Controle de consultas médicas: 7 maneiras de otimizar

7 dicas para otimizar o controle de consultas médicas - Feegow Clinic

O controle de consultas médicas desempenha um papel fundamental para a eficiência operacional de qualquer clínica ou consultório. 

Um sistema bem estruturado possibilita a otimização dos recursos de saúde, aprimora a experiência dos pacientes e impulsiona a produtividade de toda a equipe.

No entanto, a implementação bem-sucedida desse controle muitas vezes levanta questões para os profissionais da área. Por isso, neste artigo, você irá conferir 7 maneiras de otimizar a sua clínica. 

Boa leitura!

7 dicas para otimizar o controle de consultas médicas 

Entre tantos papéis, planilhas e formulários, fica fácil se perder nas próprias anotações e prejudicar todo o controle das consultas agendadas, transferidas ou desmarcadas.

Corrigir esse problema é algo possível ao utilizar as técnicas ou estratégias mais indicadas para cada situação.

Veja 7 dicas para otimizar o controle das consultas médicas dos pacientes:

1. Implemente um agendamento online


O agendamento online é uma forma simples e conveniente de agendar as consultas. Ele permite que os pacientes escolham o horário e o profissional de sua preferência, 24 horas por dia, 7 (sete) dias por semana. 

Além disso, ajuda a reduzir as chamadas telefônicas para a clínica, liberando a recepção para outras atividades mais estratégicas.

Como funciona:

O agendamento online é geralmente feito por meio de um aplicativo. O paciente deve criar um cadastro e fornecer algumas informações básicas, como nome completo, telefone e um e-mail. Em seguida, o sistema libera que ele marque a consulta.

2. Utilize ferramentas tecnológicas para controle


Existem diversas ferramentas tecnológicas, como o Feegow Clinic, que podem ajudar a otimizar o controle de consultas médicas. 

O software permite automatizar tarefas básicas e algumas avançadas, como confirmações de consultas, lembretes e geração de relatórios. Ele também pode ajudar a centralizar as informações sobre os pacientes, facilitando o acesso e a análise.

Benefícios:

  • Eficiência ao automatizar tarefas e liberar a recepção para redirecionar o foco;
  • Acuracidade, pois ajuda a garantir que as informações sobre consultas e pacientes estejam corretas e atualizadas;
  • Análise e geração de relatórios que ajudam a identificar áreas que precisam de melhorias, como tempo de atendimento ou especialidades oferecidas pela clínica.

    3. Reduza processos engessados 


Processos engessados podem levar a atrasos e ineficiências. É importante rever o controle de consultas para identificar oportunidades de melhoria. Algumas possíveis mudanças incluem:

  • Eliminar etapas desnecessárias, identificando tudo que não agrega valor ao processo e eliminá-las;
  • Simplificar formulários e documentos para facilitar o preenchimento e a análise;
  • Delegar tarefas conforme as habilidades e competências da equipe para garantir que sejam realizadas com eficiência.

Ao fazer isso, são extraídos dois pontos positivos: 

  • Redução de custos, pois elimina a necessidade de recursos desnecessários;

Melhoria da experiência do paciente, já que torna o processo de agendamento e atendimento mais ágil e conveniente.

4. Garanta transparência no controle de consultas


A transparência é um ponto fundamental para construir uma ótima confiança entre médicos, secretárias e pacientes. 

É importante que todos os envolvidos tenham acesso às informações relevantes sobre as consultas. Por exemplo, horários, profissional que vai atender, quais procedimentos serão realizados e os resultados de exames.

5. Otimize o acesso a informações

A equipe de recepção deve ter acesso rápido e fácil às informações relevantes sobre as consultas. Isso agiliza muito o atendimento no consultório e pode ser feito por meio de um sistema de gerenciamento único, como o Feegow Clinic.

Como otimizar:

  • Centralizar as informações sobre consultas em um único sistema, para que a equipe de recepção possa acessar facilmente;
  • Utilizar ferramentas tecnológicas, permitindo que a equipe de recepção tenha acesso a todos os dados que precisa remotamente, de qualquer lugar e horário.

6. Melhore a gestão de tempo na recepção

A gestão de tempo na recepção é essencial para garantir um atendimento eficiente e satisfatório. Desse modo, a equipe deve estar preparada para receber os pacientes de forma rápida e cordial.

Como fazer:

  • Definir processos e fluxos de trabalho para garantir que as tarefas sejam executadas de forma eficiente;
  • Treinar a equipe para fazer um ótimo atendimento ao cliente;

Utilizar ferramentas tecnológicas como o Feegow Clinic para automatizar tarefas e liberar a equipe de recepção para outras atividades.


7. Confirme consultas previamente

A confirmação prévia de consultas é uma forma eficaz de reduzir a quantidade de pacientes que não aparecem no dia e horário marcados, e também não avisam que vão faltar. 

Ao confirmar, a clínica garante que o paciente está ciente do horário e do local do atendimento. Além disso, essa é uma oportunidade de esclarecer dúvidas ou fornecer informações adicionais, como valores e endereço.

Um sistema eficiente para ajudar com esta tarefa é o Feegow Clinic. Nele, a confirmação pode ser feita tanto por SMS quanto via mensagem no WhatsApp. Confira alguns benefícios:

  • Redução de no-shows;
  • Melhoria da experiência do paciente;
  • Agilidade na comunicação;
  • Otimiza o tempo da recepcionista.


É por esses e outros motivos que o Feegow Clinic é a solução que está conquistando a confiança de cada vez mais médicos e outros profissionais da saúde.

O sistema foi todo desenvolvido por especialistas em gestão médica, para dar conta de fazer uma cobertura completa do backoffice até a recepção, do estoque ao atendimento.

Conheça o Feegow Clinic e revolucione sua operação!

Perguntas frequentes:

Como o Feegow Clinic otimiza o controle das consultas clínicas? 

Com uma interface simples e intuitiva, a Agenda do Feegow Clinic permite que o profissional gerencie as consultas com eficiência. Além disso, o software ainda tem um recurso de Agendas Médicas Múltiplas. 

Quais são os principais recursos do Agendamento Online proporcionado pelo Feegow Clinic?

Com o software da Feegow é possível gerenciar a agenda diária e semanal, a fila de espera, e check-in/checkout. A clínica ainda consegue fazer acompanhamento em tempo real da sala de espera e fazer a repescagem de faltosos e desmarcados.