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5 maneiras em que um software médico beneficia a experiência do paciente

Escrito por feegowclinic | 10 Janeiro 2024



A experiência do paciente é um conceito que vem ganhando cada vez mais importância no setor de saúde.

Isso porque, além da qualidade dos serviços médicos, as pessoas também estão mais exigentes em relação à comodidade, ao conforto, humanização no atendimento e à capacidade das clínicas em atender suas expectativas.

Nesse contexto, os diferenciais que você disponibiliza aos pacientes podem ser determinantes para sua fidelização

Quer entender como um bom software médico pode te ajudar a melhorar a experiência dos clientes e ajudar seu negócio a se destacar no mercado? 

Confira os principais detalhes ao longo deste artigo.

Qual a importância da humanização no atendimento e experiência do paciente?

Promover a qualidade na experiência do paciente pode ser uma tarefa complexa para muitas clínicas. 

Afinal, além dos desafios comuns a qualquer serviço, como a necessidade de atender às expectativas do cliente, ainda é preciso lidar com questões delicadas de pessoas que podem estar passando por momentos de estresse e insegurança

Nesse contexto, a humanização é essencial para garantir uma experiência positiva. 

Ao promover um ambiente acolhedor, prezar por uma comunicação clara, exercer a empatia e qualificar sua equipe para um bom atendimento, você obtém ganhos como:

  • Melhoria de imagem: uma clínica que se preocupa com a humanização do atendimento é percebida como mais profissional e comprometida com os pacientes;
  • Diferencial competitivo: adotar o atendimento humanizado cria um diferencial frente à concorrência e te ajuda a se destacar no mercado;
  • Maior adesão aos tratamentos: pacientes que se sentem confortáveis e seguros com o atendimento são mais propensos a aderir às ações recomendadas;
  • Fidelização e indicações: quem sai satisfeito com o atendimento humano tem mais chances de procurar a clínica novamente ou recomendá-la para outras pessoas.

Além dos fatores citados, tenha em mente que o atendimento humanizado na saúde e a experiência do paciente hoje também são profundamente influenciados pela tecnologia

Nos itens seguintes, entenda o papel de um bom software médico neste contexto.

1 - Comunicação eficiente e assertiva

Uma comunicação eficiente e assertiva é diretamente responsável pela confiança e transparência na relação entre os médicos e as pessoas atendidas. Adotar práticas de comunicação que gere valor ao público é um dos passos essenciais para proporcionar uma experiência do paciente positiva em sua clínica.

Isso é possível com o apoio de um bom software. Com um sistema de ponta, você pode enviar mensagens personalizadas e automáticas para os pacientes, com lembretes de consulta e outras informações importantes.

Assim, um dia antes do atendimento, as pessoas podem receber um SMS ou WhatsApp para serem lembradas do agendamento, confirmá-lo ou até mesmo remarcá-lo com total praticidade. 

Também há a possibilidade de integrar os horários ao Google Agenda, o que gera lembretes no app e dá mais autonomia para os pacientes manejarem sua agenda de compromissos.

2 - Agendamento online

Como falamos, o paciente busca cada vez mais praticidade. Ao simplificar o agendamento de uma consulta, você estará promovendo uma experiência positiva desde o início. 

Um bom sistema para clínica vai facilitar seus processos com recursos de agendamento online. Com ele, você permite que as pessoas visualizem e escolham os horários disponíveis sem dificuldades, tudo pela internet com muita simplicidade.

Isso pode ser feito de qualquer lugar, a qualquer hora. Assim que o agendamento for realizado, a integração do sistema garante que o horário será registrado na agenda dos profissionais de saúde.

Além de agilizar a rotina da sua equipe, esse recurso evita erros nas marcações e agrega comodidade aos pacientes

Junto a tudo isso, você ainda pode contar com inúmeras funcionalidades de agenda, como:

  • Agenda médica diária e semanal;
  • Agenda de equipamentos integrada;
  • Gerenciador de fila de espera;
  • Repescagem de faltosos e desmarcados;
  • Check-in e check-out pela agenda;
  • E muito mais.

Se você priorizar uma boa plataforma, é possível trabalhar com agendas múltiplas. Elas são controladas por filtros, o que permite que você selecione informações segmentadas por médico, especialidade, convênio ou localização.

Quer conhecer o melhor sistema de agenda para otimizar a experiência do paciente? Clique aqui e confira por que utilizar o Agendamento Online do Feegow Clinic

3 - Histórico integrado e visão de evolução do paciente

Evitar perguntas repetidas e dominar cada aspecto da evolução dos pacientes no momento das consultas faz com que eles se sintam únicos e mais valorizados.

Um recurso de sistema para clínica que favorece esse tipo de cuidado é o gráfico de evolução. Além de guardar as informações dos atendimentos, o software as organiza de forma visual e converte em gráficos personalizados.

Assim, você pode visualizar as informações de cada pessoa atendida, cruzando informações relevantes, fotos, exames e o que mais você julgar necessário para facilitar seus registros e linha do tempo evolutiva.

Já na parte de prontuário eletrônico, também existem diversas funcionalidades que contribuem para a boa experiência do paciente, como:

  • Anamneses, evoluções e laudos personalizáveis;
  • Prescrições de medicamentos e fórmulas com bulário integrado;
  • Emissão rápida de atestados, textos e pedidos de exame;
  • Receituário de controle especial;
  • Banco de Imagens do paciente;
  • Arquivos do paciente;
  • Diagnósticos e CID;
  • E muito mais.

Essas ferramentas garantem que você esteja bem informado e consiga acessar todos os registros que precisa ou mesmo gerar os documentos necessários para dar seguimento aos atendimentos, tornando a experiência do paciente mais completa e segura. 

4 - Dados e gestão do tempo de espera de consulta

Promover uma gestão baseada em dados é indispensável para garantir a segurança e a sustentabilidade financeira do seu negócio.

Afinal, ao acompanhar relatórios financeiros, monitorar o fluxo de caixa, cuidar dos planos de contas, controlar o faturamento, entre outras demandas, você evita problemas operacionais e ainda consegue investir em melhorias constantes.

Isso torna a sua empresa mais eficiente, competitiva e preparada para oferecer uma ótima experiência.

Por falar nesses recursos de gerenciamento, também é possível monitorar o tempo médio que as pessoas aguardam na recepção

Ao entender os padrões de espera e seus gargalos, você pode promover ajustes para minimizar atrasos e frustrações.

Essa é uma possibilidade de diminuir a ansiedade e o estresse na sala de espera, aumentar a satisfação do público e melhorar a reputação da sua clínica.

5 - Gerenciador de senhas

Ainda em relação à rastreabilidade do tempo de atendimento, esse tipo de análise pode ser feita a partir do painel de geração de senhas.

Com um sistema de ponta, você consegue integrar essa funcionalidade a qualquer dispositivo touchscreen ligado a uma impressora, configurando os padrões das filas comuns e preferenciais de acordo com a sua organização interna. 

Com isso, sua equipe gera senhas, integra chamadas em totens ou na TV e torna a recepção ainda mais fluida e bem organizada.


Por que escolher a Feegow?

Todas as possibilidades que citamos ao longo deste artigo estão presentes no Feegow Clinic, que ainda conta com mais de 200 funcionalidades para descomplicar e agilizar a rotina da sua clínica. 

Além de ter todos os recursos básicos já incluídos, seu negócio ainda pode desfrutar de nosso suporte gratuito em horário comercial. 

As configurações do sistema são feitas por especialidades, têm níveis de acesso personalizados e backup automático de dados.

As cobranças são feitas apenas pelos usuários profissionais de saúde. Contamos com Certificação SBIS, que é a maior em eficiência operacional, além de processos 100% atualizados e adequados à LGPD.

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