Marketing digital para clínicas: saiba como alavancar seus resultados
Se você deseja aprender as melhores práticas de marketing digital, veio ao artigo certo!
O Marketing Médico é um conjunto de estratégias que visam colocar a sua clínica ou consultório no radar de pacientes em potencial. Seguindo as normas do CFM sobre publicidade médica, o Marketing digital para clínicas surge como uma alternativa de ganhar presença online e autoridade no seu nicho de atuação.
Aqui vou apresentar algumas dicas fundamentais de marketing digital para clínicas, todas elas com fácil aplicabilidade na sua rotina.
Se você já possui o perfil mas não faz ideia de como começar a postar, continue a leitura!
Qual é o diferencial da sua clínica?
A primeira dica é conhecer os seus pontos fortes, você já se perguntou qual é o real diferencial da sua clínica?
Observe seus pacientes, eles ficam felizes com o atendimento, com o conforto da poltrona, com o preço ou com o bate-papo durante a consulta?
Anote todas as suas percepções e pontue todos os seus atributos positivos. Você pode identificar alguns atributos negativos também, considere melhorá-los futuramente.
Esse momento de observação vai ajudar você a entender também quem é o seu público, assim chegamos a dica número dois!
Uma dica: Você sabia que a Feegow tem um curso de marketing médico gratuito? Quer conhecer mais? É só clicar aqui!
Quem são seus pacientes?
No marketing digital e offline é comum a criação de buyers personas para que possamos conhecer o perfil do nosso público.
Consulte no seu software de gestão médica as informações dos seus pacientes: qual a faixa etária majoritária, sexo, bairro…
Você pode utilizar as informações coletadas pelo seu software como principal fonte de dados na construção da estratégia digital da sua clínica.
Recomendo um software que faça o agendamento online com agenda múltipla integrada, como o Feegow Clinic, para que as confirmações sejam feitas de forma automatizada.
Você pode conhecer mais clicando aqui!
Se você quiser saber mais sobre a construção de personas, no final do texto você vai encontrar um guia completo para download que vai te orientar na construção.
O que publicar?
Imagine um obstetra que deseja atrair um público maior para suas consultas com posts sombrios nas redes sociais, não faria muito sentido para as gestantes.
De posse do perfil do público, planeje posts mensais. Alguns exemplos de conteúdo que engajam no meio digital são os que mostram resultados ou os que dão dicas.
Se você é um Dermatologista, invista em posts que mostram o antes e depois da pele dos seus clientes.
Para área da psicologia, dicas de inteligência emocional ou autoconhecimento podem agradar!
Outro hit que sempre funciona é a apresentação de um procedimento e seus benefícios, seja por e-mail ou por meio de posts nos stories.
Relacionamento
Sabe aquela máxima que diz “quem não é visto não é lembrado”? Mantenha o relacionamento com o seu público, os pacientes ficam lisonjeados quando sentem que estão sendo cuidados.
Envie não só lembretes de consulta, mande também conteúdo relevante. O básico do relacionamento com o paciente é parabenizá-lo no dia do seu aniversário, mas conseguimos ir além com a utilização de um sistema de CRM integrado ao seu software.
Imagina disparar e-mails marketing de forma automatizada a partir das suas regras de envio? Seria incrível enviar dicas relacionadas ao preparo de um exame ou perguntar como vai o pós-operatório.
As recomendações podem estar configuradas por perfil, sua clínica ganhará o carinho do paciente por se importar não apenas no momento da consulta.
Atenção: seus clientes não voltam? Crie mensagens focadas na fidelização e envie por e-mail com o nome do médico, ou no nome do gerente da clínica, pesquisas mostram que e-mails pessoais geram mais impacto do que mensagens no nome da empresa.
Anúncios patrocinados no Google
Sua clínica tem orçamento disponível para a criação de campanhas pagas no Google Ads?
Criar campanhas pagas para a região de atuação atrai muitos pacientes! Com os anúncios pagos você consegue destacar seus principais serviços e incluir o telefone para receber ligações no horário comercial.
Cuidados na hora de promover seus anúncios:
- Localização do anúncio: busque focar na sua cidade, a não ser que sua clínica esteja presente em outros lugares;
- Estabeleça um orçamento diário: no google ads você define o quanto você quer gastar por dia;
- Faça uma pesquisa sobre palavras-chave relacionadas: não utilize muitas palavras em uma única campanha;
- O texto deverá sempre estar relacionado ao conteúdo da página de destino, o google penaliza reduzindo o índice de qualidade do seu anúncio.
Agendamento online e marketing digital combinam?
Ter disponível todos os seus horários para que os pacientes possam agendar é vantajoso, principalmente por economizar o tempo da sua recepção.
Quando o software clínico está integrado ao seu agendamento, você consegue acompanhar em tempo real se a sua estratégia de marketing digital da sua clínica está sendo efetiva.
Sabia que com o Feegow você consegue incluir o código do Google Analytics no seu agendamento para checar a origem dos seus resultados?
A API do Feegow é super bacana e está disponível aqui para que o seu profissional de web consiga integrar e personalizar a visualização. Outra possibilidade é a inclusão do agendamento já integrado, neste caso basta um copiar/colar no seu site!
Espero que essas dicas ajudem a aumentar a procura! Se você gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter:
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Perguntas frequentes:
Existe plano de marketing para clínica médica?
Sim! Assim como qualquer empresa, uma clínica médica deve ter um plano de marketing para conseguir alcançar melhores resultados.
Qual é o melhor texto para propaganda de clínica médica?
O melhor texto é aquele que tenha a ver com os valores da sua clínica. Desta forma, você não tem risco de gerar uma imagem que não quer transmitir.
Vale a pena procurar uma agência para cuidar do marketing da minha clínica?
Se você não tem uma equipe interna responsável pelo marketing da sua clínica, é válido entrar em contato com uma agência. Assim você preocupa apenas com o core da sua clínica e o marketing fica sendo cuidado por eles.