Criar conteúdo interessante e útil para as pessoas é a melhor forma de divulgar a sua clínica odontológica, pois agrega valor ao público e aumenta a autoridade do seu negócio. Por isso, vale a pena se dedicar para criar bons posts para dentistas.
Ao manter a audiência bem informada, você aumenta a conscientização sobre seus serviços, fortalece a confiança na marca e garante que os clientes em potencial lembrem da clínica ao buscar assistência odontológica.
Entretanto, em meio à rotina agitada dos dentistas, nem sempre é fácil ter boas ideias para alimentar as redes sociais ou o blog.
Para te ajudar nesta tarefa, criamos um artigo com as melhores sugestões de temas de odontologia para Instagram, Facebook, blog ou qualquer outro canal utilizado no marketing digital do seu negócio.
Acompanhe!
Na era digital, as redes sociais e os blogs se tornaram ferramentas poderosas para os dentistas se conectarem com o público, fortalecerem a marca e atraírem novos pacientes.
Contudo, tenha em mente que cada ideia e frase compartilhada vai além da simples informação, influenciando a imagem da clínica. Por isso, antes de publicar, reflita:
Além disso, lembre-se que o Código de Ética Odontológica rege a conduta online dos profissionais. Portanto, certifique-se de que as mensagens estejam conforme as normas e padrões da profissão.
Um ponto de atenção é sempre prezar pela autenticidade, utilidade e transparência. Crie conteúdo que agregue valor ao público, respondendo dúvidas, oferecendo dicas de saúde bucal e mostrando o dia a dia da clínica de forma transparente.
A linguagem também é fundamental. Adeque seu tom e estilo ao canal que está utilizando, seja Instagram, Facebook, blog, entre outros. Use uma linguagem clara, acessível e evite termos excessivamente técnicos, que podem afastar seus seguidores.
Veja nossas dicas a seguir e explore sua criatividade para criar posts que engajam, informam e inspiram:
Saber como cuidar da saúde bucal é fundamental para o bem-estar geral das pessoas. Por isso, esse tipo de post costuma ter bastante engajamento. Entretanto, para não ser muito generalista, procure moldar os posts para as características do público da clínica odontológica.
Para isso, analise o perfil dos clientes, considere os comentários e feedbacks que você recebe nas redes sociais ou no seu blog e personalize o conteúdo, abordando os assuntos que mais interessam aos seguidores. Veja algumas ideias de temas:
Mostrar a opinião de pacientes satisfeitos é uma ótima forma de humanizar a marca da sua clínica e de aproximá-la do público.
Com depoimentos de pacientes reais, você reforça a confiança da audiência e aumenta a credibilidade da sua marca, atraindo mais pessoas e fidelizando quem já é cliente. Confira algumas ideias de temas e formatos:
Incluir publicações de fotos ou vídeos dos bastidores é uma ótima oportunidade para mostrar mais detalhes sobre a qualidade dos serviços, demonstrar na prática a dedicação da equipe e apresentar de perto a qualidade dos equipamentos utilizados, por exemplo.
Contudo, tenha cuidado para não saturar seu público com posts institucionais. Para não perder engajamento, tente seguir a regra dos 80–20. Nela, 80% do conteúdo é informativo e educativo, e os outros 20% é institucional. Veja algumas inspirações de temas de bastidores:
Os posts para dentistas também podem ser usados para divulgar promoções especiais, mas sempre com atenção e sensibilidade para não ferir as determinações do Código de Ética Odontológica.
Tome cuidado para não ser apelativo. Além disso, não resuma o conteúdo da sua clínica apenas a ofertas. Esse deve ser apenas um recurso complementar. Com isso em mente, confira algumas ideias de temas:
Quando for preparar os posts, tente não se limitar apenas ao conteúdo voltado para novos pacientes. Também é válido oferecer dicas de autocuidado para quem já recebeu atendimento odontológico.
Ao dar dicas para o público já atendido, você não só incentiva a manutenção da saúde bucal, como também demonstra que sua marca se importa com as pessoas e incentiva sua fidelização. Algumas ideias de temas são:
Voltando ao conteúdo institucional, também é válido mostrar participações em eventos locais ou comunitários. Essa é uma forma de tornar a comunicação mais próxima e de reforçar o compromisso da sua clínica com a comunidade.
Os posts também podem destacar certificações e prêmios recebidos, parcerias e o que mais for pertinente para o engajamento do seu negócio. Veja alguns exemplos:
As curiosidades e mitos sobre odontologia também não podem faltar nos posts para dentistas. Afinal, esse tipo de conteúdo é leve e educativo, que engaja o público e fortalece a imagem da clínica como fonte confiável e interessante de informação. Confira nossas dicas:
Conteúdos interativos, como enquetes e quizzes, são uma ótima forma de gerar engajamento com o público. Isso porque, ao permitir que as pessoas participem e se expressem, você torna a comunicação mais dinâmica e divertida.
As respostas permitem entender melhor as preferências da sua audiência, enquanto o relacionamento com os seguidores é fortalecido e o alcance das publicações é ampliado. Aqui, nossas sugestões de posts para dentistas incluem:
Por fim, não deixe de aproveitar as datas comemorativas relacionadas à saúde bucal. Crie posts comemorativos e aproveite para conscientizar seu público, ressaltando a relevância do seu posicionamento no setor odontológico. Os temas podem incluir, por exemplo:
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Além de postar conteúdo de qualidade, utilize hashtags relevantes, interaja com os seguidores, use mídias visuais atrativas e promova engajamento por meio de perguntas, enquetes e chamadas para ação.
O melhor momento pode variar dependendo do seu público-alvo e da plataforma utilizada. Geralmente, é recomendado fazer testes para identificar os horários em que sua audiência está mais ativa e engajada.
Algumas métricas importantes incluem o alcance, engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos), crescimento do número de seguidores, taxas de cliques em links, tempo médio de visualização de vídeos e o retorno sobre o investimento (ROI), se aplicável.