O marketing de relacionamento é uma ótima estratégia para fidelizar pacientes e atrair novos. Confira neste post como aplicar em clínicas!
Focado na fidelização de clientes, o marketing de relacionamento para clínicas é indispensável. Mais do que isso, ajuda a clínica a criar uma reputação no mercado para gerar posicionamento e autoridade.
Você já parou para pensar sobre a importância do marketing para atrair mais pacientes e garantir um bom posicionamento diante da enorme concorrência no mercado?
Diante disso, o marketing de relacionamentos para clínicas é importante para construir um relacionamento saudável com clientes e melhorar a experiência deles em sua clínica.
Com o mercado tão competitivo em todos os segmentos, focar em estratégias que garantem a segurança e crescimento da sua clínica torna-se indispensável.
Ficou interessado em aplicar o marketing de relacionamento em sua clínica e quer saber mais o porquê essa estratégia é tão importante?
Continue a leitura e veja as 5 dicas que eu separei neste post sobre como utilizar essa estratégia poderosa em sua clínica!
O marketing de relacionamento tem como principal objetivo cativar seus pacientes, de modo que eles sejam leais ao seu negócio e te recomendem para amigos e familiares, construindo, assim, uma relação positiva e benéfica para ambas as partes.
Diante deste panorama, a sua clínica cria um conjunto de ações para oferecer ao seu paciente, como benefícios, descontos, programas de indicação, entre outros. Com o intuito de fidelizá-los e posicionar a sua marca no mercado.
Essa estratégia tem como objetivo aproximar você ainda mais de seus clientes e construir um relacionamento estável. Por isso, neste post eu quero te mostrar a importância do marketing de relacionamento e como aplicá-lo em sua clínica!
Antes de qualquer coisa, investir em marketing médico é um passo importante para que a sua clínica dê rumo ao crescimento saudável do seu negócio. O que dá margem para atrair novos pacientes e se posicionar no mercado.
Isso não é diferente com o marketing de relacionamento, afinal, como o próprio nome já diz, é responsável por deixar os seus pacientes mais satisfeitos com o atendimento recebido. E, com a satisfação dos pacientes, vem a fidelização.
Assim como qualquer estratégia de marketing, o marketing de relacionamentos tem três principais características que são cruciais para oferecer o melhor aos seus pacientes. Veja:
Mas não é só isso, continue a leitura que eu vou te contar quais são as principais vantagens em utilizar essa estratégia na sua clínica!
As redes sociais são poderosas ferramentas para reduzir os buracos na agenda médica. Afinal, não é muito difícil encontrar aquele perfil de cliente real no ambiente virtual.
Em média, no Brasil, o número de usuários ativos nas mídias sociais ultrapassa a marca de 22 milhões. E, nesse mar de pessoas, a sua clínica pode se comunicar com a persona ideal desde que utilize as estratégias corretas.
Você conhece aquele ditado: quem é visto não é lembrado? Com a transformação digital, os consumidores procuram por produtos ou serviços na internet. Isso quer dizer que, mantendo a sua presença no virtual, você tem a chance de alcançar muito mais pacientes!
Se engana quem acha que o e-mail perdeu espaço para as Redes Sociais. Essa ferramenta é, sem dúvidas, muito efetiva quando o assunto é marketing de relacionamento em clínicas.
Isso porque o e-mail é personalizável e pode ser usado para diferentes fins, ou seja, você fala diretamente com o seu paciente, oferecendo conteúdo relevante e disponibilizando mais um canal de comunicação em sua clínica.
Além disso, por meio do e-mail você pode:
Uma plataforma de CRM é indispensável se o objetivo do seu negócio é melhorar a relação com os seus pacientes.
Para quem não faz ideia do que é um CRM, em poucas palavras, é a sigla em inglês para gestão de relacionamento com o cliente.
Funciona como um sistema de gerenciamento de dados dos pacientes, como número de telefone e e-mail. Sendo essencial para que clínicas e consultórios cresçam e conquistem novos pacientes.
Caso você ainda não esteja convencido sobre a importância do marketing de relacionamento em clínicas, a seguir há cinco dicas para você investir nessa estratégia para sua clínica!
Uma grande vantagem é a humanização no atendimento. Isso significa que a sua clínica tem uma preocupação especial com seus pacientes e não os vê apenas como lucro, mas sim como pessoas.
Sendo assim, a sua clínica oferece todo suporte necessário, desde o ambiente acolhedor como também uma equipe sensibilizada em proporcionar a melhor experiência para os seus clientes.
Não é novidade que qualquer consumidor consciente busca o melhor para si, por isso, para se destacar no mercado, você precisa ter este diferencial: ser empático e humano. No fim das contas, isso leva à satisfação dos pacientes.
Muito se fala sobre posicionamento de marca no mercado, mas, você sabe de fato o porquê de ser uma medida tão necessária? Se você pensou de primeira em seus concorrentes, está certo!
Hoje o mercado é muito concorrido, há muitas empresas oferecendo o mesmo serviço e, para sair na frente dos concorrentes, o posicionamento da marca é a aposta certeira, logo, ficar na mente dos seus pacientes é tão significativo quanto levar isso adiante!
Essa prática não te ajuda somente com a fidelização dos pacientes, já que abre margem para a sua clínica ser vista como autoridade no seu nicho de atuação. Com isso, seus pacientes sempre se lembrarão dos seus serviços positivamente.
Antes de qualquer coisa, o seu paciente quer ser ouvido, portanto, clínicas e consultórios devem estar presentes em todos os meios de comunicação. Além do telefone, há as redes sociais, como Facebook e Instagram, e o WhatsApp.
É uma forma de se aproximar dos seus pacientes e de quebra facilitar a comunicação. Mas lembre-se: qualquer dúvida, solicitações ou reclamações devem ser respondidas rapidamente e de forma concisa e gentil.
Essa comunicação também poderá ser automatizada, através de disparos de e-mail com a ajuda de um software médico, ou até mesmo com respostas padronizadas, a fim de agilizar e facilitar a comunicação entre médico e paciente.
Como eu já falei neste post, os benefícios do marketing de relacionamento para a sua clínica são muitos. E não se resumem a vendas ou aumento na receita, o principal objetivo é melhorar a experiência do paciente e fidelizá-los.
Para isso, antes de implementar o marketing de relacionamento em sua clínica, você precisa engajar a sua equipe, para que todos estejam em sintonia nesse processo.
Afinal, se você vai investir na fidelização de seus clientes, é preciso ter em mente que o contato entre clínica e paciente não acontece somente no momento do atendimento em consultório.
Por isso, toda a equipe precisa estar preparada para oferecer o melhor para seus pacientes. Sendo assim, guarde estas duas palavrinhas com você: cativar e conquistar.
Como eu já falei aqui neste post, a melhor forma de melhorar o relacionamento com os clientes é estreitar a comunicação. E como fazemos isso? É simples. Esteja sempre em contato com os seus pacientes.
Você deve estar presente, seja com uma mensagem de aniversário ou em datas comemorativas, compartilhando conteúdos relevantes de saúde e bem-estar, sem contar nas pesquisas de satisfação e feedbacks para avaliar a qualidade do atendimento.
Além disso, você pode resgatar clientes inativos, entrando em contato com eles e resolvendo algum atrito de comunicação e até insatisfações, afinal, o objetivo é sempre oferecer ao seu cliente a melhor experiência com o seu negócio.
O principal objetivo do marketing de relacionamento é estar próximo do seu paciente. Isso vai desde oferecer ajuda, resolver problemas a apresentar soluções satisfatórias para os problemas que surgirem.
Em primeiro lugar, interaja nas redes sociais. Essa é a primeira estratégia que deve ser colocada em prática para alcançar mais pacientes e fidelizar os que já existem.
As principais ferramentas de marketing de relacionamento são o e-mail, as redes sociais e o CRM.