O tráfego pago é um meio de impulsionar seus anúncios para pessoas mais inclinadas a agendar uma consulta na sua clínica, pois a ferramenta possibilita segmentar o público de acordo com características específicas.
Essa é uma estratégia de marketing digital para o setor da saúde que costuma trazer resultados a curto prazo, por isso é essencial que você saiba como funciona o tráfego pago.
Se o seu desejo é aprender como utilizar esse tipo de estratégia para alcançar resultados rápidos e destacar sua clínica no mercado, continue a leitura!
O conceito de tráfego pago está relacionado à audiência que o seu site ou perfil de rede social recebe por meio de anúncios feitos na internet.
Ele é diferente do tráfego orgânico que possui audiência de maneira não paga. Ou seja, quando o próprio usuário faz uma busca e encontra o seu site, sem nenhuma influência de anúncios.
As fontes do tráfego pago são:
Sendo assim, as pessoas podem encontrar seu canal de comunicação através de posts patrocinados no Instagram, anúncios de destaque no Google, anúncio visual no LinkedIn, entre outros.
Você provavelmente já escutou ou leu muitos termos e siglas ligadas ao marketing digital que não fazem parte do vocabulário de trabalho de um médico ou administrador de clínicas.
Para lhe ajudar a entender esses termos, preparamos uma tabela com os principais conceitos que explicam o básico do tráfego pago para iniciantes. Confira!
Vocabulário do tráfego pago |
Termo | Significado |
Impressões | Número de visualizações do anúncio |
Conversão | Número de vezes que o objetivo da campanha de tráfego pago foi alcançado |
CPM (custo por mil impressões) | Valor a ser pago para que o anúncio seja visualizado mil vezes |
CPC (custo por clique) | Valor a ser pago para que o anúncio receba cliques |
Custo por conversão | Valor a ser pago para atingir o objetivo da campanha de tráfego pago |
Funil de venda | Modelo de estratégia para jornada de compra dos clientes em potencial. Inicia-se em “aprendizagem/descoberta”, o meio é caracterizado como etapa de “reconhecimento do problema”, e finaliza no fundo do funil com a “Decisão/Ação de compra” |
Leads | Clientes em potencial ou contatos que demonstram interesse no produto/serviço |
SEO (Otimização de Mecanismos de Busca) | Conjunto de técnicas usadas para alcançar bom posicionamento do site em buscadores, como o Google |
Taxa de conversão | Cálculo feito para entender o percentual de alcance do objetivo. A fórmula a se aplicar é: número de conversões ÷ número de cliques |
ROAS (retorno por anúncio gasto) | Receita gerada pelo anúncio, baseada nos gastos existentes. A fórmula a se aplicar é: valor do ganho vindo do anúncio ÷ valor do gasto total com o anúncio |
Após aprender o que é essa estratégia de marketing médico e quais são seus principais conceitos, você já tem conhecimento para entender como funciona o tráfego pago.
Basicamente, há duas formas de aplicá-lo: por meio do CPC (custo por clique) e do CPM (custo por mil impressões).
O rankeamento do seu anúncio acontece por meio de um leilão automático. Ou seja, quanto mais dinheiro você colocar, mais aparecerá. Porém, é preciso saber o valor ideal para se investir nesse leilão, para no fim não investir uma quantia alta sem necessidade.
Além disso, é preciso entender também que tipo de abordagem fazer para o marketing digital da clínica. Se a intenção é gerar mais visitas ao site, por exemplo, o ideal é escolher a opção de CPC. Agora, se o objetivo for gerar mais visualizações para a postagem, a melhor escolha é a opção de CPM.
Independentemente de qual opção você usar, tenha cuidado com a formulação dos anúncios. Isso porque, o Conselho Federal de Medicina (CFM) possui uma série de regras, disponíveis no Manual de Publicidade Médica, que sinalizam como o médico deve se comunicar e o que evitar em suas publicidades.
No próximo tópico explicamos mais detalhadamente este assunto.
O Conselho Federal de Medicina, conforme informado anteriormente, estruturou um manual em que define as normas de publicidade médica. Esta regulamentação serve para manter os anúncios dos serviços médicos íntegros e verídicos.
Por exemplo, todo anúncio da área da saúde deve conter o nome e CRM do médico ou diretor técnico. Além disso, há diversas proibições em peças publicitárias do setor, como as que mencionamos abaixo:
O tráfego pago é uma estratégia de marketing digital muito utilizada pelas empresas. Segundo pesquisa da Resultados Digitais, 94% das instituições investem nessa área para gerar crescimento empresarial.
Os principais benefícios que as clínicas encontram ao praticarem o tráfego pago, são:
O mercado entendeu que as pessoas consomem cada vez mais a internet e as redes sociais no dia a dia. Apenas em 2022, o mundo gastou mais de 12 trilhões de horas online. Esse é um dos dados do Relatório de Visão Geral Global Digital 2022, que também revela que os brasileiros ficam em média 10 horas diárias conectados à rede.
Ou seja, se você ainda não está aplicando uma estratégia de marketing médico com qualidade, significa que sua clínica não está conquistando o espaço que poderia no mercado.
Agora que você já entendeu a importância e como fazer o tráfego pago, aprenda como impulsioná-lo para atrair e alcançar mais pacientes em potencial!
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Tráfego pago é aquele em que você investe para ter maior alcance ou engajamento no seu anúncio. Já o tráfego orgânico acontece de modo natural, sem necessidade de aplicar dinheiro para que mais pessoas visualizem seu anúncio.
Significa otimização de mecanismos de busca. Ele é um conjunto de técnicas usadas para alcançar bom posicionamento do site em buscadores, como o Google.
O Conselho Federal de Medicina permite que seja feito tráfego pago para o marketing médico. Porém, é importante que esses anúncios sigam uma série de regras dispostas no Manual de Publicidade Médica, feito pelo CFM.