A gestão de serviços em saúde é uma das atividades mais relevantes para atingir os objetivos de uma clínica médica. Mais do que apenas administrar recursos, ela envolve um conjunto de estratégias e ferramentas que visam otimizar processos, reduzir custos, aumentar a eficiência e, acima de tudo, garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes.
Em um mercado onde a organização, o planejamento e a segurança são primordiais, a gestão em saúde é a chave para evitar erros e falhas nos processos, assegurando a efetividade dos serviços prestados.
Assim, um gerenciamento eficiente permite que a clínica alcance excelência no atendimento, fidelize pacientes e se torne uma verdadeira referência na área de atuação.
Se você trabalha na administração de uma clínica ou consultório, vale a pena estudar formas de aperfeiçoar esse processo. Por isso, continue a leitura e entenda melhor a importância da gestão de serviços em saúde, além de conhecer as melhores dicas de como melhorá-la!
A gestão em serviços de saúde compreende processos como planejamento estratégico, coordenação e acompanhamento de métricas.
O planejamento estratégico consiste em estabelecer metas e objetivos para a clínica e definir quais ações devem ser realizadas para alcançá-los.
Em seguida, é necessário executar essas ações de maneira apropriada, o que exige um esforço de coordenação dos diversos setores e equipes da empresa. Neste sentido, a gestão em serviços de saúde pode ser dividida entre os cargos de liderança dentro da organização.
Vale ressaltar que a qualidade e fluidez da comunicação interna são fundamentais para o sucesso da coordenação. Ou seja, os setores precisam trabalhar em conjunto e de posse das mesmas informações.
Para verificar se a estratégia definida no planejamento está apresentando resultados, os gestores devem acompanhar os indicadores que podem ser:
Caso os indicadores apresentem números insatisfatórios, a clínica precisa ter a flexibilidade de mudar a estratégia ao longo do tempo para se adequar aos novos cenários.
Um bom exemplo disso envolve a digitalização e os serviços oferecidos pela internet. De acordo com o Panorama das Clínicas e Hospitais 2024, publicado por Doctoralia e Feegow:
Promover uma boa gestão em saúde é importante para aperfeiçoar a qualidade na entrega dos serviços médicos. Ela é essencial na criação de protocolos e políticas de atendimento que atendam às necessidades dos pacientes de forma humanizada.
Um dos principais objetivos das instituições de saúde é oferecer os melhores serviços, com o mínimo de desperdício. Contudo, alcançar esse objetivo só é possível por meio de um planejamento minucioso baseado em dados sobre o desempenho da empresa.
Por isso, todos os processos devem ser registrados para os gestores poderem identificar os pontos de melhoria.
Dessa forma, eles conseguem investir nas melhores soluções para a estrutura do estabelecimento e na capacitação dos profissionais. A gestão também é importante para estabelecer o posicionamento e a imagem da empresa no mercado.
Isto é, definir e estimular a cultura organizacional que será o norte para as condutas de todos os colaboradores.
Uma das melhores formas de garantir uma boa gestão em serviços de saúde é realizar auditorias internas e externas. Por meio delas, os gestores obtêm um diagnóstico completo sobre os processos e atividades da empresa.
Assim, é possível ter clareza sobre o que precisa ser modificado para melhorar a qualidade da gestão e dos serviços prestados. Independente do tipo de auditoria em saúde realizada, ela deve focar nos seguintes elementos:
Para atender esses 4 requisitos de maneira eficaz, a gestão de clínicas deve manter-se atualizada e ser aprimorada com o apoio das ferramentas e metodologias certas. Hoje, as que mais se destacam são:
A telemedicina e a digitalização revolucionam a gestão de serviços em saúde ao possibilitar consultas remotas, reduzir filas de espera e facilitar o acesso a especialistas.
Além disso, a digitalização dos prontuários e a implementação de sistemas integrados de gestão permitem uma melhor organização dos dados dos pacientes, promovendo atendimentos mais ágeis e eficientes.
Essas ferramentas não apenas aumentam a eficiência operacional, mas também melhoram a satisfação das pessoas atendidas e a qualidade do cuidado prestado.
Cada vez mais utilizadas na gestão de serviços em saúde, a IA e a análise de dados auxiliam os gestores a identificar tendências, medir o desempenho dos serviços e tomar decisões baseadas em informações concretas.
Essas tecnologias ajudam a otimizar recursos e a embasar uma administração mais assertiva e estratégica. Além disso, elas também podem melhorar a precisão dos diagnósticos e promover serviços mais personalizados.
Leia mais: Manual de tendências para o setor de saúde e healthtechs
Um foco estratégico na prevenção também é essencial para melhorar a gestão de serviços em saúde.
Afinal, programas de prevenção, educação em saúde, promoção de hábitos saudáveis e a detecção precoce de doenças ajudam a promover melhores resultados para os pacientes com menores custos a longo prazo.
Dessa forma, investir em prevenção é uma abordagem proativa que beneficia tanto os pacientes quanto os gestores, promovendo um sistema de cuidado mais sustentável e eficiente.
Mencionamos anteriormente a importância da comunicação interna e do registro de informações para a gestão em serviços de saúde. Por isso, uma das formas de aperfeiçoar a gestão de uma instituição de saúde é investir em tecnologias que melhorem os dois processos.
Neste sentido, a melhor opção é um bom software de saúde. Com ele, a clínica centraliza todas as informações produzidas durante a operação. Assim, o gestor consegue visualizar todos os processos da instituição e acompanhar as métricas por meio de relatórios gerados no próprio sistema.
Ao mesmo tempo, o software médico promove a integração entre os setores de modo que a comunicação entre eles aconteça de forma fluida. Um sistema de gestão também permite a automatização de processos repetitivos.
Desse modo, os colaboradores são alocados em tarefas que exigem mais atenção. Por exemplo, ao automatizar o processo de marcação de horário com o recurso de agendamento online, a recepcionista pode se concentrar em atender os clientes que já estão na clínica.
Para ter uma boa gestão de serviços em saúde, desde o planejamento até a auditoria, os gestores precisam de muito estudo e preparo. Por isso continue estudando sobre o assunto. Baixe o nosso e-book com dicas fundamentais para administradores de clínicas!
O gestor de saúde é responsável pela administração de um empreendimento médico, promovendo a fluidez dos processos, o uso das melhores ferramentas e tecnologias, condições adequadas para os colaboradores, controle financeiro, acompanhamento de resultados, planejamento de melhorias contínuas, etc.
A interconexão entre sistemas facilita o compartilhamento de informações em tempo real, melhora a coordenação entre departamentos e profissionais, reduz a duplicação de esforços, permite uma gestão mais eficiente dos recursos e permite que as decisões sejam baseadas em dados precisos e atualizados.
O uso da tecnologia na gestão de serviços em saúde, como prontuários eletrônicos, softwares de gestão, telemedicina, IA, agendamento online, análise de dados, entre outras, melhora a eficiência operacional, minimiza erros, otimiza recursos e torna os cuidados mais acessíveis, personalizados e precisos.