Blog - Feegow - Software para gestão de Clínicas e Consultórios

Como o domínio do fluxo de caixa vai proporcionar o impulsionamento da minha clínica?

Escrito por feegowclinic | 09 Setembro 2019

Entender e acompanhar o fluxo de caixa da sua clínica pode mudar a performance do seu negócio para melhor. Além disso, essa prática diminui a recorrência de problemas financeiros que impossibilitam o crescimento saudável da clínica.Pensando de forma simplificada, o fluxo de caixa nada mais é que o resultado da subtração de valores a pagar das cifras a receber. 

O propósito desse artigo é te mostrar como funciona o fluxo de caixa dentro de uma clínica médica e suas vantagens. No final, daremos dicas de como estruturar um fluxo de sucesso

Continue a leitura e solucione suas principais dúvidas.

Como funciona o fluxo de caixa em clínicas médicas?

Dentro de um consultório, o fluxo de caixa é a ferramenta responsável pelo controle, monitoramento e gestão da movimentação financeira

Ao entender os principais direcionamentos você conseguirá definir os períodos para análises, como alimentar seu fluxo e como dar atenção a pontos importantes.

Mas antes disso é preciso ter ciência de como é a organização do fluxo de caixa para sua clínica. Ela ocorre de três formas: operacional, projetado e livre.

Confira um pouco mais sobre as noções básicas:

Fluxo de caixa operacional

Todo o dinheiro movimentado em relação aos custos operacionais da clínica são inseridos nesse fluxo de caixa.

Os cálculos envolvem a subtração do valor arrecadado dos gastos relativos como: folha de pagamento, impostos, contas, etc.

Fluxo de caixa projetado

A possibilidade de montar um fluxo projetado vem do histórico de ações operacionais (fluxo de caixa operacional).

Quando você consegue controlar seu dinheiro, isso gera previsibilidade. Dessa forma é possível prever e projetar um fluxo de caixa futuro. A longo prazo essa previsibilidade ajuda a reduzir custos.

Fluxo de caixa livre

O foco do fluxo de caixa livre é gerar o capital da sua clínica, ou seja, baseia-se no lucro líquido. Assim como o projetado, seu trabalho se norteia nas previsões.

Quais são as vantagens de construir um bom fluxo de caixa?

Você se torna consciente de todas as informações relacionadas com o financeiro da sua clínica. Todos os movimentos passam a ser previsíveis e não comprometem seu lucro. Além disso, surgem janelas para planejar e investir em melhorias e promoção de bem-estar aos seus pacientes.

São muitas as vantagens em controlar o fluxo de caixa, vamos ver algumas na sequência:

Não comprometimento do lucro

Ao possuir uma visão 360º do financeiro da sua clínica o lucro não fica comprometido. Isso porque não haverá gastos extras e/ou não esperados de forma constante, situações que podem comprometer o lucro previsto sempre que acontecem.

Ter o domínio do fluxo de caixa permite que você saiba exatamente quanto tem disponível para gastar e onde gastar. E movimentar esse valor com sabedoria possibilita ter uma reserva financeira para investimento em seu próprio consultório.

Auxílio no planejamento de investimentos

A organização financeira desencadeia um ciclo vantajoso para seu negócio e proporciona maiores investimentos. Já pensou em aprimorar seus serviços? Adquirir novos equipamentos e qualificar ainda mais sua equipe?

Com o planejamento adequado e embasado nos resultados do seu fluxo de caixa é possível modernizar o atendimento prestado. Ao aperfeiçoar o modo como lida com os pacientes, você atrai e fideliza os que já tem e novos também.

O movimento de atração e fidelização pode gerar, como consequência, o aumento da receita, reiniciando o ciclo de investimento.

Logística ideal para promoções

A partir dos investimentos em melhorias você pode pensar na criação de ações promocionais, seguindo as normas de publicidade impostas pelo Conselho Federal de Medicina.

Se todas as diretrizes estiverem alinhadas, quem define o próximo passo é o setor financeiro. E ele vai ser baseado nos resultados obtidos com o fluxo de caixa da sua clínica e seus indicadores.

Estudo da necessidade de pedir empréstimos

Em alguns momentos, no gerenciamento de negócios, é preciso solicitar empréstimos, aportes que possibilitem expansão da empresa. Isso não é errado, mas é preciso fazer sem comprometer a renda, o mesmo acontece com as clínicas e consultórios.

Mais uma vez, essa possibilidade só pode ser analisada e implementada a partir dos indicadores do fluxo de caixa.

Negociação de prazos com fornecedor

Com um bom controle do fluxo de caixa, sua clínica adquire uma previsibilidade financeira. Você tem conhecimento de todos os valores de entrada e saída ao longo do mês. Isso facilita a negociação de prazos com fornecedores de forma mais fácil e assertiva.

Viu, controlar um bom fluxo de caixa pode trazer muitas vantagens.

Como fazer um bom fluxo de caixa na sua clínica médica?

O primeiro passo é fazer um planejamento. Em seguida, reconheça a divisão das despesas pessoais dos profissionais e registre todas as movimentações. Com o auxílio de um software para gerenciamento é possível fazer todos esses passos de forma ainda mais assertiva.

Agora que você já entendeu a importância de manter o controle do setor financeiro da sua clínica e já conhece as vantagens que ele proporciona, que tal entender passo a passo como executar?

Planeje-se

Para começar a controlar todas as entradas e saídas com um cálculo preciso, antes de tudo é necessário planejar as ações.

O planejamento envolve definir metas e objetivos com base nas necessidades da clínica e no que se espera dos resultados. Não deixe de apontar os principais desafios observados para traçar planos de como combatê-los.

Se existirem registros dos anos anteriores, tire um tempo para serem analisados. Com isso você poderá perceber se houve ou não evolução possibilitando fazer algumas previsões.

Planeje a organização das reservas financeiras destinadas a investimentos e atente-se ao separar as despesas.

Faça a divisão de despesas

O principal erro de todos os empreendedores, independente da área, é não saber dividir o que é pessoal do que é profissional. Ao misturar as despesas você perde o controle sobre a real situação financeira da sua clínica.

Por isso, crie uma conta bancária empresarial e utilize apenas para as despesas provenientes do consultório ou clínica.

Essa estratégia é fundamental para o sucesso de todas as ações envolvendo o seu  negócio. Se a sua ideia é de que: “Ah, sou eu quem organizo e tudo vai para o mesmo lugar”, comece a repensar.

Uma dica, defina seu próprio salário, assim essa será uma despesa fixa e com esse valor você lida com as questões pessoais. O restante deve ficar na clínica e ser registrado, bem como todas as movimentações.

Sempre registre as movimentações

O fluxo de caixa precisa de dados, então registre todas as movimentações financeiras relacionadas a sua clínica. Faça essas anotações com atenção e rigor, conte com a ajuda da sua secretária, por exemplo, ou com um contador de confiança.

Não deixe de lado os gastos básicos, como a compra de produtos de limpeza, materiais para exames ou decorações para a sala de espera.

Tudo que estiver dentro da clínica ou consultório deve estar registrado. Somente dessa forma você terá noção de quanto está sendo gasto e poderá projetar ações futuras.

Tenha uma reserva financeira

Mesmo com toda a organização e planejamento feitos, você não está imune a imprevistos. Por isso, mantenha sempre um valor destinado para a reserva, o jeito mais fácil é delimitar um valor mensal para ser reservado.

A finalidade desse valor pode variar desde situações rotineiras a situações mais sérias. O que importa é que a reserva vai te ajudar a enfrentar esses imprevistos sem sofrer muitos danos gerais.

Conte com um software de gestão médica

No início, as clínicas e consultórios, apostam no uso de planilhas para manter esse controle de receita e despesa. Porém, não é o ideal a longo prazo, pois são muitos dados que devem ser analisados e acabam ficando de fora.

A melhor alternativa é investir em um software de gestão que ofereça os recursos necessários para fazer sua clínica crescer.

Feegow Clinic é o número um quando mencionamos recursos completos para o gerenciamento da sua clínica. Com ele você tem acesso às funcionalidades completas para o setor financeiro e muito mais.

Fica mais fácil controlar seu fluxo de caixa com o auxílio da tecnologia. Por isso, se você não conta com a ajuda de um programa ou está apenas no começo, temos um presente.

Baixe grátis nosso ebook sobre Gestão financeira em clínicas médicas e comece hoje mesmo a organizar a saúde financeira da sua clínica. Clique aqui!

Perguntas frequentes:

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é o resultado da subtração de valores a pagar das cifras a receber. E, olhando assim, aparenta ser uma tarefa muito fácil de se cumprir, mas você pode ser surpreendido com percalços que, apesar de parecerem muitas vezes bobos, podem ser determinantes para possíveis erros na conta final de cada mês.

Quais as vantagens do fluxo de caixa?

Ao manter o controle do fluxo de caixa você deixa de comprometer seu lucro e consegue investir em melhorias para sua clínica. Além disso, consegue apostar em recursos para promoção e as negociações de prazos com os fornecedores podem ser mais assertivas.

Como montar um fluxo de caixa?

Existem diversas formas de construir seu fluxo de caixa. A planilha pode ser executada em uma agenda manuscrita, ou em um arquivo de Excel, assim como em uma tabela no próprio Word. Mas, com certeza, a forma mais simplificada é utilizando um software de gestão de clínicas.