07 Fevereiro 2022

Como calcular e analisar o ROI da sua clínica médica?

O ROI da sua clínica é um dos dados mais importantes para avaliar o desempenho do seu negócio.


Portanto, se você trabalha no setor financeiro é fundamental que você saiba como calcular esta métrica.


Por isso, neste post, apresentamos a definição desse indicador e demonstramos como aplicar a fórmula.


Assim você vai conseguir calcular e analisar esta métrica em sua clínica! Continue a leitura para descobrir!


O que é ROI para clínica médica? 


O ROI é uma sigla em inglês para “Return Over Investment”, que significa Retorno Sobre Investimento, também conhecido como Taxa de Retorno.


Ele representa a relação entre os dinheiro gasto em algum investimento da clínica com o resultado obtido.


Trata-se de um métrica para avaliar precisamente o lucro de uma empresa. Logo, o ROI é um instrumento essencial para acompanhar o desempenho financeiro da clínica.


Este indicador é muito utilizado, por exemplo, pelo setor de marketing na mensuração do lucro de cada campanha.


No entanto, ele é igualmente válido para qualquer tipo de investimento do qual se espera um retorno financeiro.


Com ele, os gestores conseguem avaliar quais os tipos de ação valem mais a pena e quais precisam ser eliminados.


A métrica é bastante simples de se calcular e recomenda-se acompanhá-la periodicamente de acordo com o tempo esperado que uma determinada ação apresente resultados. 


A importância do ROI para clínica médica 


O ROI é um elemento fundamental tanto para o acompanhamento das finanças como para a estratégia de negócios da clínica.


Afinal, todo investimento possui um objetivo. Então, é necessário um mecanismo para determinar se ele foi alcançado ou não.


Sendo assim, os melhores mecanismos são aqueles que oferecem informações objetivas sobre o sucesso ou fracasso de um investimento.


É justamente por isso que o ROI é importante, pois ele apresenta um dado concreto para analisar e comparar quais as melhores ações estratégicas da clínica.


Por isso, ressalta-se a necessidade de documentar todas as operações da clínica com o intuito de que o indicador seja um retrato fiel da realidade.


Além disso, este registro, junto à análise do ROI, formam uma base de informações para fundamentar as decisões futuras da clínica.


Ou seja, considerando que determinado investimento apresentou um ROI alto no passado, é provável que essa mesma estratégia obtenha um resultado semelhante posteriormente.


Como calcular o ROI de uma clínica? 


Para calcular o ROI, você deve subtrair o investimento inicial do ganho obtido e em seguida dividir o resultado também pelo ganho obtido. Confira na fórmula:


ROI = (Ganho obtido – Investimento Inicial) / Investimento Inicial.


Digamos que você abriu a sua clínica há um ano e deseja calcular o ROI da empresa. O primeiro passo é somar todos os valores gastos na montagem da clínica, isto é:


  • Equipamentos;
  • Móveis;
  • Materiais;
  • Decoração;
  • Contratação de pessoal;
  • Taxas;
  • Entre outros.


Vamos supor que esse valor foi de R$100 mil. Em seguida, você calculou o valor recebido ao longo desse período e viu que obteve R$200 mil.


Aplicando a fórmula ficaria assim: (200.000,00 - 100.000,00)/100.000,00= 1.


Sendo assim, de acordo com este exemplo, depois de um ano de funcionamento, a sua clínica atingiu um ROI no valor de 1 (um).


Analisando o resultado do ROI da clínica 


Para ficar mais fácil de analisar, você pode converter o valor do ROI para porcentagem. 


Basta, para isso, multiplicar o valor por 100. Ou seja, seguindo o exemplo acima, sua taxa de retorno seria de 100%.


Em outras palavras, durante o período em análise, a sua clínica superou o gasto inicial e ainda obteve lucro.


Vale ressaltar que o ROI sempre deve ser analisado em relação ao tempo. 


Ou seja, um resultado de 100% pode não ser tão positivo se a empresa levou, por exemplo, 10 anos para atingi-lo. 


Portanto, a análise deste indicador depende das metas e expectativas de retorno considerando o horizonte de tempo necessário para obtê-lo.


Esta consideração é importante, sobretudo se a clínica está em busca de investidores. Isso porque, eles costumam estabelecer um prazo para recuperar todo o dinheiro investido.


Vantagens de acompanhar o ROI da sua clínica 


Confira agora, as principais vantagens de acompanhar esta métrica em sua clínica:


Melhor métrica de lucratividade


A grande vantagem do ROI é que ele mostra a lucratividade da clínica e de seus investimentos ao longo do tempo. 


Trata-se de um importante instrumento para avaliar a eficiência na distribuição dos recursos, mostrando quando um investimento terá um bom retorno.


Facilita a análise comparativa


Acompanhar o ROI da sua clínica também te ajuda a fazer comparações entre diferentes tipos de investimentos.


Ele serve como base para você classificar as diferentes ações da clínica para escolher as opções mais lucrativas.


É fácil de calcular


A única dúvida que pode surgir no cálculo do ROI da clínica é exatamente o que entra ou não no gasto inicial.


Fora isso, a fórmula é muito fácil de ser aplicada, além de se basear em dados que o seu financeiro já possui.


Logo, não é necessário coletar outras informações para calcular esta métrica. Basta acessar os relatórios da contabilidade que todos os números de que você precisa estarão disponíveis.


Como você viu, calcular o ROI é indispensável para que você tenha a real dimensão do sucesso da sua clínica.


Agora que você já sabe a importância do ROI e como calculá-lo, continue estudando sobre gestão financeira de clínicas! Baixe agora mesmo o nosso manual de faturamento de clínicas e descubra como evoluir a sua performance financeira!

Perguntas frequentes:

O que é ROI para clínica médica?

É um indicador que representa o lucro da clínica em relação ao valor inicial de investimento.

Qual é a importância do ROI para clínica médica?

É fundamental para o acompanhamento das finanças e para a estratégia de negócios da clínica. Com ele você descobre exatamente quais investimentos estão tendo bons resultados e quais não.

Como calcular o ROI de uma clínica?

Basta subtrair o investimento inicial do ganho obtido e em seguida dividir o resultado também pelo ganho obtido. Como nesta fórmula: ROI = (Ganho obtido – Investimento Inicial) / Investimento Inicial.