18 Novembro 2020

Como colocar a sua clínica em destaque com o Google Meu Negócio (Google Perfil da Empresa)?

 

 

Google meu negocio - feegow clinic

No cenário médico atual, onde a internet se tornou a principal porta de entrada para novos pacientes, ter uma presença online forte e informativa é crucial para o sucesso da sua clínica. Nesse contexto, o Google Meu Negócio, atual Google Perfil da Empresa, pode ser um grande aliado.

Afinal, estamos falando de uma ferramenta desenvolvida pelo maior buscador do mundo, feita para colocar a sua empresa no topo dos resultados das pesquisas do seu público-alvo.

Com ela, você pode fazer com que novos pacientes conheçam a clínica justamente no momento em que estão buscando sobre os serviços que ela oferece, o que é ideal para impulsionar o seu negócio.

A seguir, entenda melhor o que é, as vantagens e como anunciar no Google Meu Negócio, agora chamado de Google Perfil da Empresa, gratuitamente!

O que é o Google Meu Negócio (Google Perfil da Empresa)?

O Google Perfil da Empresa é uma ferramenta gratuita do Google desenvolvida para melhorar o posicionamento das empresas no buscador.

Até 2022, ele era chamado de Google Meu Negócio. Contudo, o nome foi alterado para tornar sua finalidade ainda mais direta e intuitiva, já que o recurso funciona basicamente como um perfil empresarial no buscador. 

Vale ressaltar que, mesmo com a mudança, o antigo nome ainda permanece bastante popular. Por isso, traremos as duas nomenclaturas ao longo do conteúdo.

Ao cadastrar sua clínica na plataforma, ela irá aparecer com destaque sempre que alguém pesquisar pelo nome dela ou por palavras-chave associadas, como a especialidade atendida ou sua localização.

Ou seja, sempre que alguém estiver pesquisando pelos serviços que você oferece, o Google pode apresentá-los com destaque, incluindo ainda descrição, fotos, telefone, horário de funcionamento, endereço linkado com o Google Maps etc.

Além disso, o Google Meu Negócio (Google Perfil da Empresa) permite algumas interações específicas. Por exemplo, os pacientes podem deixar perguntas para você responder e até enviar avaliações sobre o atendimento. 

Inclusive, quanto mais avaliações positivas você tiver, mais o Google irá privilegiar sua clínica nos resultados oferecidos ao público. 

Portanto, ter a sua empresa no Google é importantíssimo para agregar mais prestígio à sua marca, melhorar a experiência dos pacientes com todos os dados que eles precisam para conhecer seu negócio, aumentar o tráfego do seu site e o número de agendamentos.

Quais as vantagens em utilizar o Google Meu Negócio para clínicas?

google meu negocio - feegow clinic

Você sabe quais são os benefícios em utilizar essa estratégia para alavancar o marketing da sua clínica? Certamente, criar uma página na ferramenta é muito vantajoso para o seu negócio.

Veja abaixo algumas das vantagens em utilizar o Google Perfil da Empresa, ou Google Meu Negócio, para clínicas!

Visibilidade para a clínica

Não é novidade que aparecer na internet aumenta a visibilidade da sua clínica. Com o perfil você alcançará os pacientes que já conhecem o seu negócio e aqueles que estão à procura. 

Neste espaço é possível fornecer os meios de contato e a localização da clínica para os pacientes, além de responder perguntas e receber avaliações.

Simples de usar

Colocar o seu negócio no Google é muito fácil. Afinal, com a ferramenta, você já disponibiliza para o paciente seus meios de comunicação, como telefone, site e o endereço da clínica.

Além disso, isso garante a sua credibilidade e gera autoridade para a sua empresa. Só para ilustrar, as avaliações que você recebe influenciam na tomada de decisão do seu cliente

Ajuda no Marketing Médico

É provável que você esteja se perguntando como a ferramenta do Google auxilia no marketing da sua clínica. Mas, pense comigo: aparecer nos primeiros resultados de pesquisa é a melhor forma de alcançar mais pacientes!

Se você deseja atrair mais clientes, reduzir os buracos na agenda e aumentar a rotatividade no seu negócio, investir em estratégias de marketing é o primeiro passo para aumentar seus lucros. 

Alcance mais pacientes

Não é segredo que o Google é o maior mecanismo de pesquisas do mundo. Uma vez que a sua clínica pode ser encontrada nos resultados de busca, mais pacientes saberão do seu negócio.

Como usar o Google Meu Negócio para destacar a sua clínica?

Só de saber como colocar meu negócio no Google, você já garante um diferencial importante para a clínica atrair pacientes em relação aos concorrentes que não utilizam a ferramenta. 

Contudo, também vale prezar por algumas práticas para aumentar ainda mais o seu destaque, como:

  • Mantenha as informações sempre atualizadas: evite passar dados errados aos pacientes, mantendo-os sempre atualizados;
  • Utilize palavras-chave relevantes: aumente a visibilidade da sua clínica nas pesquisas atrelando-a aos termos mais adequados para sua especialidade e localização;
  • Inclua o endereço correto e fotos geolocalizadas: isso facilita o acesso dos pacientes ao seu estabelecimento;
  • Informe sobre os serviços oferecidos com detalhes: destaque as especialidades que você atende para atrair as pessoas certos;
  • Incentive avaliações positivas e interaja com os comentários: responda prontamente e com empatia, reforçando sua credibilidade e posição no algoritmo;
  • Ofereça a opção de agendamento pelo Google Perfil da Empresa: assim, você facilita o processo de marcação de consultas e melhora a experiência dos pacientes;
  • Utilize a ferramenta de postagens para divulgar eventos e novidades: mantenha os pacientes informados sobre os serviços e ações especiais;

Ative a troca de mensagens para facilitar o contato com os pacientes: responda às dúvidas e solicitações prontamente, garantindo uma boa experiência.

Passo a passo de como colocar sua clínica no Google Meu Negócio (Google Perfil da Empresa)

Para começar a utilizar o Google Meu Negócio (Google Perfil da Empresa) em clínicas e aumentar a rotatividade de pacientes no seu negócio, é só seguir um passo a passo simples e intuitivo.

Antes de qualquer coisa, é preciso criar o seu cadastro na plataforma. Portanto, ao acessar a ferramenta, defina um e-mail e uma senha. Caso você já tenha uma conta Google, o login será feito automaticamente.

Depois, basta preencher as informações da sua empresa. Durante as etapas, você irá adicionar o endereço e escolher como ele será apresentado no Google Maps, selecionar uma categoria de negócios, inserir seu número de telefone e URL do site.

Quando terminar de inserir seus dados e conteúdo, será necessário escolher uma forma de verificação. Ao clicar em “verificar agora”, o processo será iniciado, que pode ser feito por correio, SMS, e-mail ou vídeo. 

Vale ressaltar que você só poderá editar os dados cadastrados após ter a conta verificada. Por isso, é importante revisar tudo no primeiro acesso.

Gostou de saber mais sobre o Google Meu Negócio (Google Perfil da Empresa)? Quer ir além e se aprofundar ainda mais nas melhores estratégias para destacar a sua clínica no buscador mais utilizado pelos pacientes? 

Clique aqui e baixe nosso ebook completo sobre o assunto!

google meu negocio - feegow clinic