26 Março 2023

Como um software médico auxilia no controle de receitas e despesas da clínica?

Fazer a gestão das receitas e despesas de uma clínica não é uma tarefa tão fácil. Pagamento de fornecedores, salários, aluguel, recebimentos dos convênios e repasse aos médicos: são inúmeras as movimentações que o faturista realiza e monitora. 


Além de todos esses processos, o financeiro ainda precisa lidar com falhas no pagamento pelos convênios em relação aos procedimentos realizados. No entanto, a boa notícia é que tudo isso pode ser controlado com apoio da tecnologia. 


Os softwares médicos podem auxiliar na gestão financeira e no controle de todas as receitas e despesas da clínica. Continue a leitura para entender mais sobre o tema. 


Como controlar despesas e receitas de uma empresa de saúde? 


Controlar as despesas e receitas de uma clínica ou hospital exige atenção a vários detalhes. Afinal, a falta de uma boa gestão financeira impacta negativamente o negócio:  sem o controle das finanças, não se tem caixa para pagar as contas ou investir na empresa.


O primeiro passo para um controle financeiro eficiente é identificar todos os custos e ganhos. O objetivo é ter clareza da situação financeira do negócio, saber quando e onde reforçar os investimentos e otimizar recursos, mas sem prejudicar a experiência do paciente


Porém, um aspecto desafiador na gestão financeira de consultórios e hospitais são as glosas médicas. Ou seja, o não pagamento, por parte dos planos de saúde, de valores referentes aos atendimentos, medicamentos e outros serviços prestados. Isso ocorre devido a erros no preenchimento de formulários dos convênios. 


As glosas médicas prejudicam a saúde financeira da clínica e deixam os profissionais insatisfeitos, já que eles prestam um determinado serviço e ficam sem receber. 


Mas, ao contar com uma plataforma para gerenciar esses custos, você evita as glosas e outros desafios. Um software médico que pode auxiliar os gestores neste processo é o Feegow Clinic, que otimiza o preenchimento de formulários e mantém as guias sempre atualizadas, no padrão TISS. 


Além disso, esse sistema também ajuda na hora de controlar as despesas e receitas da empresa de saúde, já que possui um módulo de gestão financeira completo. Este recurso, inclusive, entrega relatórios para ajudar o dono da clínica a tomar melhores decisões. 


Veja também: 5 principais requisitos do sistema Feegow Clinic


Automatize seu financeiro com um software médico


Como já dissemos anteriormente, um software médico auxilia o administrador da clínica em todo o controle financeiro. Uma plataforma como essa automatiza diversos processos que seriam feitos manualmente em planilhas, favorecendo o aumento da produtividade e reduzindo a chance de erros. 


Outra vantagem é que o software também pode ser integrado ao agendamento e atendimento da clínica, facilitando a gestão e melhorando a experiência do paciente


Abaixo, listamos mais alguns benefícios de contar com suporte da tecnologia para gerenciar a clínica ou hospital. 


Repasses e rateios automáticos


Com um software médico, você garante que os repasses e rateios serão feitos de forma correta e mais rapidamente.


A plataforma Feegow Clinic oferece muita flexibilidade nesses processos. É possível fazer todo esse controle financeiro em tempo real. Você também pode monitorar os valores a partir do tipo de atendimento, procedimento, convênio e criar regras específicas por profissional ou especialidade.


Além disso, esse software médico também disponibiliza a opção de ratear os custos da clínica entre profissionais, separando por categoria de despesas, com percentuais diferentes e até modelos básicos de distribuição.


Relatórios financeiros completos


O sistema de gestão da clínica também oferece relatórios financeiros completos, que ajudam o gestor a saber quais são os próximos passos do negócio. 


Com esses documentos, é possível ter uma visão panorâmica da situação da empresa. O que facilita as tomadas de decisões, como investir em um novo equipamento, cortar gastos de uma determinada área ou contratar novos colaboradores. 


Financeiro integrado ao agendamento e atendimento


Com o software Feegow Clinic, o seu financeiro é totalmente integrado ao sistema de agendamento e atendimento. Na funcionalidade “Contas a Receber”, é possível visualizar todos os lançamentos das receitas da clínica, como recebimentos de pacientes e rendimentos.


Assim, não é necessário o preenchimento manual em uma planilha das consultas médicas, pois o software organiza tudo de forma automática, otimizando tempo e reduzindo erros. 


O Feegow Clinic é o software ideal para sua clínica!


O Feegow Clinic possui todos os recursos para qualquer tipo de clínica ou consultório. Essa plataforma oferece agendamento, atendimento, financeiro, faturamento e ainda é possível incluir adicionais, como gerador de boleto ou assinatura digital.


O software é versátil e personalizável para todos os tipos de negócio de saúde. Confira algumas vantagens: 


  • Suporte gratuito em horário comercial;

  • Níveis de acesso personalizado;

  • Relatórios diversos;

  • Backup automático de dados;

  • Configurações por especialidade;

  • Cobrança apenas pelos usuários profissionais de saúde;

  • Confirmação de consultas via SMS ou WhatsApp.


Ficou interessado? Então faça já o teste grátis clicando aqui para conhecer o Feegow Clinic!


Feegow Clinic. Faça o seu teste grátis!

Preencha o form e comece a usar agora mesmo.

Perguntas frequentes:

Preciso instalar o software médico no meu computador?

Qual a vantagem de usar um software médico na gestão financeira?

Qual a vantagem de usar um software médico na gestão financeira?

As vantagens são inúmeras, desde agendamento e atendimento online, recursos de gestão financeiro e relatórios, que auxiliam nas tomadas de decisões e no gerenciamento da clínica.

Como contratar o Feegow Clinic?

Fácil! É só clicar aqui e preencher os seus dados que nós entramos em contato. Você também pode realizar um teste grátis clicando no mesmo link.