13 Abril 2023

Como prezar e incentivar a humanização na saúde do idoso?

Estamos testemunhando um acelerado envelhecimento da população brasileira. Diante dessa mudança na estrutura etária no país, é natural que aumente também o número de pacientes idosos nas clínicas. 


Este público possui necessidades e demandas específicas de atendimento. Entre elas a humanização na saúde do idoso


Neste artigo, você aprenderá mais sobre os cuidados humanizados, como ter uma boa comunicação com idosos, qual é a atenção básica a ser oferecida, entre outros. Continue a leitura e confira! 


A importância da humanização na saúde do idoso


Segundo pesquisa da Doctoralia, 63% dos pacientes entendem que o cuidado humanizado é a coisa mais importante em uma consulta. 


Quando o assunto é saúde do idoso, a humanização se torna uma atenção básica. Por conta das condições emocionais e físicas naturais no processo de envelhecimento, o bom acolhimento faz toda a diferença nos cuidados. 


Por meio de uma assistência humanizada e personalizada, os profissionais de saúde garantem mais qualidade à saúde física e emocional do paciente. 


Isso porque, é necessário mais delicadeza durante as consultas, atenção sobre a real necessidade de determinados procedimentos e exames. 


A prioridade no atendimento é apenas um dos pontos, que inclusive é obrigado em lei. Sabendo da importância e necessidade, o Governo Federal implementou a Política Nacional de Saúde do Idoso (PNSI), em 1996. Nela, há condições criadas para promover autonomia, integração e participação efetiva desta faixa etária na sociedade. 


Além disso, o Ministério da Saúde iniciou a expansão da humanização na saúde do idoso com a criação da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS), em 2003. O intuito é justamente fazer com que o ambiente público hospitalar apresente uma gestão democrática, coletiva e positiva. 


Todos os envolvidos são beneficiados pela conduta afetiva, aumentando tanto a satisfação e bom relacionamento com o paciente quanto a facilidade no trabalho do médico. 


Treinamento da equipe para a humanização e acolhimento à pessoa idosa 


Para implementar a humanização na saúde do idoso e garantir uma boa qualidade e padrão no atendimento, vale a pena investir em treinamentos para sua equipe


Alinhe com seu time interno quais são as diretrizes a seguir e crie uma política de comunicação com idosos. 


Lembre-se de incluir todos os profissionais da clínica nessa conversa, pois desde a secretária até o pessoal da limpeza precisam ter alguns cuidados com esses pacientes. 


Além disso, fornecer materiais de estudo para os colaboradores também é uma ótima prática. Existem diversos cursos online gratuitos que você pode oferecer à sua equipe. Veja alguns deles:



O papel da comunicação não violenta 


Você que se preocupa com a qualidade do atendimento e satisfação dos pacientes deve incluir a comunicação não violenta na cultura da sua clínica. 


Seu conceito basicamente trabalha as habilidades de fala e escuta do profissional, fazendo com que o mesmo gere conexões mesmo quando a informação não é positiva. Esse tipo de comunicação com idosos é fundamental para exercer a humanização e cuidados na saúde. 


Por meio dela, o médico passa a ter mais consciência e percepção da necessidade real de cada paciente. Por exemplo, a pessoa idosa que apresenta depressão precisará de uma fala mais acolhedora do que um paciente sem complicações psicológicas e emocionais. 


Para ter essa visão de como agir de acordo com a vivência de cada pessoa, é importante:


  • Perceber comportamentos;

  • Fazer questionamentos sutis sobre a vida;

  • Ter uma escuta ativa;

  • Demonstrar respeito e atenção. 


O criador desse método, Marshall Rosenberg, propõe quatro fatores que devem ser bem expressados pelo profissional da saúde. São eles: 


1. Observação


A observação deve ser a primeira conduta da comunicação não violenta. É analisando o comportamento e fala do paciente que identifica-se a necessidade intrínseca dele. Para isso, observe sem julgamento, e veja como ele corresponde conforme a consulta vai desenrolando. 


Assim, é possível compreender de que forma se comunicar respeitosamente com o idoso, e então gerar mais confiança e credibilidade no que você diz. 


2. Sentimento


Durante o atendimento humanizado, procure saber qual é o verdadeiro sentimento do paciente. Por meio do entendimento da vulnerabilidade, o médico consegue compreender qual será o melhor tratamento (dentro das possíveis opções). 


Por exemplo, um idoso que está com vergonha da aparência que a Trombose Venosa Profunda (TVP) causou em sua perna, irá preferir algo que melhore o aspecto da sua pele. 


3. Necessidades


A necessidade do idoso será sempre baseada em seu comportamento e sentimento. Seguindo o exemplo dado anteriormente, apenas passar medicamentos anticoagulantes para a trombose não irá deixar o paciente 100% feliz. 


Recomendar meias de compressão da cor da pele auxiliará no tratamento, e ainda resolverá o sentimento negativo que a doença causou. Essa é a verdadeira atenção básica que o médico focado em prestar um atendimento humanizado deve ter. 


4. Pedido


Por fim, depois da aplicação do cuidado humanizado, o médico terá conquistado a confiança e empatia do paciente. Isso facilita a adesão ao tratamento de modo correto e integral


Para isso, é importante fazer o “pedido”, ou seja, a recomendação médica, de forma positiva e explicativa. Evitar frases abstratas, vagas e ambíguas facilitará a compreensão do idoso, e garantirá uma melhor conduta por parte dele. 


Pratique o cuidado centrado no paciente 


A humanização e acolhimento à pessoa idosa anda lado a lado com o cuidado centrado no paciente. Essa é uma prática defendida na medicina para que o profissional execute um atendimento personalizado, seguindo as vontades e demandas dos indivíduos


Para aplicar esse método, há uma série de orientações que o médico deve implementar na sua rotina. São elas: 


  • Possui respeito pelos valores, preferências e necessidades dos pacientes;

  • Coordena e integra o cuidado, ofertando apoio e personalização;

  • Informa, comunica e educa os paciente da melhor forma possível; 

  • Promove conforto físico e apoio emocional ao enfermo;

  • Envolve os familiares e amigos na comunicação, a fim de proporcionar em conjunto o melhor ao idoso;

  • Oferece ao paciente possibilidades dele dar continuidade ao tratamento e realizar uma transição positiva na rotina;

  • Facilita o acesso ao cuidado humanizado. 


Para aplicar o que explicamos neste artigo é fundamental acabar com os processos engessados, longos e complexos no atendimento. 


Isso porque, sem otimizar a sua gestão clínica, você acaba perdendo tempo em operações administrativas. Tempo e atenção que poderiam ser dedicados aos seus pacientes.


Para solucionar esse problema, o ideal é investir em tecnologias automatizadas que aceleram o seu dia a dia clínico. A Feegow preparou um Pacote de Formulários Médicos para você facilitar o preenchimento das suas anamneses, e ainda disponibiliza a edição e personalização delas. Baixe o material gratuitamente e confira!


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Perguntas frequentes:

A humanização do atendimento é uma tendência no setor de saúde?

Segundo pesquisa da Doctoralia, o atendimento humanizado é o fator mais importante durante uma consulta. Por isso, essa conduta médica vem sendo cada vez mais praticada no mercado.

A humanização do atendimento ao idoso melhora os resultados clínicos?

Com a humanização na saúde do idoso, o mesmo acaba apresentando melhor recepção ao tratamento, mais confiança com o médico e mais qualidade física e emocional como um todo.

Qual o impacto do acolhimento na satisfação do paciente?

Quando se proporciona a humanização e acolhimento à pessoa idosa, o impacto é positivo tanto ao paciente quanto ao profissional. Enquanto o enfermo recebe um atendimento de maior qualidade, o médico tem seu trabalho facilitado.