Se você está traçando estratégias para que a sua clínica se torne referência no mercado, ofereça as melhores condições para a sua equipe médica se sentir motivada.
Manter o engajamento da sua equipe em alta pode ser um grande desafio. Por isso, a gestão do seu negócio deve estar totalmente direcionada a esse objetivo.
Uma equipe médica comprometida, com um desempenho de excelência e reconhecida pela sua dedicação, é fundamental para alcançar resultados positivos.
Continue lendo e descubra as melhores dicas para manter uma equipe médica engajada!
Quando pensamos em motivação e engajamento profissional de uma equipe, logo surge a pergunta: como posso manter a minha equipe médica motivada no trabalho?
Empresas de todas as áreas têm o desafio de manter uma equipe coesa e engajada.
Para clínicas médicas, esse aspecto é ainda mais importante, já que o relacionamento com o paciente está entre os diferenciais que ajudam o negócio a prosperar.
Despertar o engajamento na equipe médica requer envolvimento intelectual e emocional dos profissionais.
Ou seja, os membros da equipe têm clareza do propósito pelo qual estão trabalhando. Sabem, também, que a humanização no atendimento só é possível com uma atuação colaborativa.
Profissionais motivados tendem a ser mais produtivos. O reflexo desse engajamento fica evidente na satisfação dos pacientes e na performance da clínica.
Por isso, fique atento aos fatores que podem desestimular a equipe médica no exercício de suas atividades. Alguns exemplos são:
A gestão é importante, pois é através dela que você pode estruturar seu corpo clínico e garantir o engajamento da equipe médica.
Uma equipe motivada gera bons resultados que refletem no atendimento oferecido aos seus pacientes. Além da gestão, é importante ter um objetivo claro a ser seguido.
Por exemplo, se o objetivo da sua clínica é atrair novos pacientes e ter um crescimento saudável no mercado, é preciso criar estratégias de médio a longo prazo para melhorar o desempenho da equipe.
E que estratégias seriam essas? Antes de tudo, é preciso criar seu objetivo e, a partir dele, decidir em quais áreas é necessário realizar mudanças.
Seus pacientes também podem colaborar no processo! Realize pesquisas de satisfação, entenda o que eles pensam sobre o seu negócio e, com isso, identifique em quais áreas necessitam ser feitas modificações.
Veja abaixo algumas dicas de como organizar e melhorar o desempenho da sua equipe:
Saiba exatamente quem são as pessoas que trabalham com você! Conhecer os seus colaboradores ajuda a criar caminhos estratégicos para explorar a capacidade de cada um e mantê-los engajados.
O ambiente de trabalho é composto por pessoas diferentes. Por isso, há uma grande dificuldade em manter todos motivados. É preciso ter jogo de cintura e entender as necessidades de cada colaborador.
Forneça aos seus colaboradores oportunidades de crescimento profissional. Quando a rotatividade de pacientes é baixa em sua clínica, disponibilize também treinamentos.
Cuide do bem-estar e do desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional da equipe médica. Ofereça um ambiente de trabalho agradável e oportunidades de capacitação.
O mercado está em constante atualização. Portanto, quanto mais preparada for a sua equipe, mais resultados positivos serão obtidos. Isso se reflete diretamente no andamento das rotinas médicas para influenciar a relação da clínica com seus pacientes.
Um grande desafio para o gestor clínico hoje é manter a sua equipe unida e produzindo. Isso acontece pois, no ambiente de trabalho, há pessoas que agem e pensam de maneira diferente.
Sendo assim, para a sua equipe permanecer motivada, realize a integração dos setores, por exemplo.
A parte administrativa deve dialogar com a equipe médica, pois a comunicação entre as partes dentro da empresa é um assunto importantíssimo.
Nesse sentido, você pode optar por ferramentas que auxiliam essa comunicação remota, como os chats, que são rápidos e efetivos entre os colaboradores.
Outra dica indispensável é a automatização dos processos da clínica.
Um ponto que sempre abordo é a importância de um software de gestão. A adesão traz bons resultados para a gestão clínica, pois fornece otimização das rotinas diárias.
De acordo com estudos recentes, podemos afirmar que a tecnologia contribui diretamente para a melhoria no desempenho da equipe médica.
Com um software médico, você pode aumentar a produtividade desde as recepcionistas, que são responsáveis pelo primeiro contato do paciente com a clínica, até os médicos, que dão continuidade ao relacionamento.
É mais fácil manter o engajamento de um profissional responsável por uma atividade coerente com o seu perfil.
Algumas pessoas são bastante técnicas, enquanto outras se identificam com funções relacionadas à gestão.
Entenda o que você busca para as diferentes funções da sua equipe médica e escolha profissionais alinhados com as características desejadas.
Avalie elementos comportamentais nos processos seletivos para compor a sua equipe médica.
Utilize ferramentas que identifiquem se há uma tendência natural à motivação, ao trabalho em grupo e à visão sistêmica da clínica.
Selecione os candidatos com boas habilidades de comportamento e ainda conhecimento técnico necessário para a função.
Os membros da sua equipe médica precisam entender o que você espera deles – quais atitudes, condutas e resultados.
Seja transparente em relação às metas da clínica e defina os objetivos que devem ser alcançados em grupo.
Fale também sobre metas individuais e disponibilize feedbacks constantes em relação ao andamento do trabalho.
Esteja próximo da sua equipe médica, mostrando na prática como a clínica se posiciona. Assuma a responsabilidade de liderar a condução das atividades.
Lembre-se: liderar exige observação! Permaneça atento à fluidez do trabalho e note como você, na posição de gestor, pode contribuir com o engajamento e a produtividade.
Como líder, você precisa incentivar a colaboração. Isto é, uma equipe médica integrada, que se comunica com eficiência, pode oferecer uma assistência mais completa aos pacientes.
Você já percebeu que deve ter participação ativa para que os aspectos fundamentais de uma equipe médica sejam garantidos, não é mesmo?
Agora, vamos nos aprofundar em questões relacionadas à gestão da sua clínica médica - e que impactam no engajamento da equipe:
Esse é um ponto que você deve se atentar já no momento da admissão.
Se um profissional entrar para a sua equipe médica com uma expectativa que não vai ser atendida, pode ficar frustrado e desmotivado com o tempo.
Isso deve ficar claro já na fase de entrevistas, e não quando o profissional for contratado.
Seja sincero em relação ao que você tem para oferecer, ao momento da sua clínica e às expectativas de futuro. Esse é o início do caminho para manter profissionais engajados!
Falsas expectativas podem levar à alta rotatividade. Por isso, faça reuniões periódicas e atualize os profissionais sobre a situação e os objetivos do negócio.
Você sabe se os benefícios oferecidos à equipe médica são condizentes com as práticas em Saúde?
Acompanhe entidades que debatem remuneração e condições de trabalho na área, como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Federação Nacional dos Médicos (FENAM), para valorização dos profissionais que atuam na sua clínica.
Se você tem dúvidas sobre salários, pode ainda recorrer ao Guia para Implementação de Modelos de Remuneração baseados em valor, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde (ANS), para se informar.
Estude também uma tecnologia eficaz para operacionalizar a central de repasse médico, reduzindo possíveis descontentamentos da equipe médica quanto aos pagamentos.
Junto a uma remuneração justa, os incentivos de permanência também são importantes, como planos de carreira e qualificação contínua, incluindo capacitações.
Mostre aos profissionais que há espaço para desenvolvimento interno e esclareça como isso pode acontecer a médio e longo prazo.
Faça da sua clínica um espaço de qualidade para todos da equipe médica. Invista em infraestrutura e práticas de gestão que contribuam com o bem-estar dos profissionais.
Gerencie os processos de trabalho para que se construam relações amigáveis, reduzindo a ocorrência de situações desgastantes.
Valorize a opinião da equipe e incentive bons hábitos no dia a dia da clínica. Você pode oferecer recursos para que os profissionais se alimentem de forma equilibrada e tenham uma rotina regular de exercícios.
A recepcionista é a primeira a ter contato com o paciente, seja por telefone ou no dia a dia da clínica.
Ela é responsável por passar uma boa impressão e conquistar o paciente para que ele retorne à empresa. Caso isso não aconteça, é certo que o paciente não retornará mais.
Ao escolher o software, priorize a agenda! Ela deve ser intuitiva e de fácil manuseio para que a recepcionista possa focar em receber os pacientes e lhes dar a atenção necessária.
O recurso de agendamento online também aumenta a produtividade das recepcionistas, já que dá autonomia ao paciente para agendar suas próprias consultas e possibilita o preenchimento de horários vagos na agenda dos médicos.
Já com os médicos, o software clínico oferece o prontuário eletrônico e a otimização de dados do paciente em uma única tela. Isso reduz o tempo gasto nos atendimentos, abrindo espaços na agenda para atender mais pacientes.
A partir dessas dicas, planeje-se! A organização é sempre importante para dar um up no seu negócio e aumentar o desempenho da sua equipe médica.
A sua equipe médica é formada por pessoas e você precisa conhecê-las para manter o engajamento do grupo.Automatize os processos da sua clínica e tenha tempo para se dedicar ao desempenho dos colaboradores!
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A equipe médica é sensível a fatores desestimulantes, tais como clima organizacional desagradável, falta de valorização e poucas perspectivas de desenvolvimento.
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A partir do alinhamento entre expectativa e realidade, oferta de remuneração e incentivos, além de um ambiente que colabore com a qualidade de vida das pessoas.