Vantagens de usar o prontuário eletrônico
O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é a versão digital do prontuário médico tradicional. Uma das vantagens do prontuário eletrônico é capacidade de armazenar dados e informações dos pacientes em tempo real, por ser armazenado em nuvem, traz muita economia para clínicas e consultórios, além de manter as informações totalmente seguras.
O prontuário eletrônico é uma ferramenta muito útil para a rotina do médico. Se você quer saber como usá-lo, este post foi feito pensando especialmente em você!
Os sistemas médicos aplicados em clínicas apresentam muitas vantagens, sendo uma delas o prontuário eletrônico do paciente (PEP), visto que a ferramenta é capaz de armazenar informações cadastrais dos seus pacientes em um único lugar: tudo digital.
O prontuário eletrônico é um grande diferencial na rotina do seu consultório, porque concentra em um único lugar todas as informações dos seus pacientes.
Nesse sentido, você tem acesso ao histórico de agendamentos, alergias, vacinas e tudo mais que estiver cadastrado!
Se você está em busca das vantagens de usar o prontuário eletrônico na sua clínica ou consultório, aqui neste post você encontra as respostas para as suas dúvidas. Vamos lá?
O que é prontuário eletrônico do paciente?
O Prontuário Eletrônico do Paciente é a versão digital do prontuário médico tradicional, aquele que o médico preenche manualmente durante uma consulta.
Antes de qualquer coisa, o prontuário médico, segundo resolução do CFM, é indispensável para o atendimento em saúde.
Além disso, o médico precisa criar um prontuário para o paciente assim que se inicia o atendimento, sendo totalmente pessoal e individual de cada paciente.
O modelo eletrônico vem para substituir o modelo de papel e caneta, afinal, o prontuário eletrônico é totalmente online, e pode ser preenchido com a ajuda de um computador e acesso à internet.
Em suma, o prontuário eletrônico faz o resumo de todo histórico de um paciente com armazenamento em nuvem, facilitando, então, o trânsito dessas informações e reduzindo o tempo de diagnóstico e início de tratamento.
O que mudou com a chegada do prontuário eletrônico?
Além de superar as limitações e problemas dos registros feitos em papel, a tecnologia possibilitou a integração dos diferentes setores que trabalham com dados durante o atendimento dos pacientes.
Isso porque a chegada do prontuário eletrônico trouxe a possibilidade de vários profissionais da instituição acessarem as informações do paciente ao mesmo tempo, inclusive remotamente.
Os primeiros prontuários eletrônicos surgiram nos anos 70 com o objetivo de criar uma estrutura para o registro médico ambulatorial.
Em 1979, aconteceu a primeira conferência da International Medical Informatics Association (IMIA). Neste evento, foram apresentados cinco fatores fundamentais para os sistemas clínicos:
- Eles devem ser centrados no paciente;
- Apoio do uso clínico;
- Promoção da educação;
- Consideração do fator humano no uso de computadores;
- Mensuração do desempenho clínico.
Com o tempo, as tecnologias de suporte ao prontuário eletrônico foram evoluindo, assim como a quantidade e qualidade dos registros clínicos. Principalmente, com a criação de padrões para os registros.
Desse modo, o prontuário eletrônico do paciente tornou-se um recurso indispensável para aumentar a qualidade dos serviços de saúde.
Como funciona o prontuário eletrônico do paciente (PEP)?
A grande quantidade de dados e informações registradas em papel fizeram com que o prontuário eletrônico se inserisse ainda mais na rotina de clínicas e consultórios.
A sua utilização é mediada por um sistema médico, que fica responsável por armazenar os dados e mantê-los à disposição do médico e do paciente sempre que precisarem.
Através do prontuário eletrônico, o médico tem acesso a todo o histórico do seu paciente, e isso vai desde o primeiro agendamento na clínica até resultados de exames e tratamentos realizados.
Agora que você já sabe como funciona, que tal saber quais são as vantagens de usar o prontuário eletrônico na sua clínica ou consultório?
Chegou o momento de anotar tudo, confira a seguir os motivos de o prontuário médico eletrônico ser indispensável para o seu negócio!
Continue a leitura!
Quais são as vantagens do prontuário eletrônico?
Agilidade
O principal ganho em aderir ao prontuário eletrônico na sua clínica é a agilidade. Consequentemente, o médico chega ao diagnóstico mais rápido e o paciente inicia o tratamento com rapidez e tranquilidade.
Importante: Esse é o ponto-chave para garantir o cuidado e bem-estar da sua clínica com os seus pacientes.
Legibilidade
Você já passou pela situação de não entender algum documento pela dificuldade na leitura por conta da caligrafia?
Sempre foi muito comum associar a caligrafia médica a toda essa dificuldade de legibilidade de documentos, como receitas e até o prontuário médico.
Investindo na digitalização, esse problema deixa de existir, porque você pode digitar as informações no prontuário do paciente, além de emitir suas receitas, tudo de forma digital!
Chega de erros!
Não precisar utilizar o prontuário de papel ajuda a clínica, não só a reduzir custos, como também a garantir a segurança das informações fornecidas pelos seus pacientes.
Outros pontos relevantes são a redução dos erros, menores riscos e perda de informações importantes. Além de tudo isso, o meio ambiente agradece com menos papel gasto desnecessariamente.
Mais produtividade
Uma consequência do aumento de agilidade nos diagnósticos juntamente com a eliminação dos erros é a melhora na produtividade da clínica.
Afinal, o médico potencializa a sua capacidade de atendimento por conta da agilidade e diminui o tempo gasto com reparos causados pelos erros.
Centralização das informações
Com o prontuário eletrônico, todas as informações dos pacientes ficam em um só lugar. Isto inclui exames, anamneses, evoluções, prescrições, etc.
Isso evita, por exemplo, que o médico solicite um exame que o paciente já realizou, além de proporcionar uma visão mais ampla e organizada sobre a saúde do paciente.
Facilidade em traçar o perfil epidemiológico
O perfil epidemiológico é um elemento importante para o planejamento estratégico de uma instituição de saúde.
Com ele, os gestores conseguem detectar os padrões de alteração na saúde dos pacientes e as doenças mais comuns.
Assim, é possível se preparar para movimentar os recursos humanos e financeiros necessários para atender as necessidades de seus clientes.
Ao contar com o prontuário, este processo fica muito mais fácil, pois as informações de todos os pacientes estão disponíveis em um mesmo sistema.
Desse modo, basta cruzar os dados para descobrir quais ocorrências foram mais frequentes em um determinado período de tempo.
Transparência
Com o prontuário médico online, o paciente pode solicitar à clínica ou consultório acesso ao seu histórico, ou seja, se o estabelecimento contar com um prontuário eletrônico poderá imprimir e enviar todo o histórico direto para o paciente.
Redução de custos
Quando falamos de prontuário online logo pensamos em reduzir custos. Com certeza, é um objetivo alinhado com as suas expectativas, não é mesmo?
E se eu te disser que, aderindo a um software médico, você tem armazenado em Nuvem todos os dados dos seus pacientes de forma rápida e intuitiva, eliminando de vez o uso do papel na sua clínica ou consultório?
Um sistema médico, além de te ajudar na gestão da sua clínica ou consultório, ainda te dá uma mãozinha para organizar as suas finanças, reduzindo custos e aumentando a sua receita!
Um sistema de prontuário eletrônico é realmente seguro?
Esta é uma das grandes preocupações quando se fala em prontuário eletrônico, sobretudo diante de notícias sobre vazamentos de dados e invasões de sistemas por hackers.
No entanto, os desenvolvedores dos softwares que suportam os registros dos pacientes também estão atentos a essas questões.
Por isso, eles utilizam os recursos mais poderosos que existem na tecnologia de computação para proteção das informações.
Ou seja, os sistemas precisam contar com criptologia de dados e acesso com usuário e senhas que devem ser trocadas periodicamente.
Isto é, inclusive, uma exigência do Conselho Federal de Medicina (CFM) que, juntamente com a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), criou uma certificação para os softwares médicos.
Trata-se da certificação SBIS-CFM que atesta a segurança dos softwares quando eles atendem a determinados requisitos técnicos.
Os requisitos são necessários para classificar os sistemas de acordo com o seu nível de segurança e estão no Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde SBIS-CFM.
Existem dois níveis de garantia de segurança, sendo que os requisitos para obter o certificado do nível mais alto incluem os do anterior.
Logo, uma das vantagens do prontuário eletrônico é contar com uma estrutura institucional capaz de fiscalizar e garantir a sua segurança.
Sobre custo x benefício de um sistema de prontuário eletrônico
A análise da relação custo benefício de um sistema de prontuário eletrônico deve considerar os elementos necessários para sua implementação e manutenção, isto é:
- Internet;
- Computadores;
- Treinamento;
- Custo do sistema.
Neste sentido, você precisa avaliar se o sistema exige a troca dos computadores que existem em sua clínica. Se o sistema for muito pesado, talvez isso seja necessário.
Outro ponto é a velocidade e estabilidade de sua internet. Afinal, os sistemas funcionam completamente online, de modo que você precisa garantir que a sua conexão tenha um mínimo de velocidade.
Além disso, é preciso considerar se há a necessidade de treinamento para poder usar a ferramenta.
A falta de familiaridade com o uso da tecnologia pode representar um obstáculo a ser superado com algum tempo de estudo sobre o sistema.
Por fim, existe o custo do próprio sistema que funciona por planos de assinatura com cobranças mensais.
O Feegow Clinic, por exemplo, é um software leve que não exige tanta capacidade de processamento do computador. Além disso, ele é intuitivo e fácil de usar, o que dispensa maiores investimentos em treinamento.
Mesmo assim, você conta com uma equipe de suporte sempre pronta para tirar as suas dúvidas.
E o melhor é que ele não é apenas um sistema de prontuário eletrônico, mas uma ferramenta completa para a gestão da sua clínica!
Ficou curioso? Então clique aqui e confira os recursos que o Feegow Clinic oferece para facilitar a sua rotina!
Perguntas frequentes:
O que é o prontuário eletrônico do paciente?
O Prontuário eletrônico do Paciente é a versão digital do prontuário médico tradicional, aquele que o médico preenche manualmente durante uma consulta.
O como funciona o prontuário eletrônico?
O prontuário eletrônico faz o resumo de todo histórico de um paciente com armazenamento em nuvem, facilitando, então, o trânsito dessas informações e reduzindo o tempo de diagnóstico e início de tratamento.
Qual a principal vantagem do prontuário eletrônico?
O prontuário eletrônico é um grande diferencial na rotina do seu consultório, porque concentra em um único lugar todas as informações dos seus pacientes, ou seja, você tem acesso ao histórico de agendamentos, alergias, vacinas e tudo mais que estiver cadastrado!