasts, e o desenvolvimento de conteúdos vem aumentando mais dia a dia.
Os áudios são compartilhados por meio de streamings e podem ser ouvidos enquanto as pessoas estão fazendo outras coisas.
Já pensou em transformar seu conhecimento e experiência médica em um podcast? Com ele você pode divulgar sua clínica e ampliar a rede de informações sobre cuidados. Veja como criar um em nove passos:
Agora que já te mostramos todas as informações para um marketing digital de qualidade e com foco em resultados, vamos te apresentar algumas estratégias indispensáveis.
Sua página deve ser responsiva e com uma interface simples e objetiva.
O mecanismo inclui algumas práticas que ajudam no ranqueamento do seu site no Google.
Ofereça conteúdos relevantes em conformidade com a ética médica.
Possibilita o agendamento de consultas pelo site e por WhatsApp, assim você agiliza o processo.
O uso de redes sociais permite uma melhor experiência para seu público e com as estratégias de relacionamento certas é possível ter um retorno maior. Com a atração de pacientes sua agenda estará sempre cheia.
Um conjunto de estratégias criadas com foco na área da saúde. O intuito é oferecer conteúdo relevante aos pacientes que gerem autoridade e confiança.
Para gerar maior reconhecimento da sua clínica, manter uma base de pacientes nutrida, mensurar os resultados e aumentar a confiabilidade fidelizando novos clientes e os já existentes.
Tendo noção do que pode ou não ser divulgado de acordo com a resolução do CFM, definindo seu público-alvo e suas metas. Não deixando de analisar as estratégias utilizadas pelo concorrente.