27 Julho 2021

Como fazer a solicitação de exames com um software médico?

Você sabia que é possível fazer a solicitação de exames de forma digital e validar essa requisição utilizando um software médico? 

Devido à necessidade de facilitar assinaturas digitais, principalmente na época da pandemia da COVID-19, a iniciativa pública criou uma plataforma de validação online. Ela garante a autenticidade dos dados fornecidos pelos profissionais de saúde, assim como a privacidade das informações sensíveis compartilhadas pelos pacientes. 

Quando as atividades retornaram para o presencial, muitos enxergaram a possibilidade de continuar oferecendo os recursos digitais. Assim, clínicas, consultórios e profissionais passaram a aproveitar essa facilidade e integrar o processo para tornar a solicitação de exames mais ágil e simples aos clientes.

Quer saber como utilizar esse recurso? Siga a leitura e tire suas dúvidas!

Informações necessárias em uma solicitação de exames

Diversas informações são necessárias para emitir uma solicitação de exames ou procedimentos. Elas incluem:

Informações do paciente

O nome completo é obrigatório. Contudo, também podem constar outras informações, como número de identificação, contato e data de nascimento, além dos dados do plano de saúde.

Dados clínicos

A indicação clínica é indispensável para orientar a realização de certos exames. Isso porque, ela esclarece ao profissional responsável pelo procedimento o que se pretende descobrir ao examinar o paciente. 

Aqui, alguns dados adicionais também podem ser incluídos, como sintomas relevantes, medicamentos utilizados e histórico médico. Isso sempre prezando pela privacidade e confidencialidade das informações, bem como pelo devido consentimento do paciente.

Detalhes do exame ou procedimento solicitado

Inclui o nome do exame, código baseado nas tabelas aplicáveis, eventual preparação e, se aplicável, áreas específicas de investigação.

Informações do médico solicitante

Precisa incluir o nome completo do profissional, seu número de registro no conselho profissional, especialidade, dados de contato, carimbo e assinatura ou assinatura digital no caso dos documentos digitais

Por fim, também é necessário constar a data da emissão do pedido. 

As formas de solicitação de exames

Para começar, é importante ter clareza sobre as diferentes formas para realizar uma solicitação de exames. 

De maneira geral, você pode solicitar de forma manual ou digitalmente. Além disso, o procedimento pode seguir algumas especificidades, de acordo com a operadora médica em questão. 

Conheça as principais práticas: 

Assinatura manual

A primeira forma é bastante simples. É só preencher pedidos de exames no prontuário digital do paciente, imprimir e assinar. Este tipo de solicitação não possui um padrão específico.

Neste documento, constam as orientações ao paciente, que deverá entregá-lo no local do exame.

O próprio profissional pode elaborar um modelo e fazer upload no sistema médico para utilizá-lo em outras solicitações. Há também modelos prontos que podem ser salvos da mesma forma.

No entanto, em alguns casos, o convênio precisa aprovar o exame. Sendo assim, o profissional deve incluir uma justificativa. Se for o caso, ele pode adicionar o Código Internacional de Doenças (CID) no pedido.

Padrão TISS

A segunda forma de solicitação de exames é pelo padrão TISS, ou Troca de Informações na Saúde Suplementar. Esse modelo foi criado para padronizar as trocas de dados dos beneficiários de planos de saúde.

Seguindo esse padrão, é necessário preencher a guia de exames de Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SADT). Em softwares médicos, esta opção também é disponibilizada como formulário.

Basta preenchê-la e enviar eletronicamente para a aprovação do convênio. As informações obrigatórias no preenchimento do pedido incluem:

  • Número da guia;
  • Registro da operadora na ANS;
  • Data de emissão da guia com número identificador da guia principal;
  • Nome do beneficiário;
  • Nome do plano do beneficiário;
  • Número da carteira;
  • Nome do contratado;
  • Código da operadora e CNPJ ou CPF do contratado solicitante;
  • Número e sigla do conselho profissional;
  • UF do conselho;
  • Código do caráter de solicitação (Eletivo: E; Urgência ou Emergência: U);
  • Código CID10 do diagnóstico principal;
  • Indicação clínica preenchida pelo profissional solicitante;
  • Quantidade solicitada do serviço ou procedimento;
  • Descrição do procedimento solicitado;
  • Código CNES do contratado executante;
  • Nome do contratado executante;
  • Sigla do conselho profissional do executante de acordo com a tabela de domínio;
  • Sigla da unidade federativa do conselho profissional do executante;
  • Número do conselho profissional;
  • Data de realização procedimento;
  • Código do procedimento realizado;
  • Código da tabela para descrever os procedimentos conforme tabela de domínio;
  • Descrição do procedimento;
  • Quantidade em cobrança de um mesmo procedimento ou serviço realizado;
  • Código do tipo de atendimento da guia SP/SADT:

    • Remoção: 1;
    • Pequena Cirurgia: 2; 
    • Terapia: 3; 
    • Consulta: 4; 
    • Exame: 5; 
    • Atendimento Domiciliar: 6; 
    • SADT Internado: 7; 
    • Quimioterapia: 8; 
    • Radioterapia: 9; 
    • TRS Terapia; 
    • Renal Substitutiva: 10;
    • Código de Saída: 
    • Retorno:1; 
    • Retorno com SADT: 2; 
    • Referência: 3; 
    • Internação: 4; 
    • Alta: 5; 
    • Óbito: 6.

Solicitação de exame com justificativa

Normalmente, a solicitação de exames com justificativa é requerida para procedimentos de maior complexidade.

Nessas situações, o paciente normalmente tem que entrar com um pedido junto ao convênio médico justificando os motivos para a realização do exame. 

Para isso, o profissional de saúde precisa incluir a justificativa para o procedimento no documento de solicitação.

Imagine, por exemplo, que um paciente precisa realizar uma cirurgia para corrigir catarata e a operadora exige uma justificativa para autorizar o procedimento. 

Nesse caso, o médico pode justificar que a técnica é importante para restaurar a visão do paciente e evitar complicações mais graves de saúde futuramente. 

Solicitação digital de exames

O procedimento da solicitação de exames digitais é praticamente o mesmo do pedido manual. Contudo, como o próprio nome sugere, ela ocorre no meio virtual. 

Ou seja, as informações são preenchidas e o documento é assinado eletronicamente, sendo que tudo pode ser facilmente compartilhado online. 

De maneira geral, os estabelecimentos de saúde que aderem a esse modelo utilizam softwares de gestão com funcionalidades específicas para essa finalidade.

Esse tipo de tecnologia integra os dados dos pacientes e conta com modelos padronizados. Seu uso simplifica o preenchimento e compartilhamento das informações com as pessoas atendidas e com os convênios.

Trata-se de uma excelente alternativa para otimizar o fluxo de trabalho e ainda valorizar a experiência dos pacientes, já que seu atendimento se torna mais cômodo com a possibilidade de acessar os dados a qualquer momento e lugar. 

Quais exames podem ser laudados de forma online?

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), os exames que podem ser laudados a distância são os seguintes:

  • Radiologia Geral e Especializada;
  • Tomografia Geral e Especializada;
  • Ressonância Magnética;
  • Mamografia;
  • Densitometria Óssea;
  • Medicina Nuclear;

Estes serviços devem contar com uma infraestrutura tecnológica apropriada e obedecer às normas técnicas e éticas do CFM

Isso porque a transmissão dos dados precisa observar a confidencialidade, privacidade e garantia do sigilo profissional.

A solicitação de exames deve ser acompanhada pelos dados clínicos do paciente, fornecidos pelo médico para que o relatório seja elaborado.

Além disso, o paciente precisa autorizar a transmissão de suas imagens por meio de um consentimento informado, livre e esclarecido.

A responsabilidade pela transmissão de exames a distância é assumida por um médico especialista em radiologia e diagnóstico por imagem.

Pedido de exame x Telerradiologia

Quanto à solicitação de exames via Telerradiologia, é necessário observar as determinações da resolução do CFM nº 2.107/2014, que regulamenta a área. De acordo com o seu artigo 3º:

 “A transmissão dos exames por telerradiologia deverá ser acompanhada dos dados clínicos necessários do paciente, colhidos pelo médico solicitante, para a elaboração do relatório.”

Portanto, no caso dos exames radiológicos compartilhados via telemedicina, é obrigatório o envio de informações clínicas, como pedido médico e questionário pré-exame, digitalizadas junto das imagens dos procedimentos.

Inclusive, caso o pedido médico que justifique a realização do exame não seja apresentado pelo serviço de radiologia, o radiologista pode se negar a laudar, sendo respaldado pelo supracitado artigo da resolução do CFM.

Cabe ressaltar que o médico radiologista do serviço de imagem tem a opção de emitir um pedido. Entretanto, isso o fará ser responsável pela orientação do tratamento do paciente.

Em geral, o pedido médico da solicitação de exames, seja físico ou digital, precisa contar com as seguintes informações:

  • Identificação do médico, com nome, endereço e CRM;
  • Identificação do paciente com nome completo;
  • Data, assinatura e carimbo ou assinatura digital do médico.

Essas questões são corriqueiras nas rotinas de atendimento à saúde, e é importante as alinhar junto aos pacientes. 

Afinal, é normal que as pessoas atendidas não saibam os motivos de terem seus exames de imagem sem pedido médico recusados, mesmo quando são particulares.

Como solicitar exames com Feegow Clinic?

Como fazer a solicitação de exames com um software médico

Validando a solicitação de exames digital

Uma parceria entre o Governo Federal, o Instituto Nacional de Tecnologia de Informação, o Conselho Federal de Medicina e o Conselho Federal de Farmácia disponibilizou um site para validar documentos digitais.

Por meio da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), tanto médicos quanto farmacêuticos podem validar receitas digitais, atestados, relatórios e solicitação de exames.

Esta é a única ferramenta que permite ao titular assinar digitalmente qualquer tipo de arquivo e realizar transações eletrônicas com segurança, pois a ICP-Brasil possui valor jurídico garantido pela MP 2.200-2/01

O reconhecimento da assinatura digital tem o mesmo valor que a manuscrita, com a vantagem de não necessitar a presença física da pessoa.

Para efetuar a validação, você precisa acessar o site e fazer o upload do arquivo em PDF. O site informa se o número de registro do CRM está ativo e se a receita é verdadeira.

Como você viu, as tecnologias da informação voltadas para a área da saúde evoluem rapidamente. Junto delas, cresce a preocupação em manter a segurança e a integridade das informações.

Por esse motivo, surgem iniciativas com base na legislação para que os procedimentos, como os de validação digital, sejam equivalentes à assinatura manuscrita. Dessa maneira, é possível automatizar as rotinas da clínica com segurança.

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Perguntas frequentes:

Quais são as principais formas de solicitação de exames?

Por meio de um formulário simples produzido pelo próprio profissional ou preenchendo a guia de exames SADT,de acordo com o padrão TISS.

Quais exames podem ser laudados online?

Alguns dos exames que podem ser laudados online são: radiologia geral e especializada; tomografia geral e especializada; ressonância magnética; mamografia; densitometria óssea e medicina nuclear.

Como a solicitação de exames digital é validada?

Por meio da plataforma da ICP-Brasil, que garante a autenticidade do documento e a responsabilidade do profissional sobre o seu conteúdo.