Quem é o paciente online? Entenda seu perfil e comportamento!
O paciente online está cada vez mais presente na agenda de médicos do mundo inteiro. Com a facilidade de acesso à internet e a rotina intensa da sociedade moderna, a adesão à tecnologia é uma das principais características deste perfil.
A telemedicina, como você sabe, possibilitou muitas oportunidades aos médicos e tem se tornado uma tendência nos consultórios. Nesse sentido, entender as necessidades do paciente digital é essencial para enriquecer a experiência da sua teleconsulta.
Neste conteúdo, entenda mais sobre este perfil e confira maneiras para implementar a saúde digital na sua clínica médica. Tenha uma excelente leitura!
Qual é o perfil do paciente online?
O perfil do paciente online é predominante formado por mulheres jovens, entre 25 e 34 anos, que residem em grandes cidades e possuem trabalho estável. Elas procuram o atendimento digital para si e sua família, principalmente filhos. Esses dados vêm do estudo da Doctoralia, maior marketplace de saúde do mundo e proprietária da Feegow.
O levantamento indica que o objetivo desse perfil é economizar tempo e ter mais conforto para cuidar da saúde. Portanto, usa os recursos digitais com muita frequência e sempre opta por atendimentos no período matutino. Além disso, tem preferência por fazer o agendamento de consulta online via smartphone, já que é mais prático e usual.
A pesquisa da Doctoralia também apontou quais são as principais buscas na saúde digital. Veja:
Especialistas | Doenças | Serviços |
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Essas informações facilitam a aplicação de estratégias mais assertivas de comunicação e vendas. Assim, é possível otimizar a experiência do seu paciente online e aumentar a fidelização e atração deles.
Como melhorar o atendimento de pacientes online?
Pensando em facilitar a transformação digital na sua clínica para que você possa oferecer uma experiência cada vez mais otimizada, trouxemos três dicas importantes. Acompanhe:
Tenha humanização do trabalho
Outro estudo da Doctoralia mostrou que o atendimento humanizado de modo geral é uma prioridade para as pessoas. Por isso, essa prática deve ser implementada em todas as áreas.
Quando falamos em telemedicina, esse assunto merece uma atenção ainda mais especial. Afinal, por não ter a presença física, a relação entre médico e paciente naturalmente já não é tão próxima.
Investir em uma comunicação empática, acolhedora e acessível fará com que o paciente online se sinta mais confortável. Aproveite que ele estará literalmente em casa e reforce que aquele é um ambiente seguro para deixá-lo mais à vontade.
Ofereça uma boa experiência digital
Telemedicina não é simplesmente marcar um horário na agenda e mandar um link para o paciente digital. É preciso ter todo um suporte virtual para que a teleconsulta seja positiva.
O primeiro passo é criar um bom site, com navegação e agendamento online simplificados. Ter uma área do paciente, onde ele consiga acessar as datas das consultas, encontrar sua receita digital e checar seu prontuário eletrônico são grandes diferenciais.
Outro ponto de destaque são as ferramentas de comunicação digital, como WhatsApp, Instagram, chats, dentre outros. Esses recursos podem ser automatizados para mensagens padrões, porém humanizadas.
Dessa forma, o paciente terá as respostas para as dúvidas mais simples de maneira rápida. Um exemplo é o horário de funcionamento. Porém, é importante que também haja um atendente que responda pelo menos em horário comercial.
Escolha uma plataforma completa
Contar com um software que contemple recursos para medicina digital é mais uma forma de melhorar ainda mais a experiência do paciente online. Além de facilitar e otimizar a gestão da clínica, você usufrui de diversas ferramentas para personalizar o atendimento, como:
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- Prontuário eletrônico;
- Teleconsulta integrada ao sistema;
- Receita médica digital;
- Agendamento de consultas online.
Um software médico também é uma maneira de garantir a segurança aos dados do paciente e oferecer um ambiente apropriado para a consulta. Tudo pode ser centralizado, padronizado e operado por uma só pessoa, facilitando também a rotina do médico.
Como levar a transformação digital para sua clínica?
Para implementar a transformação digital na sua clínica, o primeiro passo é analisar seu negócio. Comece mapeando as necessidades dos pacientes digitais e compreendendo os gargalos que existem nos processos como um todo, do atendimento ao financeiro.
Pode ser que você precise responder dúvidas antes das teleconsultas, o que pode ser solucionado automatizando o WhatsApp. Ou então, talvez seu maior desafio esteja no tempo de produção de receitas digitais, por exemplo.
Ao identificar as dores do seu processo de telemedicina, fica mais fácil descobrir as soluções. Aqui entra o segundo passo, que é fazer uma pesquisa para descobrir quais plataformas online estão disponíveis no mercado para sanar tais desafios.
Neste momento, considere desde a capacidade de entrega, suporte técnico, facilidade de uso, diversidade de funções e centralização das informações, até os detalhes mais específicos, como integração com determinadas ferramentas.
Muitos softwares médicos, como o Feegow Clinic, disponibilizam período de teste grátis, para que assim você possa basear sua tomada de decisão por meio da prática do sistema.
No Guia sobre Clínica Médica do Futuro, mostramos como estar por dentro de tendências de diversas áreas. O que é essencial para escolher as melhores soluções e modernizar a sua clínica.
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Perguntas frequentes:
Existe um padrão de paciente online?
É possível encontrar um padrão de paciente online. Trata-se de uma mulher jovem e com trabalho estável, que reside na área urbana e procura facilidade e otimização na rotina, para cuidar de si e de sua família.
É mais vantajoso ter um paciente digital ou presencial?
Sim. A teleconsulta é um formato fácil de encaixar na rotina tanto do médico como do paciente. Além disso, não é preciso investir em um ambiente físico, que possui algumas despesas, como contas de luz, água, aluguel, etc.
Como melhorar a experiência com saúde digital?
O gestor da clínica médica deve investir principalmente na transformação digital e o primeiro passo é aderir a um software médico completo. Desenvolver um site com boa usabilidade e ter uma boa comunicação nas redes sociais também é importante.