19 Dezembro 2019

Gestão de tarefas: ferramentas que podem ajudar na melhoria de clínicas

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Como sabemos, as ferramentas para gestão de tarefas em clínicas desempenham um papel muito importante nas relações humanas, diminui distâncias e ajuda a melhorar a rotina de cada indivíduo, seja com aplicativos para smartphones ou com informações disponíveis na rede.

Tudo isso contribui para mudar a forma como a medicina é aplicada em nossa sociedade. Você já deve ter se perguntado quais os benefícios que as ferramentas tecnológicas podem trazer para a sua clínica. Como mostrarei neste post, os benefícios são muitos, quando bem aplicados, podem trazer melhorias tanto para a parte clínica quanto para a parte administrativa.

Por que a gestão de tarefas é importante?

Esse processo de gestão de tarefas pode parecer um trabalho mais para a parte administrativa. Mas, colocar essa organização na rotina da clínica médica otimiza todas as atividades que a envolvem. Todos aqueles que trabalham nesse espaço ganham com um maior controle de tarefas.

Mas, o que é gestão de tarefas? Ela é um conjunto de ações que organiza certas demandas da clínica médica. Essa atividade já é orientada, desde seu início, para que todos os processos funcionem de maneira ordenada. O objetivo é torná-los cada vez mais produtivos e menos emperrados. O que é essencial para a gestão do negócio

A gestão de tarefas é uma atividade que vem das grandes empresas. Sua aplicação na clínica médica é importante para destravar alguns processos e otimizar todas as suas áreas. Não somente a administrativa, mas na gestão de médicos e pacientes também. O gerenciamento de tarefas pode ajudar na organização do tempo de consulta, por exemplo.

Quais os principais desafios da gestão de tarefas?

O gerenciamento de atividades em uma clínica médica é essencial para organizar seu tempo e entender as funções de cada profissional da casa. Essa ferramenta permite que todos os profissionais possam entender melhor suas funções e consigam otimizar suas tarefas.

Lembre-se que a gestão de tarefas não é apenas para a área administrativa. A rotina de um médico é lotada de tarefas. Consultas, acompanhamento e exames enchem o dia-a-dia do profissional. Por isso, é importante que a clínica ofereça uma boa ferramenta de gestão de tarefas para que otimize e organize seu fluxo de trabalho.

 O controle de tarefas se mostra uma importante ferramenta para que a clínica médica não se perca nas atividades do dia-a-dia. A tecnologia na gestão pode destravar ainda mais esses potenciais e evitar os problemas tão normais no cotidiano. 

Vamos entender um pouco mais sobre como essa área pode ajudar na gestão de tarefas.  

Como a tecnologia ajuda na gestão de tarefas?

Não é segredo que a intenção de se utilizar a tecnologia na medicina é melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Com tantos avanços, 61% dos médicos utilizam a tecnologia para otimização de consultas e observação de pacientes, além de 38% utilizarem softwares para gestão de tarefas em clínicas. Sendo assim, fica claro que a tecnologia veio para facilitar as rotinas médicas.

E não é só isso! Muitas inovações para a área da saúde, desde exames mais complexos a otimização de processos clínicos, visando o conforto e a satisfação dos pacientes, são cada vez mais implementados com toda responsabilidade, já que eles são o seu público-alvo e merecem toda a atenção.

Quais ferramentas podem melhorar a minha clínica?

Veja abaixo as dicas que eu separei para você implementar:

Software médico

Você sabe quais as alternativas que um software oferece para a sua clínica? Investir em um software de gestão de tarefas da sua clínica contribui para o aumento da produtividade de sua equipe e automatiza os processos médicos, disponibilizando mais tempo e eficiência nos serviços oferecidos por você.

Com um software médico, a sua clínica terá acesso a ótimas funcionalidades que prometem ser um diferencial na gestão do seu negócio. A agenda é o processo em que mais ocorrem erros humanos, já que seu controle manual dá margem a equívocos que podem prejudicar a gestão de tarefas em clínicas e o seu relacionamento com seus clientes. 

O software clínico fornece uma agenda completamente otimizada e fácil de manusear, o que descomplica o trabalho da recepcionista, diminui as chances de erros e reduz os horários vagos na agenda dos médicos, possibilitando mais atendimentos. 

Tratar seus pacientes com cuidado e zelo deve ser o objetivo principal da sua clínica. Já imaginou como seria prático se a recepcionista pudesse dar entrada em um novo paciente na clínica já no momento do agendamento?

Afinal, é importantíssimo manter os dados dos seus pacientes atualizados e ter a possibilidade de cadastrá-los antes mesmo da consulta, o que já otimiza a rotina da sua recepção. 

E para completar, o software ainda conta com a otimização da sua gestão de tarefas financeiras, simplificando o dia a dia das ações administrativas com a automatização.  

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

Prontuário Eletrônico é, sem dúvidas, uma ferramenta que pode melhorar a sua clínica em múltiplos fatores, ele é muito útil para aperfeiçoar o dia a dia da gestão de tarefas em clínicas.

Além de oferecer praticidade para os médicos, já que concentra em apenas um lugar todas as informações dos pacientes, como anamneses, pedidos de exame, prescrições etc., é extremamente indispensável para fornecer um atendimento de qualidade.

E como isso ajudaria a sua clínica? Fácil. Com o Prontuário Eletrônico, os profissionais de saúde conseguem acessar remotamente as informações do paciente, o que facilita no diagnóstico e prevenção de doenças, pois, do conforto da sua casa e conectado à internet, o médico consegue acessar esses dados.

Além disso, o PEP auxilia no aumento da produtividade dos médicos, elevando em até 70% o desempenho dos profissionais da saúde.

Prescrição Eletrônica

Com todas essas vantagens, uma ótima dica é o uso da prescrição eletrônica. Você tem ideia da importância da prescrição online? Ter essa ferramenta automatiza esse processo médico tão importante sem prejudicar a qualidade do atendimento aos pacientes. 

Como a prescrição eletrônica pode ajudar tanto os médicos quanto os pacientes? 

Estudos recentes mostram que mais de 70% dos erros com a medicação ocorrem por conta da ilegibilidade da letra do médico, ou seja, abrem margem para a utilização de medicamentos errados, o que prejudica o tratamento dos pacientes. Por isso, com a prescrição digital esse problema será resolvido, pois automatiza, de forma segura, esse processo médico. 

Então, além da segurança, quais as vantagens em se utilizar a prescrição online? 

Para o profissional da saúde, na prescrição eletrônica encontra-se disponível todos os medicamentos para cada caso específico, tudo isso de maneira automática. Para o paciente garante a segurabilidade de um tratamento correto e sem erros. 

Com tudo o que já foi listado, ainda há a possibilidade, ao final da consulta, de o médico conseguir imprimir tanto a prescrição, com a posologia e os medicamentos, como também enviar a prescrição por SMS ou para o E-mail direto para a pessoa atendida, trazendo facilidades para a rotina médica e diminuição de erros visando o bem-estar dos pacientes. 

Telemedicina

Outro recurso que pode melhorar a sua clínica é a telemedicina. A telemedicina possibilita o tratamento remoto dos pacientes. Imagine quanto tempo pode ser otimizado se a sua clínica focar no tratamento à distância. 

Será possível realizar o monitoramento dos pacientes, além do diálogo entre os médicos a fim de encontrar o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido possível, focando no seu objetivo principal que é cuidar dos seus pacientes, tudo isso de forma online, basta ter acesso à internet.

E não só isso, haverá o aumento significativo de pacientes circulando pela sua clínica, pois, com a telemedicina será possível abrir espaço na agenda dos profissionais da saúde para novos pacientes, aumentando o fluxo de clientes e a rentabilidade do seu negócio.

Reconhecimento Facial

Este é um recurso avançado que tem sido aplicado à área médica. O Reconhecimento Facial traz como vantagem a facilidade em encontrar qualquer pessoa em questão de minutos. 

Aliada à medicina, essa ferramenta tecnológica pode ajudar no diagnóstico de síndromes e doenças raras.

Por isso, se a sua clínica está focada em oferecer aos seus pacientes inovações em tratamentos e diagnósticos mais precisos, a tecnologia de Reconhecimento Facial pode ser uma ótima escolha. 

Emissão de laudos à distância

A última dica é a emissão de laudos à distância, que consiste na terceirização de profissionais que ficam responsáveis por emitir o laudo dos pacientes. 

Como assim? O médico realiza o exame em seu paciente e o envia para outro profissional da saúde para que ele emita o laudo. 

É um recurso muito utilizado por consultórios e clínicas de pequeno, médio e grande porte, mas que pode ser facilmente aplicado ao seu negócio, a depender das suas necessidades. 

Para o paciente, traz mais agilidade no diagnóstico e um tratamento adequado, já que o mais importante é a rapidez e eficácia no tratamento de seus pacientes.

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Perguntas frequentes:

O que é gestão de tarefas?

Gestão de tarefas é um método que organiza as atividades que precisam ser executadas em um determinado tempo a fim de atingir os objetivos e as metas de um time.

Como a tecnologia ajuda na gestão de tarefas?

A tecnologia permite um trabalho mais eficiente e auxilia na utilização correta dos recursos, o que resulta em uma redução de custos da empresa.

Quais as vantagens em se utilizar a prescrição online? 

Existem diversas maneiras para melhorar o gerenciamento de tarefas. São algumas delas: Identificar e listar todas as tarefas, determinar a importância de cada atividade, definir metas, apontar o prazo de cumprimento para cada tarefa.