10 Abril 2023

Feegow Clinic: o maior aliado na organização financeira da sua clínica!

A organização financeira é um processo muito importante para qualquer empresa. É através do controle das finanças que o gestor consegue monitorar os gastos, o faturamento, definir metas e conquistar o sonho de expandir o negócio. Na área da saúde, a realidade é a mesma.

No entanto, realizar esse acompanhamento manualmente, com planilhas ou cadernos, leva tempo, sem contar com os riscos de erros. Esquecer de fazer um repasse e até mesmo de pagar uma conta são alguns exemplos.

O melhor caminho para gerenciar o dinheiro da clínica de maneira assertiva é apostar em um software médico completo e fácil de usar, como Feegow Clinic. Continue lendo para entender como essa ferramenta descomplica a rotina do seu consultório. Boa leitura! 


A importância da organização financeira para clínicas médicas

A importância da organização financeira é garantir que o consultório funcione de forma sustentável, ou seja, dê lucro e mantenha a qualidade operacional. Para isso, o financeiro deve estar equilibrado, com as contas em dia, uma reserva para imprevistos e uma quantia para investir.

O que só acontece quando todas as tarefas são monitoradas e estão conectadas umas com as outras. Na prática, é o mesmo que, ao comprar um novo computador para a recepção, este valor seja sinalizado nas contas a pagar, por exemplo. 

Com um bom controle financeiro, o gestor da clínica médica tem a clareza que precisa para mapear cada atividade, entrada e custo. Assim, fazer um planejamento de expansão fica bem simples. Outra vantagem é melhorar o serviço oferecido, fazendo investimentos conforme a realidade da empresa.  

Porém, manter o financeiro controlado não é tão simples assim. No próximo item, listamos os principais desafios que gestores na área da saúde enfrentam quando o assunto são as finanças. Acompanhe. 

Quais os principais problemas financeiros de uma clínica?

Não é raro encontrarmos gestores da área da saúde com dificuldades para gerir o fluxo de dinheiro. Acontece que esses desafios são comuns a todas as empresas. Confira os principais. 

Falha na gestão do fluxo de caixa

Na Organização financeira, controlar o fluxo de caixa é fundamental. Afinal, este processo registra todas as entradas e saídas de dinheiro da clínica médica e o gestor deve acompanhá-lo de perto.

Contudo, quando não tem uma ferramenta para monitorar todas as movimentações, alguma transação pode ficar de fora, prejudicando o controle financeiro. O que não acontece quando ao usar o software médico da Feegow Clinic.

Essa tecnologia elimina a alimentação manual do fluxo de caixa, os erros humanos e o retrabalho para corrigi-los, otimizando o controle das finanças e a gestão do consultório.

Mistura de contas pessoais e profissionais

Outro desafio é a mistura das contas pessoais com as da clínica, que pode trazer consequências sérias à gestão. Isso porque um gasto pode ficar sem registro, dificultando o controle financeiro. 

Evitar usar o cartão de crédito do consultório para gastos pessoais, definir um pró-labore e não fazer retiradas do caixa são essenciais para a saúde financeira da empresa.  

Falta de planejamento tributário

O pagamento dos impostos pesa bastante no orçamento financeiro, mas é algo fundamental para que o consultório funcione conforme a lei. Os principais tributos são: 

  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL);
  • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Vale lembrar que os impostos são cobrados de maneiras diferentes e em datas específicas. O PIS e INSS são cobrados em folha de pagamento, por exemplo. 

Para manter a saúde financeira da sua clínica médica e evitar surpresas indesejadas, como uma multa porque esqueceu de pagar uma taxa, é preciso acompanhar o formato dessas cobranças. Contar com um suporte do contador ajuda nesse controle.  

Não criar fundos de emergência

Emergências existem a todo o momento, tanto na medicina quanto na área financeira. Uma das principais falhas na gestão das finanças é não criar um fundo que prepare o consultório para esses desafios. 

Qualquer empresa bem sucedida conta com uma reserva. Ela assegura que as contas fiquem no azul quando acontecerem situações que fujam do orçamento, permitindo que a clínica médica atravesse um momento de tensão com tranquilidade. 

Glosas médicas

Quando ocorre algum atendimento por convênio, o consultório deve reportar todos os documentos para a seguradora ou plano de saúde. Caso ocorra algum erro de preenchimento, todo o processo é pausado e retomado desde o início. Isso tranca os pagamentos que seriam repassados para o consultório. 

As glosas médicas acontecem com frequência, sendo um contratempo comum na clínica médica. Dessa forma, o financeiro deve estar preparado para suprir essa demora. 

A boa notícia é que todo esse processo pode ser digitalizado com o Feegow Clinic, sem chances de erros e com mais rapidez.  

Problemas financeiros? Não com o Feegow Clinic

Para ajudar gestores como você a organizar financeiramente a clínica médica, a Feegow Clinic desenvolveu um software médico para ajudar no gerenciamento de todas as movimentações do financeiro.

O Feegow Clinic foi criado em conjunto com médicos e o objetivo dessa ferramenta é facilitar a gestão das finanças da clínica, dando a visão geral que você precisa para tomar as melhores decisões.

Controle de entradas e saídas, receitas e despesas fixas, extrato de contas e posições são algumas vantagens desse software médico, que é a solução mais completa para revolucionar a sua operação. 

Conheça mais recursos do Feegow Clinic clicando aqui!

Feegow Clinic. Faça o seu teste grátis!

Preencha o form e comece a usar agora mesmo.

Perguntas frequentes:

Por que ter uma organização financeira?

Porque a organização financeira garante que a clínica médica tenha todos os recursos financeiros que precisa para manter a operação funcionando com qualidade.

Quais riscos a falta de organização financeira pode trazer?

Falta de dinheiro em caixa para imprevistos, atrasos nos pagamentos de contas e impostos, além de inviabilizar o crescimento.

Como ter uma organização financeira ideal para minha clínica?

Monitorando todas as movimentações financeiras com auxílio de um software médico, como o Feegow Clinic.