Conheça princípios e técnicas a serem adotadas na auditoria médica

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auditoria médica

A auditoria médica é uma importante atividade para garantir que contratos, atendimentos e tratamentos sejam feitos de acordo com as regras do Conselho Federal de Medicina.

Ela também assegura a qualidade de cada etapa do serviço médico para que todos os pacientes fiquem satisfeitos. 

Isso acontece por meio do aprimoramento dos procedimentos técnicos e administrativos, resultantes da avaliação de desempenho dos colaboradores.

Acompanhe neste post os princípios e técnicas empregadas nesta atividade!

Qual é a importância da auditoria médica na gestão

A auditoria médica assegura a efetividade dos repasses e também promove medidas de precaução e correção de falhas.

Ela é muito útil para resolver problemas como glosas ou cobranças que não foram pagas.

Além disso, ela é importante para orientar o aperfeiçoamento dos serviços, já que mostra quais são as principais incongruências e elabora os critérios de mudança.

Ela também serve para equilibrar os custos operacionais com recursos das organizações, viabilizando alterações sem causar um impacto excessivo na receita da empresa.

Afinal, nem sempre os custos para implementar melhorias estão previstos no orçamento.

Desse modo, a auditoria faz um levantamento de processos gerenciais, documentações da clínica e normas de saúde.

Portanto, a auditoria médica na gestão adequa os processos institucionais, modificando as atividades que não estão de acordo com a lei.

Ela é essencial para melhorar a qualidade do atendimento médico e fazer a empresa se destacar no mercado.

O que diz a CFM sobre auditoria médica? 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) disciplina a auditoria médica pela resolução nº 1.614/2001. Destacamos aqui as principais determinações:

Registro no Conselho Regional de Medicina

O médico responsável pela auditoria deve estar regularizado no Conselho Regional de Medicina (CRM) onde o serviço auditado ocorreu.

Da mesma forma, as empresas que prestam esse tipo de serviço também devem possuir registro no CRM onde atua.

Além disso, o médico auditor tem como obrigação se apresentar ao diretor técnico da unidade antes de começar suas atividades, e deve sempre se identificar apresentando seu número de registro no CRM.

Sigilo médico

O auditor deve observar o sigilo profissional no desempenho de suas funções. Ele ainda precisa comunicar por escrito suas conclusões e recomendações ao responsável.

A única exceção em que o auditor pode divulgar suas observações é no caso de dever legal ou justa causa.

Relatórios

De acordo com essa resolução, o auditor não pode exagerar ou omitir fatos relativos ao exercício de suas funções.

Para a confecção do relatório, ele pode solicitar esclarecimentos por escrito aos médicos assistentes. 

Caso encontre indícios de atos ilícitos ou faltas éticas, é sua obrigação reportar ao CRM.

O auditor tem o direito de acessar todos os documentos no local da auditoria, porém ele não pode retirar os prontuários da instituição. 

Só é possível realizar cópias se houver indício de irregularidade que necessite a análise dos documentos. 

Exame de pacientes

Se for necessário, o auditor pode examinar os pacientes. Mas, para isso, é necessário a autorização dos mesmos. E mais: ele deve avisar o médico assistente com antecedência. 

O médico auditor não pode interferir nos procedimentos, a não ser em casos de irrefutável interesse para o paciente. 

Caso isso ocorra, ele deve apresentar a fundamentação por escrito ao médico assistente.

Como funciona a auditoria médica em clínicas? 

A auditoria médica é realizada de acordo com normas técnicas e administrativas. 

Ela conta com protocolos e tabelas que ajudam os gestores a alcançar práticas eficientes, orientando a boa execução das tarefas de seus colaboradores.

Portanto, ela evita o uso indevido dos serviços das clínicas por meio do monitoramento da sua qualidade.

Para entender como funciona é preciso conhecer os 3 (três) tipos de auditoria existentes:

Auditoria preventiva

Realizada antes da execução dos procedimentos. Quando um deles for planejado, deve ser submetido a uma análise para assegurar que as regras sejam cumpridas.

Auditoria operacional

Feita durante o processo. Nela, o responsável precisa acompanhar todas as etapas, começando pelo prontuário do paciente até a liberação de medicamentos e materiais. A auditoria de contas também é executada aqui.

Auditoria analítica

Acontece depois do processo. Ela usa os relatórios da auditoria preventiva e operacional para avaliar os resultados.

Técnicas e ferramentas para auditoria médica

Conferência diária

As contas médicas devem ser conferidas diariamente, verificando as informações gerais da clínica.

Esta técnica evita erros no preenchimento de dados a serem armazenados.

Algumas das questões mais importantes a serem conferidas são:

  • Informações desatualizadas;
  • Espaços em branco no cadastro do paciente;
  • Dados do convênio de saúde.

É importante realizar essa tarefa diariamente. Assim, não será preciso inserir todos os dados de uma vez só antes da entrega para os convênios.

Catalogação de documentos

Para manter tudo organizado, é importante criar um sistema de catalogação. Isso pode ser feito separando os documentos por data, convênio, médico responsável e outros.

Dessa forma, o auditor tem mais controle sobre as informações e garante a segurança dos relatórios da clínica.

Modelos de relatório

Outra técnica importante é a criação de modelos de relatórios. Isso facilita o recolhimento de informações que os colaboradores precisam entregar ao auditor.

Com um modelo de relatório pronto, eles não ficarão em dúvida sobre quais dados devem ser inseridos no documento.

3 benefícios de contar com auditoria médica

A auditoria médica traz uma série de benefícios para instituições de saúde. Confira:

Aumento na qualidade dos serviços

Com a fiscalização dos serviços e apontamentos de melhora, a auditoria médica promove o aumento na qualidade dos serviços.

Redução de custos

A auditoria médica também ajuda a reduzir gastos. Uma vez que todo o processo é colocado sob análise, os custos com materiais e procedimentos também são analisados.

Garantia de pagamentos

Outro benefício importante resulta da correção de questões relativas ao contrato entre pacientes, instituições e convênios. 

Isto garante o recebimento de pagamento pelos serviços prestados, evitando as glosas. Geralmente, os problemas desse tipo ocorrem pela não observância do que foi disposto em acordo.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a atividade do auditor, é o momento ideal para continuar se aprofundando nos assuntos administrativos.
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Perguntas frequentes:

O que diz o CFM sobre auditoria médica?

O CFM disciplina a atividade de auditoria médica por meio da resolução nº 1.614/2001, que dispõe sobre os direitos e deveres do auditor.

Como funciona a auditoria médica?

Ela funciona com o uso de protocolos e tabelas que auxiliam os gestores a alcançar práticas eficientes, orientando a boa execução das tarefas de seus colaboradores.

Quais são as vantagens da auditoria médica?

Algumas delas são: aumento na qualidade dos serviços prestados, redução de custos e garantia de pagamentos.

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