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Por que você abrir um consultório online? Entenda o que é preciso!

Escrito por feegowclinic | 22 Maio 2021

Já pensou em como seria ter um consultório online? Sabia que isso é possível graças à tecnologia?

O atendimento médico virtual é uma das grandes tendências para o setor da Saúde e promete seguir avançando a cada dia.

A pandemia acelerou a popularização dessa modalidade. Porém, quando a COVID-19 for controlada, os consultórios online vão permanecer. São vários os motivos para isso: mais comodidade, acompanhamento médico frequente, foco na prevenção e muito mais. 

No entanto, para que tudo isso seja possível, é preciso contar com o suporte e a estrutura tecnológica adequada. Nesse sentido, uma plataforma de gestão clínica é essencial para abrir o seu consultório online.

Continue a leitura e saiba como ela pode te ajudar tanto na abertura, como no seu dia a dia!

Mas, o que é um consultório online? 

O consultório online é uma solução de atendimento médico virtual. Com ele, os pacientes não precisam sair do conforto do seu lar para comparecer à consulta. 

A utilização se popularizou na pandemia, seja por clínicas oferecendo o serviço ou pelos próprios pacientes aderindo. 

Para reduzir a capacidade oferecida na operação presencial, devido às medidas de segurança contra a COVID-19, adotar cuidados especiais para que as pessoas continuem tendo acesso à saúde é essencial. 

Abrir um consultório online faz parte de uma estratégia que conecta médicos e pacientes no ambiente digital. Algumas das ferramentas utilizadas com esta finalidade são:

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Como funciona um consultório no ambiente digital? 

O consultório virtual pode funcionar tanto para clínicas em estágios iniciais quanto para estabelecimentos já consolidados. O ambiente virtual representa a possibilidade de  ampliação do atendimento, de forma fácil e segura em muitos casos. 

Para que o consultório online funcione, os processos de telemedicina precisam ser digitalizados. Assim, as informações se tornam disponíveis para médicos, pacientes e corpo clínico. 

Ter uma página na internet e um software clínico são pontos de partida essenciais. Dessa forma, você pode promover uma comunicação integrada e eficaz entre os envolvidos. 

Passo a passo para abrir o seu consultório online

Para oferecer seus serviços a pessoas que, por qualquer motivo, não podem comparecer presencialmente à consulta, invista em alguns pontos estratégicos:

Trabalhe o marketing digital da sua clínica

Uma boa estratégia de marketing digital facilita que os pacientes encontrem sua clínica no Google. Isso oferece visibilidade ao seu negócio, além de formar sua autoridade online. 

A presença nas redes sociais também é importante, pois muitas vezes é onde estão seus futuros pacientes. Lá, eles podem acessar informações relevantes sobre saúde e adquirir conhecimento em relação à sua empresa. Uma boa imagem favorece a fidelização. 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) já autoriza este tipo de conteúdo, que se tornou fundamental para propagar informações educativas especializadas.

Leia também: O que diz a lei sobre atendimento médico online e como gerenciar?

Crie uma página na internet

Para construir sua presença digital, ter uma página na internet é uma porta de entrada incrível. Mais do que isso, com essa ferramenta a seu favor, você pode firmar seu consultório virtual. 

 

Muitas vezes, existe a possibilidade de integrar uma plataforma de atendimento ao seu site. Isto facilita não apenas que o paciente encontre o seu negócio, mas também marque uma consulta. 

Organize a agenda online

Sincronizar as agendas dos médicos é fundamental para que o atendimento virtual da clínica funcione. Muitas vezes, os profissionais trabalham em mais de um local, e esta organização evita erros no agendamento. 

Uma possibilidade para evitar conflitos de horários é definir quando o profissional não estará disponível, bloqueando a marcação de consultas nesse período.

Além disso, o planejamento da agenda se torna mais rápido e eficiente tanto para a clínica quanto para o médico. A vantagem para o paciente é o conforto e a praticidade na hora de agendar seu atendimento online. 

Faça o uso do prontuário eletrônico 

O prontuário eletrônico é uma das principais ferramentas do consultório online. Com ele, os médicos têm acesso ao histórico do paciente, dados cadastrais, medicamentos já prescritos e evolução de doenças. 

Essas informações são muito importantes antes da realização de novos procedimentos. O recurso ainda torna os futuros atendimentos mais rápidos e assertivos. 

Automatize o relacionamento com os pacientes 

O envio de lembretes de consulta e pesquisas de satisfação é algo interessante para o atendimento online. Faz parte da experiência do paciente receber comunicações da sua clínica para se sentir mais próximo e acolhido. 

Assim, não só você colhe o feedback do que precisa melhorar, mas também conquista a confiança das pessoas ao se preocupar com o bem-estar e a qualidade do atendimento. 

Conte com a plataforma Feegow Clinic

Um consultório virtual precisa de recursos para atendimento, como envio de receitas e laudos a distância. Ter um ambiente confiável para realizar essa interface entre médico e paciente é fundamental para uma experiência digital completa. 

5 benefícios ao abrir um consultório virtual com Feegow Clinic 

Abaixo, listamos quais são os 5 principais benefícios de abrir um consultório virtual com a Feegow Clinic. Continue lendo!

1. Possibilidade de receituário online

Uma das grandes necessidades no atendimento remoto é a emissão de receita digital. Com o Feegow Clinic, isso já é possível! O médico faz a receita e, assim que o paciente a recebe, pode imprimir para apresentar em uma farmácia. 

Além da praticidade, outra vantagem é que o preenchimento digital evita incompreensão na escrita do medicamento e da dosagem indicada. Inclusive, a receita permanece no sistema e no histórico do paciente, podendo ser consultada em novos atendimentos. 

2. Facilidade na coleta de dados 

Com informações digitais, a sua coleta para avaliação de históricos dos pacientes é mais fácil. Este acesso possibilita também fazer um levantamento para conhecer melhor seu público, entender as doenças mais comuns a serem tratadas, descobrir a média de faixa etária, entre outros aspectos. 

O armazenamento e a sistematização destes dados facilitam os processos administrativos assim como o resgate de valores de faturamento. Você também pode fazer esses processos por meio de um software médico!

3. Envio de laudos digitais

O atendimento online deve ter um ambiente que permita o envio rápido e seguro de laudos digitais. Tanto o médico quanto o paciente recebem o laudo logo após a realização de um exame, o que facilita para ambos o acesso ao resultado. 

Isso economiza tempo de deslocamento do paciente e de atendimento do médico. 

4. Otimização do tempo da equipe

Um dos grandes benefícios do ambiente virtual é a agilidade em momentos pré e pós consulta, por conta de recursos de automatização. 

Além disso, a tecnologia melhorou a experiência do paciente com a possibilidade de lembretes de consulta, assim como tornou mais eficiente a gestão da agenda médica. 

5. Melhora na gestão da clínica

A maioria das rotinas administrativas podem ser executadas com o Feegow Clinic. Isso porque o software oferece mais de 200 funcionalidades para a gestão da sua clínica. Desde o atendimento até o back office.

Quer levar conforto e comodidade aos seus pacientes com o atendimento online e ainda otimizar a administração do seu negócio? Conheça o Software Telemedicina Feegow que é um adicional do sistema mais completo de gestão clínica disponível no mercado!

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Perguntas frequentes:

O que é consultório online?

O consultório online é uma solução para o atendimento de pacientes e a realização de processos pela internet.

Como funciona um consultório online?

Os processos do consultório online precisam ser digitalizados, oferecendo informações para médicos, pacientes e corpo clínico.

Por que abrir um consultório online?

Um consultório online traz diversos benefícios para médicos e pacientes. A solução se tornou mais importante do que nunca no período de pandemia, mas promete continuar.