11 Junho 2023

Prontuário odontológico online: como ganhar eficiência no consultório?

O mercado odontológico está em constante evolução e as clínicas e consultórios precisam se adaptar às novas tendências para se manterem competitivos. Assim, a implementação do prontuário odontológico online se tornou uma necessidade crescente entre os dentistas.

Há alguns anos, os consultórios ainda dependiam de processos anológicos burocráticos, lentos e difíceis de gerenciar. Com a digitalização, é possível automatizar tarefas, centralizar informações e melhorar a comunicação entre a equipe.

Nesse contexto, o prontuário digital permite armazenar todas as informações de atendimento em um único lugar, de forma segura e acessível. 

Dessa forma, seu uso agrega mais organização e eficiência aos atendimentos, o que melhora significativamente o sistema de gestão do negócio, sua competitividade e a própria experiência dos pacientes.

Mas afinal, por que essa ferramenta é tão vantajosa? Como utilizar e escolher o melhor prontuário odontológico online? Descubra todos os detalhes a seguir.

Vantagens de aderir ao prontuário odontológico online

A função do prontuário odontológico online é basicamente otimizar o armazenamento das informações relevantes do paciente, como o histórico odontológico, tratamentos, exames e demais dados, que ficam acessíveis de forma segura e eficiente pelo dentista. 

Trata-se de uma versão eletrônica e digitalizada do registro clínico, que agrega uma série de vantagens em relação ao prontuário físico, como: 

Melhor comunicação e atendimento dos pacientes

As informações que constam no prontuário do paciente precisam ser acessadas todos os dias pelos dentistas.

Quando os registros são mecânicos ou em papel, muito tempo é perdido na busca pelos dados pertinentes ao atendimento, sem falar que os riscos de algum detalhe ser esquecido são muito maiores.

Com o prontuário odontológico online, é possível localizar qualquer informação sobre consultas, exames ou procedimentos em alguns cliques, por meio de ferramentas de pesquisa e filtros. 

Assim, o atendimento é significativamente favorecido, já que o dentista pode focar na resolução dos problemas do paciente de forma ágil, eficiente e assertiva. Além disso, a comunicação da equipe é aprimorada, pois os dados ficam integrados em um só lugar. 

Economia de tempo

O prontuário odontológico online não economiza tempo só na busca pelas informações dos pacientes. Ele também agiliza o preenchimento e evita retrabalhos.

Quando o documento não é automatizado, o dentista precisa inserir todos os dados manualmente, desde as informações mais básicas da pessoa atendida, até os detalhes sobre cada consulta e procedimento. 

Com um bom software odontológico de prontuário, as informações são integradas ao cadastro, agilizando os registros iniciais. Já o restante dos dados podem ser inseridos em tempo real, de maneira rápida, descomplicada e com menores chances de erros.

Maior segurança

Um bom prontuário odontológico online é totalmente desenvolvido para manter a segurança e integridade das informações, além da privacidade e confidencialidade dos dados sensíveis dos pacientes.

Em primeiro lugar, esse tipo de plataforma deve atender a todos os requisitos de proteção estipulados pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e aos parâmetros da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Além disso, ao optar por um bom software odontológico, você ainda conta com diferenciais como Criptografia SSL, que tem níveis de segurança equivalente aos dos bancos, e Servidor AWS, que é o mais confiável do planeta.

Isso não ocorre nos registros manuais, que podem facilmente ser acessados por pessoas não autorizadas, ficam passíveis de extravios, erros, alterações nos preenchimentos, entre outros riscos semelhantes.

Redução de processos burocráticos

O prontuário odontológico online reduz os processos burocráticos do consultório porque automatiza uma série de tarefas que, no sistema tradicional, precisam ser realizadas manualmente. 

Por exemplo, a assinatura do dentista pode ser solicitada de forma digital. Ou ainda, se o paciente pedir acesso ao seu histórico, é possível enviar as informações eletronicamente em poucos cliques.

Além disso, os profissionais da equipe podem acessar os dados que precisam de qualquer lugar, a qualquer hora. Isso facilita a comunicação e o atendimento, o que também contribui para diminuir a burocracia.

Tudo isso ajuda a economizar tempo e recursos, que podem ser direcionados a outras atividades mais importantes.

Aumento da produtividade

Todas as atividades relacionadas ao prontuário que antes eram manuais, passíveis de erros, retrabalhos e riscos, agora podem ser feitas com agilidade, eficiência e segurança no meio digital. 

Como você pôde ver, o rápido acesso às informações agiliza os atendimentos, facilita a coordenação entre os membros da equipe e simplifica todos os processos administrativos e operacionais.

Evidentemente, esses são diferenciais que favorecem o fluxo de trabalho do consultório, tornando-o mais produtivo.

Integração das informações

O prontuário odontológico online dispensa a necessidade de juntar milhares de papéis ou de organizar inúmeros arquivos, correndo o risco de extraviar informações essenciais para o bom atendimento e devido tratamento dos pacientes.

Isso porque, a digitalização permite reunir todos os dados em um só lugar, de forma totalmente segura, prática e eficiente. 

Inclusive, os dados podem alimentar toda a gestão do consultório. Por exemplo, quando há a aprovação de um orçamento, o sistema já gera os tratamentos para serem finalizados no prontuário e os débitos a receber. 

Nesse exemplo, assim que os valores são recebidos, o fluxo de caixa também já é atualizado. Dessa forma, toda a operação se torna mais eficiente.

Redução de custos

O ganho de tempo, de eficiência, integração e produtividade contribuem para a otimização dos recursos disponíveis no consultório. Isso proporciona outra vantagem significativa: a redução de custos.

Sem falar que, ao eliminar os registros físicos, você também evita prejuízos com erros e retrabalhos, além de gastos com armazenamento físico, papel, impressão, entre outros semelhantes. 

Modernização do consultório

Em um mundo cada vez mais digital, as pessoas esperam que o seu consultório odontológico ofereça um atendimento de excelência, que seja eficiente, seguro e alinhado aos padrões de qualidade oferecidos pelas principais inovações do mercado atual. 

O prontuário digital é essencial para atender a essas expectativas e, consequentemente, atrair e fidelizar mais pacientes. Portanto, todas as vantagens que citamos até aqui tornam a sua empresa mais moderna e eficaz, o que é essencial para mantê-la competitiva.

Itens essenciais em um prontuário eletrônico

Você já sabe que a principal vantagem do prontuário odontológico online é agilizar o acesso e o registro das informações dos pacientes, armazená-las com segurança e integrá-las à gestão de todo o consultório, tornando-a mais eficiente.

Dito isso, você deve estar se perguntando que dados exatamente são esses. Veja quais registros devem constar em um prontuário completo e de qualidade:

  • Informações do paciente: nome, contato, endereço, histórico clínico, entre outras;
  • Anamnese: detalhes do exame inicial feito para compreender o caso atendido;
  • Registros de exames: tomografias, radiografias, exames laboratoriais, entre outros;
  • Tratamentos: abordagens já feitas (endodontia, profilaxia, prótese, reconstrução, etc.);
  • Diagnósticos: registro dos diagnósticos odontológicos do paciente;
  • Odontograma completo: descrição documental da situação de cada dente do paciente;
  • Restrições: apontamento de alergias ou substâncias que o paciente não pode receber.

As melhores plataformas de prontuário odontológico online são personalizáveis. Isso significa que, além dos registros apresentados, você também pode incluir as informações que melhor atendam às demandas da sua especialidade e perfil de atendimento.

Como preencher um prontuário odontológico?


Ciente sobre quais informações você deve inserir no prontuário, tenha em mente que a elaboração, manutenção, armazenamento e atualização dos dados na versão eletrônica segue as mesmas regras do modelo físico.

O que muda é justamente a praticidade, eficiência, integração e segurança do processo. 

Ao investir em uma plataforma de ponta, como o Feegow Odonto, por exemplo, você tem acesso a uma série de ferramentas para otimizar e personalizar seus registros, como:

  • Preenchimento personalizável de anamneses, evoluções e laudos;
  • Visualização prática de todo o histórico de atendimentos;
  • Odontograma integrado e diagnósticos;
  • Emissão rápida de atestados, textos e pedidos de exames;
  • Prescrições de medicamentos e fórmulas com bulário integrado;
  • Banco de imagens do paciente com editor;
  • Receituário de controle especial;
  • Armazenamento e acesso aos arquivos do paciente;
  • Controle e unificação das informações de histórico de agendamento;
  • Gerador de formulários personalizados com tabelas, gráficos e calculadoras;
  • Assinatura digital para assegurar a fidelidade e autenticidade dos dados;
  • Integração a um software odontológico com mais de 200 recursos de gestão.

O que avaliar ao escolher um software de prontuário eletrônico?

O tópico anterior deixa claro que um bom software de prontuário odontológico online é essencial para potencializar os benefícios dessa ferramenta, tornando os processos de registro ainda mais eficientes e capazes de impactar positivamente a experiência dos pacientes.

Em meio a tantos sistemas hoje disponíveis no mercado, é importante ter critérios claros na hora de escolher a melhor plataforma para a sua clínica. Conheça os principais: 

  • Facilidade no uso: avalie a interface do usuário para garantir que seja intuitiva e fácil de usar, facilitando a adoção na rotina de atendimentos;
  • Suporte eficaz: verifique a qualidade do suporte técnico oferecido pelo fornecedor para garantir resolução rápida de problemas e assistência eficaz;
  • Integração dos dados: assegure que o software possa integrar dados de diferentes fontes, promovendo uma visão abrangente e consistente das informações do paciente;
  • Segurança: priorize sistemas com recursos robustos de segurança, como criptografia, controle de acesso e conformidade com regulamentações de privacidade;
  • Personalização: escolha um software que permita personalização para atender às necessidades específicas da sua prática ou especialidade;
  • Emissão de relatórios: verifique se o sistema oferece ferramentas de geração de relatórios eficientes, auxiliando na análise de dados clínicos e administrativos;
  • Integração: o software deve integrar outros módulos, como financeiro, faturamento, estoque e agendas, garantindo uma gestão eficiente e abrangente.

Desfrute de todas as possibilidades e benefícios que você conheceu ao longo deste artigo e que só os melhores sistemas de prontuário odontológico online oferecem. 
Clique aqui, explore os recursos do Feegow Odonto e descubra porque ele é o favorito dos dentistas.

Perguntas frequentes:

O que é preciso para usar um prontuário odontológico?

O prontuário odontológico deve ser usado por profissionais da área odontológica autorizados legalmente, seguindo as normas éticas e legais do Conselho Federal de Odontologia, garantindo a confidencialidade dos dados e gerenciando o documento adequadamente em prol da saúde, bem-estar e pleno atendimento das necessidades do paciente.

Onde o prontuário odontológico pode ser usado?

O prontuário odontológico é usado por dentistas e equipes clínicas para planejar tratamentos, acompanhar o paciente, tomar decisões clínicas, bem como atender fins legais, administrativos e de pesquisa.

Como usar um prontuário odontológico digital?

O uso do prontuário odontológico online segue as mesmas regras do prontuário físico quanto à elaboração, manutenção, atualização e armazenamento. A diferença está na praticidade, eficiência, integração e segurança proporcionadas pela plataforma digital.