Você enviou um lote para o plano de saúde e descobriu que alguns procedimentos não foram aprovados, ou que os valores repassados eram diferentes do esperado? Ou, pior, seu lote caiu na glosa financeira e você teve que refazer parte do processo? Aprender como fazer faturamento de plano de saúde é uma tarefa burocrática, porém fundamental para a sua clínica ou consultório.
É comum ver erros nas faturas enviadas aos convênios, mesmo em clínicas experientes, pois o processo é cheio de minúcias e isso pode gerar transtornos na hora do pagamento. Apenas com as faturas em dia o convênio poderá liberar o repasse, evitando a glosa financeira e prejuízos.
Ao abrir um consultório, o médico também se torna administrador e precisa se preocupar com detalhes de faturamento, ao qual muitas vezes ele não está habituado. Organizar a documentação e manter a boa gestão das finanças são ações que garantem o sucesso do seu estabelecimento, além, é claro, de um bom atendimento médico.
Você precisa analisar o desempenho do seu negócio por meio de indicadores como a satisfação dos pacientes. Afinal, eles devem voltar a se consultar com você se o atendimento for de qualidade. Podem ainda, indicar seu nome a amigos e familiares.
Acompanhar o faturamento de plano de saúde e os indicadores financeiros é uma tarefa que exige atenção, devido aos altos valores envolvidos nas consultas e procedimentos. Esse cuidado também ajuda a melhorar a gestão dos recursos da sua clínica, podendo aumentar a margem de lucro por meio de tomadas de decisão mais assertivas.
Nesta hora, a agilidade é o maior desafio, mas existem algumas soluções práticas que ajudam a criar processos adequados e realizar o faturamento.
Para que você entenda como fazer faturamento de plano de saúde, trouxemos algumas dicas de organização. Ao serem colocadas em prática, elas oferecem mais segurança e eficiência a cada etapa do processo. Confira!
Organizar todas as informações da sua clínica é o primeiro passo para uma boa gestão. Deste modo, você consegue fazer o faturamento de plano de saúde corretamente. Para que isso seja possível, é necessário ter controle sobre tudo o que acontece:
Todos estes dados ajudam a ter uma visão geral de como está indo seu negócio e evitam falhas na hora de enviar o faturamento aos convênios. Por isso, manter a organização é vital, reduzindo o índice de perdas e imprecisões.
O faturamento mensal se refere tanto ao balanço do mês que já passou, quanto à previsão do orçamento disponível para o mês seguinte. Para isso, é importante estar atento às contas a pagar e a receber, que devem ser monitoradas periodicamente para oferecer segurança em relação aos planos de saúde.
Ter este panorama em mãos ajuda ainda a tomar decisões que podem influenciar na melhora do atendimento da sua clínica. Com uma receita maior, você pode começar a planejar a contratação de mais médicos e ampliar o leque de serviços oferecidos. Com base no faturamento mensal, você pode decidir por:
O agendamento de pacientes é a razão da sua clínica existir, e por isso é um dos itens mais importantes da sua clínica ou consultório. Por isso, quando se trata de convênios médicos, você deve ter o controle sobre tudo.
É fundamental entender o que está liberado pelo plano de saúde para não ter prejuízos, além de preencher corretamente os procedimentos realizados, códigos e nomenclaturas. Tudo isso é fundamental para evitar glosas e retrabalho.
Além da organização dos documentos e informações, é necessário também entender os processos dos convênios antes de fazer faturamento de plano de saúde. Assim, conhecer os prazos de cada operadora e as hipóteses que cada uma coloca para incorrer em glosa ajuda a evitar problemas no orçamento futuro.
No caso da contratação de funcionários para realizar as etapas administrativas, uma dica é fazer treinamentos de faturamento, já que a área possui algumas especificidades.
A falta de pagamento de guias pelos planos de saúde pode ser um grande problema para o orçamento do seu consultório. Por isso, é importante saber preenchê-las corretamente para não correr risco de reprovação.
Os principais detalhes no preenchimento das glosas são:
Saber os procedimentos que não possuem cobertura em cada tipo de plano, por exemplo, também diminui a ocorrência dessas falhas.
Antes de fazer o faturamento de plano de saúde, é preciso ter em mente que o envio das cobranças é realizado por lotes, ou seja, devem ser reunidos todos os procedimentos realizados no período pelo profissional responsável.
Para essa tarefa, é importante separar o que é relativo a cada convênio para não gerar confusão. Com isso, as seguintes etapas são iniciadas:
Cada procedimento médico, como consulta ou exame, é registrado através de uma guia que será repassada ao plano de saúde. Todos eles possuem um código, e por isso são gerados separadamente.
Cada convênio deverá ter um lote, ou seja, um agrupamento de guias a ser enviado e cobrado das operadoras. Após o fechamento, ele não pode ser modificado para incluir ou excluir procedimentos. E é justamente aí que aparecem os problemas, pois esta falha só poderá ser corrigida no mês seguinte.
Isso acontece porque o fechamento dos lotes gera um extrato, discriminando todos os procedimentos realizados. Desse modo, se faltar algo ou houver erros que impossibilitem o pagamento, a guia retorna após a conferência para que o erro seja corrigido. O resultado? Confusão e atrasos nos repasses.
O período entre o processamento dos lotes até o pagamento pelo convênio é chamado de hiato. Isso significa que os documentos estão passando por conferência e você precisa aguardar para receber pelos procedimentos.
Conferência de lote
Quando o pagamento dos convênios é realizado, os médicos precisam conferir se os procedimentos realizados foram pagos - e se houve glosas. É nesta hora que as guias preenchidas indevidamente são corrigidas, a fim de serem enviadas no lote do mês seguinte, refazendo todo o processo de cobrança.
Preencha o form e comece a usar agora mesmo.
Devido à quantidade de detalhes do faturamento de plano de saúde, tornar essa atividade mais eficiente é muito importante. Isso porque qualquer falha decorrente de um processo manual pode incorrer em glosa.
A glosa traz prejuízos financeiros à clínica se não for verificada e administrada, já que os repasses dos convênios são parte vital do orçamento.
As manutenções do espaço, remuneração de pessoal e reposição de estoques podem ser prejudicadas pela falta de recursos, por exemplo. Todos estes fatores são essenciais para manter o bom atendimento aos pacientes e prestar um serviço de qualidade.
Para executar todas essas atividades administrativas e ainda atender os pacientes com qualidade, é necessário ser eficiente.
Para facilitar o seu dia a dia, você pode contar com o apoio de um software clínico que automatiza diversas etapas burocráticas, como o Feegow Clinic. Um dos seus principais benefícios é que ele impede uma guia de ser emitida sem todas as informações preenchidas corretamente.
O preenchimento simplificado dos campos para gerar guias e unir os lotes torna o seu dia mais produtivo. Assim, você pode se dedicar a outras atividades sem se preocupar com erros no faturamento.
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O faturamento correto evita que ocorram as glosas e o comprometimento do orçamento mensal do consultório ou clínica, ou seja, menos prejuízo.
As principais etapas do faturamento são: geração de guias, reunião e fechamento de lotes, processamento pelos convênios e conferência no consultório.
Além de oferecer facilidade e agilidade no preenchimento, um software clínico impede a emissão de guias incompletas, o que evita retrabalhos e glosas.