11 Abril 2023

Otimize o faturamento de convênios médicos através do Feegow Clinic!

O controle das contas a pagar e receber é um processo importante em qualquer empresa. Na clínica médica, torna-se algo que merece atenção redobrada, devido às especificidades desse tipo de negócio. As glosas médicas são um exemplo e afetam diretamente o faturamento de convênios médicos. 

Gerenciar o financeiro de forma assertiva, evitar erros, retrabalho e as perdas é um desafio de todo gestor da área médica. Para descomplicar essas tarefas, contar com um software médico é uma excelente opção.

O Feegow Clinic é um sistema completo e fácil de usar, por isso é o melhor aliado dos faturistas. Continue lendo para entender como essa plataforma otimiza o faturamento de guias médicas. Boa leitura!


O faturamento de convênios médicos merece atenção especial

Diferente do que muitos gestores pensam, o faturamento de convênios médicos inicia quando o consultório realiza um procedimento autorizado pelos planos. Ter atenção a este processo é fundamental para garantir a saúde financeira da clínica. 

Isso significa ter dinheiro suficiente para manter a operação funcionando com qualidade, enquanto os valores ainda não entraram no caixa. Afinal, é comum haver uma certa demora no recebimento dos convênios devido a vários fatores e um deles são as glosas médicas. 

Elas ocorrem quando um documento não foi preenchido corretamente, travando o pagamento. Essas divergências nas informações afetam negativamente a gestão. 

Mesmo com esse desafio, é válido atender pelos planos de saúde, pois existe uma grande procura por espaços clínicos credenciados. 

O ideal para otimizar o financeiro é recorrer a um software médico. Por meio dele, é possível monitorar desde a emissão das guias de consulta até o recebimento dos valores. Assim, você terá uma visão geral das finanças, podendo se planejar melhor até receber do plano.   

Como evitar glosas no faturamento do convênio?

Com um processo eficiente de faturamento de convênios médicos, você pode reduzir ou até mesmo evitar as glosas. Um dos passos importantes é conhecer e entender como são gerados os principais tipos. Confira: 

Glosa administrativa

A glosa administrativa é a mais comum entre todos os tipos. Ela diz respeito à recusa do pagamento por conta de erros administrativos, devido às falhas no preenchimento dos documentos que foram repassados ao plano de saúde. 

Assim como são as mais comuns, também são as mais simples de serem resolvidas, já que são geradas pela digitação ou cálculos equivocados dos procedimentos. Para solucioná-las, basta revisar a documentação, corrigir os dados e enviá-la ao convênio.  

Glosa técnica

Esse tipo de glosa médica ocorre quando algum procedimento médico é contestado pelo plano de saúde. Ela tem relação com serviço que foi prestado ao paciente e avaliado pelo convênio como não necessário ou improcedente. 

A glosa técnica também pode acontecer quando existem inconsistências nos dados. Ou seja, na guia está previsto certo procedimento, mas o paciente sofreu outro. Isso inclui desde a internação até os medicamentos utilizados. 

A solução da glosa técnica vai depender da análise dos gestores e auditores. O que pode impactar decisivamente no faturamento dos convênios médicos, no sentido de emperrar pagamentos que estavam previstos no fluxo de caixa.

Glosa linear

A glosa linear é simples de ser identificada e resolvida. Trata-se de uma inconsistência do próprio convênio e que, geralmente, não é informada aos prestadores. 

Um exemplo é quando o plano de saúde alega que certo medicamento utilizado tem um valor muito abaixo da realidade. Para evitá-la, é importante que a clínica tenha os registros de todas as operações financeiras e procedimentos médicos realizados. 

Como um software pode ajudar no seu faturamento?

Para ter uma gestão financeira eficiente, é importante contar com um software médico para gerenciar o faturamento de convênios médicos. O Feegow Clinic é uma dessas plataformas e possui várias funcionalidades para executar essa tarefa com rapidez e eficiência. 

Com nosso autorizador online automatizado, o gestor financeiro consegue autorizar e cancelar guias com o clique. Além disso, é possível fazer a emissão rápida  de guias de consulta, SP/SADT e honorários baseado nos dados de atendimento e agendamento. Uma integração total com financeiro, repasses e estoque.

São mais de 200 funcionalidades para descomplicar e agilizar o seu dia a dia, como administração de lotes e geração de XML, controle de glosas completas e parciais. Tudo na palma da sua mão. 

Não deixe para depois o que pode ser facilitado hoje: clique aqui e conheça o Feegow Clinic!

Feegow Clinic. Faça o seu teste grátis!

Preencha o form e comece a usar agora mesmo.

Perguntas frequentes:

O que é faturamento de convênios?

É o processo de cobrança que se inicia na execução de um procedimento médico até o recebimento via planos de saúde.

O que são glosas médicas?

Divergências de informações entre clínica médica e convênios, que afetam negativamente a saúde financeira do consultório.

Como evitar glosas médicas?

Entendendo as causas das glosas médicas e contar com um software médico para gerenciar todo o processo.