Resposta à reclamação de paciente: transformando feedbacks em melhorias

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Para potencializar os atendimentos, a resposta à reclamação de paciente já virou realidade. Que tal saber como torná-lo melhor? Veja as principais dicas neste post! 

Você já percebeu que a forma de se relacionar com seus pacientes tem mudado ao longo dos anos? É por isso que o SAC em clínicas tem se adaptado em busca da melhor experiência do consumidor. 

Para esses empreendimentos de saúde que lidam diariamente com pessoas, uma ouvidoria para pacientes insatisfeitos proporciona agilidade ao integrar e ampliar todos os canais de comunicação.   

O que você acha de conquistar cada vez mais os seus pacientes e conseguir fidelizá-los? Então, você não pode deixar de conferir as dicas de como revolucionar o atendimento médico na sua clínica. Continue a leitura e saiba mais!

Resposta à reclamação de paciente: por que ter um SAC na clínica médica?

De forma geral, os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) contribuem diretamente para a construção e manutenção da relação entre clínicas e pacientes, para que esse se sinta acolhido pelo espaço que cuidará da sua saúde. 

O  SAC visa exclusivamente levar satisfação ao paciente, já que um atendimento médico negativo gera prejuízos financeiros e de imagem. 

Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente mostra que para 80% dos brasileiros o atendimento é um fator crucial para determinar a fidelidade à marca

Por isso, a implementação de um SAC na sua clínica médica proporciona os seguintes benefícios: 

  • Maior lucratividade;
  • Competitividade no mercado; 
  • Aumento de engajamento e retorno do público;
  • Atração de novos pacientes;
  • Fortalecimento da marca e da relação médico-paciente.

Tipos de SACs

Ao longo do tempo, foram surgindo diferentes tipos de SACs para se adequar ao perfil dos consumidores. Veja na tabela abaixo quais são eles e suas principais características:

SAC 1.0

SAC 2.0

SAC 3.0

SAC 4.0

Solucionar as chamadas em tempo real;

Atendimento exclusivamente via chamada telefônica; 

Atendimento separado por hierarquia e setor. 

Geração de históricos de reclamações contra médicos; 

Atendimento feito via redes sociais, chat em site e chamada telefônica; 

Solucionar as chamadas em tempo real.

Foco em prever demandas e mostrar a solução de problemas antes que aconteçam; 

Uso da tecnologia para ter um atendimento personalizado; 

Busca elevar a experiência do paciente. 

Omnichannel: diferentes canais de comunicação integrados;

Autoatendimento;

Uso da tecnologia para otimizar o processo e tempo de resposta à reclamação de paciente. 

Com essas mudanças, percebe-se que os consumidores estão cada vez mais críticos e com menos tempo. Ter um SAC mais atual, como os modelos 3.0 e 4.0, ajudará a adequar o atendimento ao cliente com essa nova demanda, encontrando a melhor forma de atendê-los. 

O paciente busca agilidade desde o momento em que entra na sua clínica. Ou seja, a solução rápida reflete na experiência do paciente, influenciando na avaliação do negócio. Por isso que ao investir nesse tipo de comunicação, você tem mais chances de fidelizar o público da sua clínica médica. 

5 dicas para fortalecer o SAC em clínicas

Para que essa ferramenta auxilie sua clínica e traga a satisfação dos pacientes, separamos 5 dicas de como melhorar o SAC do seu consultório médico. Confira!

1. Conheça seus clientes

Antes de tudo, conheça o perfil do seu público. Existem diversos tipos de pacientes para se considerar, seja pelo fator financeiro, comportamental, etário, gênero, etc. Ter uma relação de gostos, necessidades, preferências do seu público ajuda a traçar uma estratégia de ouvidoria mais assertiva

Implementar um SAC simplificado, com destaque e fácil resolução à resposta da reclamação de paciente é o ideal neste cenário.  Uma dica é você fazer um monitoramento de atividade, percepção e comportamento, utilizando canais de comunicação, como: 

  • Disparo e-mails e/ou SMS; 
  • Posts em redes sociais; 
  • Chat no WhatsApp.

2. Utilize as redes sociais

A Fundação Getulio Vargas (FGV) fez um levantamento onde mostra que 70% das empresas estão nas redes sociais. Como resultado, as mídias sociais são a primeira escolha do cliente para contatar uma empresa.  

A preferência por esse canal de comunicação vem da praticidade que ele fornece aos seus usuários. 

Certamente, não seria diferente na área da saúde, já que manter contato com seus pacientes nas redes oferece mais comodidade e qualidade ao atendimento de clínicas

Além disso, você pode aumentar ainda mais o engajamento do seu público, ao utilizar esse canal de comunicação para: 

  • Confirmação de consultas; 
  • Postagens em datas comemorativas; 
  • Agendamento de consultas e procedimentos; 
  • Aplicar um FAQ.

3. Pratique o monitoramento

O monitoramento, como você bem sabe, é uma forma de acompanhar os passos e evoluções do paciente, ajudando a entender as reclamações no futuro. 

Para fazer um monitoramento eficiente deve-se utilizar softwares e ferramentas especializadas. É por meio dessa tecnologia que a clínica consegue integrar e centralizar o histórico de solicitações e contatos de cada cliente. 

Com base nesse histórico de interação, a sua clínica médica pode traçar um plano de melhorias e aprimorar os serviços prestados aos pacientes.  

Dessa maneira, o paciente encontra respostas para as suas dúvidas, como também, agenda sua consulta ou obtém um resultado de exame. 

4. Priorize a agilidade na solução de problemas

A agilidade e rapidez na resposta às solicitações dos consumidores é um ponto importante a ser analisado. 

Entretanto, pode apresentar um custo alto e inviável para clínicas e consultórios, visto que demandam de uma equipe que trate dessas questões focando na satisfação do paciente

Pensando em dicas valiosas, uma delas é a utilização de respostas prontas. Para que isso seja possível, o monitoramento do paciente é indispensável.  

Ao ter um perfil de solicitações e dúvidas, a partir desse monitoramento, você consegue criar respostas prontas, tipo um fórum de dúvidas frequentes, por exemplo. 

Só para exemplificar, digamos que o seu paciente deseja saber se a sua clínica médica aceita determinado convênio. Ao disponibilizar essa informação em seu site, o paciente não precisa encarar a fila de atendimento médico para uma dúvida mais pontual.  

Isso lhe ajuda a otimizar o tempo e deixar os pacientes satisfeitos.  

5. Automatização

O SAC também oferece à clínica a possibilidade de automatização, a partir de uma boa ferramenta de gestão médica. É importante escolher o melhor software para ter na palma das mãos todos os processos otimizados, integrados e organizados. 

Veja quais oferecem relatórios que trazem dados necessários para melhorar a relação com o paciente e criam soluções que automatizam os processos médicos.  

É dessa forma que você irá poupar tempo e diminuir falhas ocorridas por erros humanos, proporcionando ao seu cliente um serviço de alta qualidade. 

Automatize seu relacionamento com o paciente com o Feegow Clinic 

Agora que você já descobriu como o SAC soluciona torna a gestão de clínicas e consultórios mais eficiente, entenda como o Feegow Clinic pode te ajudar nesse processo!

Ao utilizar o software como dispositivo médico, você consegue fazer diversos processos de forma automática, poupando seu tempo e evitando falhas manuais. 

Com a agenda online, por exemplo, quando o paciente reagenda ou cancela a consulta, o horário vago volta a ficar disponível automaticamente. 

Lembretes e confirmações também são mandados pelo sistema Feegow, onde você consegue personalizar as mensagens e configurar o envio para WhatsApp, e-mail ou SMS. 

Além disso, existe a centralização de dados na plataforma, fazendo com que ao invés de preencher formulários, você tenha anamneses e prontuários gerados sem esforço. O recurso ainda permite acesso ao histórico clínico do paciente, auxiliando a descobrir ligações com o motivo da reclamação dele, por exemplo. 

Ter um atendimento automatizado com o Feegow Clinic promove inúmeros benefícios, tanto para sua gestão quanto para a satisfação do paciente. Faça um teste grátis em nosso software e veja na prática as vantagens no seu dia a dia!

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Perguntas frequentes:

Qual a importância do SAC em clínicas?

Implementar o SAC em clínicas ajuda a estreitar a relação entre as instituições e pacientes, de modo que ele se sinta acolhido pelo espaço que será responsável por cuidar de sua saúde.

Como utilizar as redes sociais para fazer SAC em clínicas?

As redes sociais são muito importantes para a comunicação da clínica com seus pacientes. Por meio delas é possível criar espaços de pergunta e resposta, responder à reclamação de pacientes de forma direta, prever dúvidas e ensinar o paciente, entre outros.

Como o monitoramento pode ajudar no SAC em clínicas?

Se está pensando em implementar o SAC em sua clínica, invista no monitoramento. Ele é responsável por integrar e centralizar o histórico de solicitações e contatos de cada paciente. Isso agiliza o atendimento e facilita o planejamento estratégico da clínica.

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