Como - e por que - engajar pacientes no pós-consulta?

Muitas clínicas deixam de lado o pós-consulta e focam seus esforços apenas na consulta em si.


No entanto, a atenção a este período é muito importante para a retenção de clientes e não pode ser menosprezada.


Por esse motivo, continue a leitura e descubra como realizar um pós-consulta que engaje os pacientes!


A importância do período pós-consulta


Muitas vezes as clínicas procuram aumentar sua receita atraindo novos clientes. Porém, manter aqueles que já tiveram a primeira experiência com a clínica é a melhor estratégia para um negócio de sucesso.


Nesse sentido, o pós-consulta é crucial para que os pacientes sintam uma proximidade maior com o médico, criando uma relação de confiança que os faça querer voltar.


O tipo de atenção estabelecido no pós-consulta garante a satisfação do paciente, uma vez que ele continua sendo acompanhado pelo profissional.


Assim, não resta dúvidas de que o cliente se sentirá amparado a qualquer momento.


Com a devida atenção neste período, o atendimento adquire uma continuidade. Assim, as consultas de retorno se tornam um elemento natural do pós-consulta.


Principais erros no pós-consulta


Com a rotina corrida de uma clínica, alguns erros podem acontecer por falta de atenção ou mesmo de uma estratégia de fidelização eficiente.


Abaixo, listamos alguns dos principais erros cometidos no pós-consulta:


Deixar de se comunicar com o paciente


A maioria dos problemas em qualquer empresa está ligada a falhas de comunicação. Elas podem ocorrer de diversas formas - desde ruídos e mal entendidos até descaso.


Aqui, o erro que ressaltamos é a ausência de contato. É claro que não estamos dizendo que você deve mandar mensagens aos pacientes a todo momento. 


Entretanto, manter um canal de comunicação sempre aberto com os clientes é um sinal de dedicação e preocupação com o bem-estar deles.


Ou seja, além de enviar mensagens pontuais no pós-consulta para verificar as condições do paciente, é preciso estabelecer algum nível de disponibilidade para atendê-los quando surgir dúvidas.


Não solicitar feedbacks


O pós-consulta é o momento ideal para recolher informações sobre a qualidade do seu atendimento. Portanto, deixar de fazê-lo também é considerado um erro.


Saber como os pacientes avaliam o seu atendimento não só te ajuda a se aperfeiçoar enquanto profissional, como demonstra preocupação com a experiência do cliente.


Este aspecto é importante para que os pacientes saibam que as suas opiniões impactam positivamente os serviços prestados pela clínica.


Não promover o retorno do paciente


Dar um atendimento de excelência pode não ser suficiente para que um paciente retorne. Muitas vezes, ele marca a consulta, mas acaba esquecendo por algum motivo.


Dessa forma, é um erro não possuir protocolos de confirmação e lembrete de consulta que estimulem o retorno do paciente.


Se isso não for implementado da maneira correta, pode ocorrer ausências - que seriam facilmente evitadas se houvesse um processo padronizado para consultas de retorno.


Desorganização nos dados do paciente 


Para manter um contato fluido com os pacientes, é preciso ter seus dados à mão para responder a possíveis dúvidas com agilidade.


Se estes dados não estiverem devidamente organizados, o processo pode se tornar muito complexo e demorado. 


Imagine ter de procurar em diversos arquivos diferentes as informações de um mesmo paciente. 


Com uma boa organização e a centralização dos dados, fica muito mais fácil se relacionar com os seus clientes.


Como engajar os pacientes no pós-consulta?


Existem muitas práticas que você pode utilizar para engajar os pacientes no pós-consulta. Em muitas delas, é possível contar com a ajuda da tecnologia para facilitar o processo.


Confira, a seguir, algumas dicas preciosas que vão te ajudar no engajamento e fidelização dos pacientes:


Pesquisa de satisfação


Uma dica muito importante para engajar pacientes é enviar uma pesquisa de satisfação logo após o término da consulta.


Com a experiência ainda fresca na memória, o paciente pode informar com propriedade o que mais gostou em seu atendimento e também apontar possíveis desconfortos.


Muitas vezes, as pessoas não estão inclinadas a fazer uma reclamação espontânea - a não ser que o problema tenha sido muito grave. 


Mesmo assim, não poder falar sobre o assunto pode aumentar sua insatisfação com algo simples. Desse modo, incentivar feedbacks é importante para que os pacientes sintam que suas demandas serão consideradas.


É possível realizar esse procedimento de modo automatizado com um software médico, como o Feegow Clinic.


Experiência do paciente


Para garantir o engajamento do paciente, é preciso que o seu atendimento possua valor agregado. 


Com tantos profissionais no mercado, é fácil para o paciente procurar outra alternativa - caso seu atendimento não possua algum diferencial.


Portanto, investir em uma experiência de atendimento diferente do padrão ajuda a manter o público engajado.


Isso pode ser feito por meio do atendimento humanizado, no qual você trata o paciente de maneira empática e acolhedora.


Assim, ele não se sentirá apenas mais um em meio a tantos clientes. Pelo contrário, verá que você se importa com o seu bem-estar e entende o que está sentindo.


Confirmação e lembrete de consulta


Outra dica é apostar na comunicação com os pacientes, enviando confirmação e lembrete de consultas.


Esta prática ajuda as pessoas a não se esquecerem dos seus horários e ainda cria uma proximidade maior com eles.


Neste ponto, a tecnologia também pode ajudar. O Feegow Clinic, por exemplo, possui a funcionalidade de confirmação e lembrete de consultas automáticos.


Quando o dia marcado se aproxima, o sistema envia uma mensagem via SMS, WhatsApp ou e-mail para lembrar o paciente de seu horário. 


3 benefícios dos cuidados pós-consulta 


Satisfação dos clientes


Um dos principais benefícios do pós-consulta é a garantia de satisfação dos pacientes.


Isso acontece tanto por causa da maior proximidade no relacionamento médico-paciente, como pelas práticas que envolvem o processo. Ou seja, as pesquisas de satisfação, a melhora da comunicação e o atendimento humanizado.


Fidelização dos pacientes


Como consequência da satisfação e do engajamento, os pacientes se tornam recorrentes.


Ter um bom número de clientes fidelizados garante previsibilidade na receita da clínica e ajuda a manter a agenda cheia.


Mais recomendações


Outro benefício é o aumento de recomendações espontâneas que seus pacientes fazem.


As pessoas gostam de recomendar a pessoas próximas serviços que foram bons para elas. 


Com esse diferencial em sua clínica, novos clientes irão surgir por recomendação de seus pacientes já fidelizados.


Agora que você já sabe como engajar os pacientes no pós-consulta, que tal aprender um pouco mais sobre outro tipo de engajamento?


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Perguntas frequentes:

Qual é a importância do pós-consulta na relação médico-paciente?

O pós-consulta é importante para manter uma relação de proximidade e confiança entre médico e paciente.

Como engajar os pacientes no pós-consulta?

Realizando pesquisas de satisfação, oferecendo um atendimento humanizado, estando disponível para responder dúvidas e mantendo uma comunicação fluida com o paciente.

Quais são os benefícios dos cuidados pós-consulta?

Fidelização e satisfação dos clientes e mais recomendações espontâneas.