Como implementar processos de gestão de pessoas na clínica médica?
Organizar os processos de gestão de pessoas em uma clínica médica é uma tarefa desafiadora. Principalmente se ela não possui um setor de Recursos Humanos.
Essa demanda pode parecer complexa, mas ao ser bem executada traz resultados muito significativos para a sua clínica médica, especialmente depois de entender os seus fundamentos.
Para você, gestor de saúde, realizar essa administração com maestria mesmo sem um RH, precisa entender a importância dessa implementação e quais são os processos envolvidos nela, e por isso preparamos este artigo.
Além desses temas, você encontrará dicas de como implementar uma gestão estratégica e conciliar a parte burocrática com a humanizada no percurso. Continue lendo e confira!
Por que implementar processos de gestão de pessoas na clínica médica?
Para construir uma rotina de trabalho com metas claras a serem atingidas pela equipe. De modo que ela esteja preparada e engajada em alcançar bons resultados para a clínica.
O dia a dia de uma empresa da área da saúde costuma ser estressante para os colaboradores. O que pode ser agravado quando não há um gerenciamento adequado de pessoas.
Com processos bem definidos a rotina fica menos pesada, pois você direciona os esforços da equipe com mais eficiência e demonstra valorização das pessoas que trabalham na clínica.
Isso gera uma satisfação que se reflete nas ações diárias da equipe. Afinal, pessoas motivadas desempenham melhor suas funções.
Entretanto, se a sua clínica não tem uma gestão de pessoas eficaz, o resultado é o desânimo, a alta rotatividade e a impaciência com o atendimento ao público.
Por isso, o sucesso de uma clínica médica está diretamente ligado aos processos de gestão de pessoas. Tanto na parte tática, com uma boa gestão de tarefas, como na estratégica que abordaremos nos próximos tópicos.
Quais os seis processos de gestão de pessoas?
Para ter uma gestão estratégica de pessoas é fundamental conhecer os seis processos estruturados por Idalberto Chiavenato. Autoridade em administração de empresas e recursos humanos, o autor organiza os processos em ações específicas:
1. Agregar pessoas
O primeiro processo é encontrar pessoas para atuarem na empresa, o que inclui o recrutamento e seleção desses profissionais. A prioridade nessa etapa é selecionar pessoas qualificadas, que conversem com a cultura e atendam às necessidades da empresa.
2. Aplicar pessoas
O segundo processo é definir as atividades que as pessoas devem realizar na empresa. Ou seja, estabelecer claramente o que deve ser feito e como.
A aplicação de pessoas serve para trazer o seu colaborador para dentro da empresa e fazer com que ele seja e se sinta bem recebido. De forma resumida podemos dizer que aplicar pessoas significa:
- Descrever as responsabilidades dos cargos da empresa;
- Orientar o profissional a executar as funções de seu cargo;
- Implementar técnicas de avaliação de performance;
- Desenvolver práticas de integração.
3. Recompensar pessoas
É indispensável considerar as necessidades e expectativas individuais de cada colaborador para poder recompensá-los. A motivação depende da satisfação e da sensação de bem-estar dos colaboradores.
Aliás, é importante pontuar que essa recompensa não se limita à remuneração. Mais do que isso, trata-se de dar reconhecimento dentro da organização.
4. Desenvolver pessoas
Aqui vale a pena fazer uma diferenciação entre o treinamento de pessoas e o desenvolvimento na gestão de pessoas. Enquanto treinar tem como objetivo levar o colaborador a realizar sua função atual de maneira mais eficiente, o desenvolvimento vai além do cargo.
No desenvolvimento de pessoas, o objetivo é a longo prazo, pensando na carreira do profissional. Neste sentido, a aprendizagem serve para que ele acompanhe as mudanças inerentes ao crescimento da empresa.
5. Manter pessoas
Este processo é responsável por reduzir a rotatividade de funcionários na empresa. Ou seja, você trabalha para manter seus colaboradores satisfeitos, motivados, sempre em busca de algo novo e exercendo suas atividades com excelência.
Para isso, é imprescindível manter as boas práticas nas atividades profissionais e assim proporcionar boa condição ambiental e psicológica para a equipe, além de incentivar os relacionamentos interpessoais na empresa.
6. Monitorar pessoas
Verificar os resultados que o seu quadro de colaboradores está proporcionando para a empresa. Acompanhar, controlar, avaliar e realizar feedbacks concretos e claros sobre as atividades profissionais é mais uma forma de manter a satisfação.
Todas as etapas do processo de gestão de pessoas tem como objetivo principal manter a qualidade de vida no ambiente de trabalho e promover o bem-estar de todos por meio da governança clínica.
Mas, como implementar esse processo na sua clínica? Confira as dicas abaixo!
Como implementar processo de gestão estratégica de pessoas na clínica?
Se a sua clínica médica não tem um RH estruturado, não se preocupe! É possível construir os processos de gestão de pessoas de forma estratégica e aplicá-los no dia a dia.
Mas como colocá-los em prática? Veja as dicas a seguir!
- Tenha os objetivos da empresa definidos e bem claros para agregar as pessoas mais adequadas para a empresa;
- Defina funções, atribuições e responsabilidades para aplicar as pessoas na rotina da clínica médica;
- Crie um programa de reconhecimento do colaborador para que existam outras recompensas, além das financeiras;
- Realize treinamentos constantemente para que a equipe seja cada vez mais capacitada para atuar junto à clínica;
- Escolha ferramentas para auxiliar na gestão, proporcionando um ambiente saudável para os colaboradores, para mantê-las na clínica;
- Analise o desempenho da equipe por meio do monitoramento, levando em consideração índices para uma boa análise.
Com um bom planejamento, é possível realizar as atividades de gestão de pessoas da forma mais assertiva.
Tenha uma gestão de pessoas integradas na administração da clínica
Quando definimos processos, fluxos de trabalho e etapas, a administração da clínica médica fica muito mais fácil. E quando integramos essas decisões à gestão de pessoas, tudo flui ainda melhor.
Por isso, é importante apresentar a parte burocrática e mostrar para a equipe o quanto os esforços dela são importantes para o desenvolvimento da empresa.
Ou seja, é preciso saber equilibrar pessoas e processos burocráticos. Afinal, ambos são essenciais para o bom funcionamento e sucesso da sua clínica médica! Agora que você já conhece os processos de gestão de pessoas, confira também o nosso e-book ‘Dicas fundamentais para administradores de clínicas’! Dedicamos um capítulo exclusivo sobre investimento em capital humano!
Aumente o sucesso da sua clínica com nosso E-book gratuito!
Veja dicas fundamentais para Administradores de Clínicas e alcance novos patamares!
Perguntas frequentes:
Preciso ter um setor de RH na clínica para aplicar processos de gestão de pessoas?
Não é necessário ter um setor de RH para implementar os processos de gestão de pessoas. Mas é preciso que o gestor de saúde se dedique e tenha inteligência emocional para liderar e construir um ambiente corporativo saudável para todos.
Onde posso me aprofundar sobre gestão de pessoas?
O livro ‘Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações’, de Idalberto Chiavenato é um excelente material para se aprofundar na gestão de pessoas.
Qual a importância de implementar processos de gestão de pessoas na clínica médica?
Quando você cria métodos e processos para serem seguidos na sua clínica médica, como os de gestão de pessoas, a produtividade aumenta, a qualidade de atendimento melhora e a satisfação dos colaboradores também. Por isso, definir esses pontos é muito importante!