02 Fevereiro 2023

Como colocar em prática o atendimento infantil humanizado na clínica?

O atendimento humanizado é uma maneira de demonstrar empatia. Por meio desse tipo de relacionamento, os médicos de uma clínica médica entendem melhor as dores dos pacientes para apontar soluções adequadas. Tal postura é ainda mais importante no atendimento infantil. 


Afinal, as crianças se sentem mais seguras quando tratadas com bondade, carinho e respeito, qualidades ligadas à empatia. Mas como oferecer um atendimento infantil humanizado? Por que essa forma de interação é tão importante? O que fazer para praticá-lo? Essas perguntas serão respondidas neste artigo. Acompanhe!


O que é o atendimento infantil humanizado na prática?


O atendimento infantil humanizado é um conceito que reúne estratégias que visam melhorar a interação entre o médico e o paciente pediátrico. Dessa forma, você entrega um maior nível de qualidade nos serviços. 


Além disso, a prática médica sai dos moldes formais e avança para um relacionamento que envolve acolhimento, valorização do ser humano em sua individualidade. O atendimento conduzido dessa forma se torna personalizado, com foco no acolhimento das necessidades de cada paciente infantil. 


Se para os adultos esse tipo de interação é muito importante, para as crianças é ainda mais fundamental. Quando o médico pediatra é empático, ele reduz a ansiedade e o medo que os pequenos sentem em relação ao ambiente clínico.


Para alguns médicos, esse envolvimento mais próximo com os pacientes infantis é um desafio. Dependendo do quadro do paciente, existe um desgaste emocional (tristeza, sofrimento ou angústia) que acompanha um relacionamento empático. 


No entanto, é possível entregar um atendimento humanizado sem “trazer para si” o sofrimento de cada paciente.


O segredo está no desenvolvimento da empatia verdadeira. O senso comum nos ensina que a empatia significa se colocar no lugar do outro. Porém, o outro é um universo totalmente diferente e é impossível realizar tal movimento.


Mas, então, o que é empatia? É a capacidade de compreender que o outro é outro. É alguém único que sente as dores de forma diferente e em outra intensidade.


Então ser empático significa se colocar junto ao outro sem subestimar o seu sofrimento. Isso é particularmente desafiador no caso do atendimento à criança, pois elas ainda não se desenvolveram para lidar com emoções, como medo e dor.


Por isso, “só uma picadinha de mosquito” da injeção é bem mais do que isso para uma criança. Mas como tranquilizar a criança, sem minimizar sua dor? É o que veremos a seguir!


Por que o atendimento humanizado é tão importante para a criança e sua família?


Para que as crianças sejam tranquilizadas e se sintam seguras durante o atendimento é fundamental o envolvimento da família. Por um lado, os pais devem receber informações claras sobre o estado de saúde, procedimentos médicos a serem adotados e outras ações que envolvem o tratamento dos filhos.


Por outro, você precisa estabelecer uma parceria com os pais. Muitas vezes o medo que a criança sente em relação ao atendimento médico está muito mais ligado à reação dos pais.


É muito difícil para a família ver seus filhos chorando durante o atendimento, mesmo sabendo que é para o bem deles. Por isso, você precisa instruir e tranquilizar os pais explicando o quão importante é que eles transmitam segurança para a criança.


Para obter esse espírito de parceria com os responsáveis, o pediatra precisa entender a realidade familiar e da criança. Por exemplo: alimentação, rotina doméstica e escolar, preferências, tratamentos ou medicamentos utilizados.


Ao compreender esse cenário, o médico tem condições de oferecer um atendimento empático. Dessa forma, tanto os pais quanto a criança, se sentem confortáveis e cooperam com as práticas médicas. 


No ambiente clínico, a humanização será percebida na conversa e na própria estrutura da sala de atendimento infantil. Com a decoração ideal, esse local se torna tranquilo e oferece a oportunidade para boas e profundas interações. 


Já nos hospitais (nos quais o ambiente tende a ser mais tenso), os profissionais médicos devem ter um cuidado especial. Afinal, é ainda mais importante transmitir segurança e tranquilidade para a criança e os pais - em especial nas emergências.


Nesse contexto, mantenha os pais atualizados sobre o estado de saúde do filho, explicando cada etapa do tratamento com clareza. Desse modo, o espírito de parceria entre médico, criança e família se fortalece. 


Como ter um atendimento infantil humanizado na clínica?


Sem dúvidas, o atendimento humanizado envolve uma série de ações. Cada uma delas deve ser aplicada para que a interação empática atinja todas as áreas da clínica (recepção, consulta e pós-consulta. A seguir, apontamos as melhores práticas para humanizar o atendimento pediátrico.


Seja verdadeiro com as crianças


Lembra da frase “só uma picadinha”? Bem, na verdade não é só uma picadinha para a criança. Por isso, prefira outro tipo de argumento, como “vai ser rápido” ou “já vai passar”.


Esse tipo de fala ajuda a tranquilizar a criança, sem criar nenhuma ilusão para ela. O que aumenta a confiança dela em você. 


Converse com os pais sobre este ponto para manter a mesma linha de argumentação!


Tenha um ambiente lúdico


Um ambiente lúdico é construído para divertir, estimular a criatividade e a interação das crianças. Esse cenário deve estar impresso na decoração da clínica, nas cores da parede, quadros, música ambiente, design das mobílias, estampa do sofá e carpetes e assim por diante. 


Para reforçar ainda mais a experiência lúdica, algumas clínicas dedicam espaços exclusivos para brincadeiras. Nesses locais, há jogos, brinquedos, biblioteca com literatura infantil e TVs com programação para crianças. Desse modo, os pequenos se divertem e passam a encarar o ambiente clínico com outros olhos.


Treine sua equipe para atender as crianças


A maneira como a equipe de colaboradores da clínica trata as crianças é essencial para a implantação de um atendimento humanizado. Esses profissionais devem receber um treinamento sobre como lidar com os pacientes infantis e os seus responsáveis. 


Nesses treinamentos, existem algumas simulações sobre como reagir diante situações inesperadas: birras, pânico, gritaria, choro e outras reações infantis. No geral, a equipe precisa ser acolhedora e pronta para ajudar e manter a calma ao lidar com as crianças e familiares.


Paciência é a chave


Será necessária uma boa dose de paciência para implementar o atendimento humanizado. Uma vez que, aplicar as sugestões dadas nos tópicos anteriores, exige escutar, entender, olhar atentamente e raciocinar com o paciente e os responsáveis. 


No entanto, esse comportamento vale a pena. Afinal, é a receita para a conquista e fidelização de clientes.


Tenha uma boa gestão


A tecnologia é uma aliada do atendimento humanizado nas clínicas. Visto que as suas funcionalidades permitem que os médicos tenham acesso ao histórico dos pacientes antes da consulta. 


O resultado é que a clínica oferece a melhor experiência para as crianças e seus responsáveis. Sem falar que impulsiona a produtividade dos profissionais internos, garantindo o tempo e atenção necessária para esse tipo de atendimento. O que acha de obter uma ferramenta de gestão para a sua clínica? Conheça agora mesmo o software para clínicas da Feegow! Faça um teste grátis e obtenha uma gestão completa e inteligente.


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Perguntas frequentes:

O que é a humanização do atendimento?

Uma série de estratégias que ajudam os profissionais médicos a oferecer uma experiência personalizada para os pacientes.

Qual o objetivo do atendimento humanizado infantil?

Aproximar os médicos, as crianças e os seus responsáveis. Dessa forma, é possível entender as dores e necessidades dos pacientes pediátricos.

Qual a diferença entre simpatia e empatia?

Empatia é a capacidade de compreender os sentimentos e perspectivas de outra pessoa, entendendo-a como um ser único. Já a simpatia é a afeição ou inclinação positiva em relação a alguém.