Já pensou em como seria ter um consultório online? Sabia que isso é possível graças à tecnologia?
O atendimento médico virtual é uma das grandes tendências para o setor da Saúde e promete seguir avançando a cada dia.
A pandemia acelerou a popularização dessa modalidade. Porém, quando a COVID-19 for controlada, os consultórios online vão permanecer. São vários os motivos para isso: mais comodidade, acompanhamento médico frequente, foco na prevenção e muito mais.
No entanto, para que tudo isso seja possível, é preciso contar com o suporte e a estrutura tecnológica adequada. Nesse sentido, uma plataforma de gestão clínica é essencial para abrir o seu consultório online.
Continue a leitura e saiba como ela pode te ajudar tanto na abertura, como no seu dia a dia!
O consultório online é uma solução de atendimento médico virtual. Com ele, os pacientes não precisam sair do conforto do seu lar para comparecer à consulta.
A utilização se popularizou na pandemia, seja por clínicas oferecendo o serviço ou pelos próprios pacientes aderindo.
Para reduzir a capacidade oferecida na operação presencial, devido às medidas de segurança contra a COVID-19, adotar cuidados especiais para que as pessoas continuem tendo acesso à saúde é essencial.
Abrir um consultório online faz parte de uma estratégia que conecta médicos e pacientes no ambiente digital. Algumas das ferramentas utilizadas com esta finalidade são:
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O consultório virtual pode funcionar tanto para clínicas em estágios iniciais quanto para estabelecimentos já consolidados. O ambiente virtual representa a possibilidade de ampliação do atendimento, de forma fácil e segura em muitos casos.
Para que o consultório online funcione, os processos de telemedicina precisam ser digitalizados. Assim, as informações se tornam disponíveis para médicos, pacientes e corpo clínico.
Ter uma página na internet e um software clínico são pontos de partida essenciais. Dessa forma, você pode promover uma comunicação integrada e eficaz entre os envolvidos.
Para oferecer seus serviços a pessoas que, por qualquer motivo, não podem comparecer presencialmente à consulta, invista em alguns pontos estratégicos:
Uma boa estratégia de marketing digital facilita que os pacientes encontrem sua clínica no Google. Isso oferece visibilidade ao seu negócio, além de formar sua autoridade online.
A presença nas redes sociais também é importante, pois muitas vezes é onde estão seus futuros pacientes. Lá, eles podem acessar informações relevantes sobre saúde e adquirir conhecimento em relação à sua empresa. Uma boa imagem favorece a fidelização.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) já autoriza este tipo de conteúdo, que se tornou fundamental para propagar informações educativas especializadas.
Leia também: O que diz a lei sobre atendimento médico online e como gerenciar?
Para construir sua presença digital, ter uma página na internet é uma porta de entrada incrível. Mais do que isso, com essa ferramenta a seu favor, você pode firmar seu consultório virtual.
Muitas vezes, existe a possibilidade de integrar uma plataforma de atendimento ao seu site. Isto facilita não apenas que o paciente encontre o seu negócio, mas também marque uma consulta.
Sincronizar as agendas dos médicos é fundamental para que o atendimento virtual da clínica funcione. Muitas vezes, os profissionais trabalham em mais de um local, e esta organização evita erros no agendamento.
Uma possibilidade para evitar conflitos de horários é definir quando o profissional não estará disponível, bloqueando a marcação de consultas nesse período.
Além disso, o planejamento da agenda se torna mais rápido e eficiente tanto para a clínica quanto para o médico. A vantagem para o paciente é o conforto e a praticidade na hora de agendar seu atendimento online.
O prontuário eletrônico é uma das principais ferramentas do consultório online. Com ele, os médicos têm acesso ao histórico do paciente, dados cadastrais, medicamentos já prescritos e evolução de doenças.
Essas informações são muito importantes antes da realização de novos procedimentos. O recurso ainda torna os futuros atendimentos mais rápidos e assertivos.
O envio de lembretes de consulta e pesquisas de satisfação é algo interessante para o atendimento online. Faz parte da experiência do paciente receber comunicações da sua clínica para se sentir mais próximo e acolhido.
Assim, não só você colhe o feedback do que precisa melhorar, mas também conquista a confiança das pessoas ao se preocupar com o bem-estar e a qualidade do atendimento.
Um consultório virtual precisa de recursos para atendimento, como envio de receitas e laudos a distância. Ter um ambiente confiável para realizar essa interface entre médico e paciente é fundamental para uma experiência digital completa.
Abaixo, listamos quais são os 5 principais benefícios de abrir um consultório virtual com a Feegow Clinic. Continue lendo!
Uma das grandes necessidades no atendimento remoto é a emissão de receita digital. Com o Feegow Clinic, isso já é possível! O médico faz a receita e, assim que o paciente a recebe, pode imprimir para apresentar em uma farmácia.
Além da praticidade, outra vantagem é que o preenchimento digital evita incompreensão na escrita do medicamento e da dosagem indicada. Inclusive, a receita permanece no sistema e no histórico do paciente, podendo ser consultada em novos atendimentos.
Com informações digitais, a sua coleta para avaliação de históricos dos pacientes é mais fácil. Este acesso possibilita também fazer um levantamento para conhecer melhor seu público, entender as doenças mais comuns a serem tratadas, descobrir a média de faixa etária, entre outros aspectos.
O armazenamento e a sistematização destes dados facilitam os processos administrativos assim como o resgate de valores de faturamento. Você também pode fazer esses processos por meio de um software médico!
O atendimento online deve ter um ambiente que permita o envio rápido e seguro de laudos digitais. Tanto o médico quanto o paciente recebem o laudo logo após a realização de um exame, o que facilita para ambos o acesso ao resultado.
Isso economiza tempo de deslocamento do paciente e de atendimento do médico.
Um dos grandes benefícios do ambiente virtual é a agilidade em momentos pré e pós consulta, por conta de recursos de automatização.
Além disso, a tecnologia melhorou a experiência do paciente com a possibilidade de lembretes de consulta, assim como tornou mais eficiente a gestão da agenda médica.
A maioria das rotinas administrativas podem ser executadas com o Feegow Clinic. Isso porque o software oferece mais de 200 funcionalidades para a gestão da sua clínica. Desde o atendimento até o back office.
Quer levar conforto e comodidade aos seus pacientes com o atendimento online e ainda otimizar a administração do seu negócio? Conheça o Software Telemedicina Feegow que é um adicional do sistema mais completo de gestão clínica disponível no mercado!
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O consultório online é uma solução para o atendimento de pacientes e a realização de processos pela internet.
Os processos do consultório online precisam ser digitalizados, oferecendo informações para médicos, pacientes e corpo clínico.
Um consultório online traz diversos benefícios para médicos e pacientes. A solução se tornou mais importante do que nunca no período de pandemia, mas promete continuar.