Não é novidade o quanto os avanços tecnológicos auxiliam nas diversas atividades de uma clínica como no diagnóstico médico, nas consultas e na gestão em saúde. Contudo, nem sempre fica claro como isso acontece.
São diversas as tecnologias que ajudam os médicos no seu dia a dia: sistemas operacionais, equipamentos avançados, prontuários eletrônicos e tecnologia biomédica.
Quando falamos em diagnóstico, sabemos que é impossível que o profissional domine todo o conhecimento da Medicina para elaborar sua hipótese diagnóstica.
Isso não impede que você acerte seu diagnóstico, fazendo pesquisas e consultando colegas de profissão. No entanto, a tecnologia pode ajudar a aumentar os seus índices de acerto e a diminuir o tempo para chegar à conclusão correta.
Continue a leitura para entender melhor como a tecnologia otimiza o diagnóstico médico e ajuda na rotina da clínica!
Existe uma série de tecnologias desenvolvidas especificamente para otimizar o diagnóstico médico. Partindo da verdade de que é preciso conhecer uma doença para poder diagnosticá-la é inevitável que muitas delas escapem ao médico.
Afinal, possuímos uma limitação natural da quantidade de informações que podemos armazenar em nossa mente. Ao longo da história da medicina o desafio de se deparar com um quadro clínico que não se encaixa em nenhum padrão previamente conhecido sempre foi amenizado por meio de pesquisa e colaboração profissional.
Essas duas soluções já conhecidas encontram hoje o suporte da tecnologia. No caso da pesquisa, existem Inteligências Artificiais capazes de pesquisar um tema em um vasto banco de dados.
Dessa forma, elas selecionam os estudos mais clínicos mais úteis de acordo com as palavras chaves fornecidas pelo médico.
Na parte da colaboração entre os profissionais, podemos mencionar as plataformas de Telemedicina que possibilitam um ambiente virtual seguro de troca de informações médicas.
Assim, os profissionais podem enviar informações anonimizadas de seus pacientes para receber a ajuda de seus colegas independentemente do lugar em que eles se encontram.
Outro ponto é que, hoje, existem diversos softwares que auxiliam no dia a dia da clínica médica, automatizando diversos processos que, antes, eram feitos manualmente. Assim, os médicos conseguem focar mais nos diagnósticos e gastar menos tempo com tarefas de organização e gestão clínica.
Um dos principais instrumentos no processo de elaboração de um diagnóstico médico é a anamnese. Consequentemente, o prontuário do paciente onde se registram essas informações tem uma importância fundamental para o raciocínio clínico.
Assim, não é por acaso que esta ferramenta também se tornou objeto de inovação tecnológica. Hoje, o Prontuário Eletrônico do Paciente representa um grande avanço para a medicina, embora ainda subutilizado.
A grande vantagem do prontuário eletrônico em relação aos prontuários de papel é a centralização das informações clínicas do paciente sem depender de um espaço físico para arquivá-los.
Desse modo, você tem acesso a todo o histórico do paciente, sem o risco de extravio de documentos ou rasuras que impeçam a leitura das informações. Com isso, a confiabilidade do prontuário garante mais segurança na elaboração do diagnóstico.
A tecnologia não ajuda apenas na parte do diagnóstico e tratamento médico. Ela também auxilia em diversas áreas da clínica médica. Abaixo, explicamos melhor esses avanços:
O atendimento ao cliente é extremamente otimizado com os avanços tecnológicos. Hoje, já é possível disponibilizar agendamento online automático em que o paciente não precisa ficar preso ao telefone esperando alguém atender. Além disso, com o whatsapp, muitas pessoas já estão até desacostumadas com a ligação telefônica.
A gestão de clínicas e hospitais também são extremamente otimizadas com a tecnologia. Com os softwares avançados, é possível centralizar todas as informações da empresa em só lugar:
Dessa forma, um software médico auxilia em todos os processos da clínica, além de gerar relatórios para melhorar a tomada de decisões.
A tecnologia também permite que as informações estejam todas unificadas em um só lugar. O Prontuário Eletrônico, que já citamos anteriormente, possui todos os dados do histórico do paciente, tratamentos efetuados, exames realizados, diagnósticos, medicações prescritas e outros.
Essas informações podem ser acessadas a partir da nuvem em qualquer hora e de qualquer lugar.
A tecnologia também auxilia nas técnicas cirúrgicas. Além dos robôs que ajudam os profissionais da saúde.
Hoje, já existem próteses impressas por impressoras 3D que simulam o corpo humano perfeitamente. Com esses equipamentos, é possível um médico treinar uma cirurgia complexa, por exemplo.
A partir do avanço tecnológico, a saúde vem se adaptando a este novo universo, e desenvolvendo um novo olhar: o da prevenção.
Com o desenvolvimento de dispositivos que medem os batimentos cardíacos, pressão e outras informações biométricas é possível monitorar informações essenciais nos cuidados preventivos dos pacientes.
Se você deseja otimizar o diagnóstico médico em sua clínica, um bom começo é aderir ao prontuário médico do paciente. Afinal, trata-se de uma ferramenta de fácil implementação que pode começar a ser utilizada rapidamente. Basta que você contrate um software médico que possua esta funcionalidade. Com o Feegow Clinic, você pode experimentar esta tecnologia hoje mesmo! Clique aqui para fazer um teste grátis!
Preencha o form e comece a usar agora mesmo.
As novas tecnologias auxiliam em todas as etapas do diagnóstico médico. Exames super avançados, como tomografia computadorizada e a ressonância magnética, por exemplo, oferecem uma visualização de alta definição.
Tecnologias como cirurgias robóticas, informações unificadas, técnicas cirúrgicas mais aguçadas e um atendimento mais eficiente diminuem significativamente os erros médicos.
O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma nova tecnologia com o objetivo de registrar e armazenar informações de pacientes. Dados, como histórico clínico, consultas, resultados de exames e condutas e tratamentos adotados são todos registrados.