O ROI da sua clínica é um dos dados mais importantes para avaliar o desempenho do seu negócio.
Portanto, se você trabalha no setor financeiro é fundamental que você saiba como calcular esta métrica.
Por isso, neste post, apresentamos a definição desse indicador e demonstramos como aplicar a fórmula.
Assim você vai conseguir calcular e analisar esta métrica em sua clínica! Continue a leitura para descobrir!
O ROI é uma sigla em inglês para “Return Over Investment”, que significa Retorno Sobre Investimento, também conhecido como Taxa de Retorno.
Ele representa a relação entre os dinheiro gasto em algum investimento da clínica com o resultado obtido.
Trata-se de um métrica para avaliar precisamente o lucro de uma empresa. Logo, o ROI é um instrumento essencial para acompanhar o desempenho financeiro da clínica.
Este indicador é muito utilizado, por exemplo, pelo setor de marketing na mensuração do lucro de cada campanha.
No entanto, ele é igualmente válido para qualquer tipo de investimento do qual se espera um retorno financeiro.
Com ele, os gestores conseguem avaliar quais os tipos de ação valem mais a pena e quais precisam ser eliminados.
A métrica é bastante simples de se calcular e recomenda-se acompanhá-la periodicamente de acordo com o tempo esperado que uma determinada ação apresente resultados.
O ROI é um elemento fundamental tanto para o acompanhamento das finanças como para a estratégia de negócios da clínica.
Afinal, todo investimento possui um objetivo. Então, é necessário um mecanismo para determinar se ele foi alcançado ou não.
Sendo assim, os melhores mecanismos são aqueles que oferecem informações objetivas sobre o sucesso ou fracasso de um investimento.
É justamente por isso que o ROI é importante, pois ele apresenta um dado concreto para analisar e comparar quais as melhores ações estratégicas da clínica.
Por isso, ressalta-se a necessidade de documentar todas as operações da clínica com o intuito de que o indicador seja um retrato fiel da realidade.
Além disso, este registro, junto à análise do ROI, formam uma base de informações para fundamentar as decisões futuras da clínica.
Ou seja, considerando que determinado investimento apresentou um ROI alto no passado, é provável que essa mesma estratégia obtenha um resultado semelhante posteriormente.
Para calcular o ROI, você deve subtrair o investimento inicial do ganho obtido e em seguida dividir o resultado também pelo ganho obtido. Confira na fórmula:
ROI = (Ganho obtido – Investimento Inicial) / Investimento Inicial.
Digamos que você abriu a sua clínica há um ano e deseja calcular o ROI da empresa. O primeiro passo é somar todos os valores gastos na montagem da clínica, isto é:
Vamos supor que esse valor foi de R$100 mil. Em seguida, você calculou o valor recebido ao longo desse período e viu que obteve R$200 mil.
Aplicando a fórmula ficaria assim: (200.000,00 - 100.000,00)/100.000,00= 1.
Sendo assim, de acordo com este exemplo, depois de um ano de funcionamento, a sua clínica atingiu um ROI no valor de 1 (um).
Para ficar mais fácil de analisar, você pode converter o valor do ROI para porcentagem.
Basta, para isso, multiplicar o valor por 100. Ou seja, seguindo o exemplo acima, sua taxa de retorno seria de 100%.
Em outras palavras, durante o período em análise, a sua clínica superou o gasto inicial e ainda obteve lucro.
Vale ressaltar que o ROI sempre deve ser analisado em relação ao tempo.
Ou seja, um resultado de 100% pode não ser tão positivo se a empresa levou, por exemplo, 10 anos para atingi-lo.
Portanto, a análise deste indicador depende das metas e expectativas de retorno considerando o horizonte de tempo necessário para obtê-lo.
Esta consideração é importante, sobretudo se a clínica está em busca de investidores. Isso porque, eles costumam estabelecer um prazo para recuperar todo o dinheiro investido.
Confira agora, as principais vantagens de acompanhar esta métrica em sua clínica:
A grande vantagem do ROI é que ele mostra a lucratividade da clínica e de seus investimentos ao longo do tempo.
Trata-se de um importante instrumento para avaliar a eficiência na distribuição dos recursos, mostrando quando um investimento terá um bom retorno.
Acompanhar o ROI da sua clínica também te ajuda a fazer comparações entre diferentes tipos de investimentos.
Ele serve como base para você classificar as diferentes ações da clínica para escolher as opções mais lucrativas.
A única dúvida que pode surgir no cálculo do ROI da clínica é exatamente o que entra ou não no gasto inicial.
Fora isso, a fórmula é muito fácil de ser aplicada, além de se basear em dados que o seu financeiro já possui.
Logo, não é necessário coletar outras informações para calcular esta métrica. Basta acessar os relatórios da contabilidade que todos os números de que você precisa estarão disponíveis.
Como você viu, calcular o ROI é indispensável para que você tenha a real dimensão do sucesso da sua clínica.
Agora que você já sabe a importância do ROI e como calculá-lo, continue estudando sobre gestão financeira de clínicas! Baixe agora mesmo o nosso manual de faturamento de clínicas e descubra como evoluir a sua performance financeira!
É um indicador que representa o lucro da clínica em relação ao valor inicial de investimento.
É fundamental para o acompanhamento das finanças e para a estratégia de negócios da clínica. Com ele você descobre exatamente quais investimentos estão tendo bons resultados e quais não.
Basta subtrair o investimento inicial do ganho obtido e em seguida dividir o resultado também pelo ganho obtido. Como nesta fórmula: ROI = (Ganho obtido – Investimento Inicial) / Investimento Inicial.