A organização financeira é um processo muito importante para qualquer empresa. É através do controle das finanças que o gestor consegue monitorar os gastos, o faturamento, definir metas e conquistar o sonho de expandir o negócio. Na área da saúde, a realidade é a mesma.
No entanto, realizar esse acompanhamento manualmente, com planilhas ou cadernos, leva tempo, sem contar com os riscos de erros. Esquecer de fazer um repasse e até mesmo de pagar uma conta são alguns exemplos.
O melhor caminho para gerenciar o dinheiro da clínica de maneira assertiva é apostar em um software médico completo e fácil de usar, como Feegow Clinic. Continue lendo para entender como essa ferramenta descomplica a rotina do seu consultório. Boa leitura!
A importância da organização financeira para clínicas médicas
A importância da organização financeira é garantir que o consultório funcione de forma sustentável, ou seja, dê lucro e mantenha a qualidade operacional. Para isso, o financeiro deve estar equilibrado, com as contas em dia, uma reserva para imprevistos e uma quantia para investir.
O que só acontece quando todas as tarefas são monitoradas e estão conectadas umas com as outras. Na prática, é o mesmo que, ao comprar um novo computador para a recepção, este valor seja sinalizado nas contas a pagar, por exemplo.
Com um bom controle financeiro, o gestor da clínica médica tem a clareza que precisa para mapear cada atividade, entrada e custo. Assim, fazer um planejamento de expansão fica bem simples. Outra vantagem é melhorar o serviço oferecido, fazendo investimentos conforme a realidade da empresa.
Porém, manter o financeiro controlado não é tão simples assim. No próximo item, listamos os principais desafios que gestores na área da saúde enfrentam quando o assunto são as finanças. Acompanhe.
Não é raro encontrarmos gestores da área da saúde com dificuldades para gerir o fluxo de dinheiro. Acontece que esses desafios são comuns a todas as empresas. Confira os principais.
Na Organização financeira, controlar o fluxo de caixa é fundamental. Afinal, este processo registra todas as entradas e saídas de dinheiro da clínica médica e o gestor deve acompanhá-lo de perto.
Contudo, quando não tem uma ferramenta para monitorar todas as movimentações, alguma transação pode ficar de fora, prejudicando o controle financeiro. O que não acontece quando ao usar o software médico da Feegow Clinic.
Essa tecnologia elimina a alimentação manual do fluxo de caixa, os erros humanos e o retrabalho para corrigi-los, otimizando o controle das finanças e a gestão do consultório.
Outro desafio é a mistura das contas pessoais com as da clínica, que pode trazer consequências sérias à gestão. Isso porque um gasto pode ficar sem registro, dificultando o controle financeiro.
Evitar usar o cartão de crédito do consultório para gastos pessoais, definir um pró-labore e não fazer retiradas do caixa são essenciais para a saúde financeira da empresa.
O pagamento dos impostos pesa bastante no orçamento financeiro, mas é algo fundamental para que o consultório funcione conforme a lei. Os principais tributos são:
Vale lembrar que os impostos são cobrados de maneiras diferentes e em datas específicas. O PIS e INSS são cobrados em folha de pagamento, por exemplo.
Para manter a saúde financeira da sua clínica médica e evitar surpresas indesejadas, como uma multa porque esqueceu de pagar uma taxa, é preciso acompanhar o formato dessas cobranças. Contar com um suporte do contador ajuda nesse controle.
Emergências existem a todo o momento, tanto na medicina quanto na área financeira. Uma das principais falhas na gestão das finanças é não criar um fundo que prepare o consultório para esses desafios.
Qualquer empresa bem sucedida conta com uma reserva. Ela assegura que as contas fiquem no azul quando acontecerem situações que fujam do orçamento, permitindo que a clínica médica atravesse um momento de tensão com tranquilidade.
Quando ocorre algum atendimento por convênio, o consultório deve reportar todos os documentos para a seguradora ou plano de saúde. Caso ocorra algum erro de preenchimento, todo o processo é pausado e retomado desde o início. Isso tranca os pagamentos que seriam repassados para o consultório.
As glosas médicas acontecem com frequência, sendo um contratempo comum na clínica médica. Dessa forma, o financeiro deve estar preparado para suprir essa demora.
A boa notícia é que todo esse processo pode ser digitalizado com o Feegow Clinic, sem chances de erros e com mais rapidez.
Para ajudar gestores como você a organizar financeiramente a clínica médica, a Feegow Clinic desenvolveu um software médico para ajudar no gerenciamento de todas as movimentações do financeiro.
O Feegow Clinic foi criado em conjunto com médicos e o objetivo dessa ferramenta é facilitar a gestão das finanças da clínica, dando a visão geral que você precisa para tomar as melhores decisões.
Controle de entradas e saídas, receitas e despesas fixas, extrato de contas e posições são algumas vantagens desse software médico, que é a solução mais completa para revolucionar a sua operação.
Conheça mais recursos do Feegow Clinic clicando aqui!
Porque a organização financeira garante que a clínica médica tenha todos os recursos financeiros que precisa para manter a operação funcionando com qualidade.
Falta de dinheiro em caixa para imprevistos, atrasos nos pagamentos de contas e impostos, além de inviabilizar o crescimento.
Monitorando todas as movimentações financeiras com auxílio de um software médico, como o Feegow Clinic.