Como fazer conciliação bancária através de um software médico?
A conciliação bancária é a simples (não tão simples assim) checagem de contas do negócio. Basicamente, é verificar se o dinheiro em caixa corresponde às entradas e saídas de um determinado período, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal.
Seu principal objetivo é analisar se está tudo certo ou se houveram inconsistências no caixa da empresa. Apesar de parecer algo tranquilo, podem ocorrer diversos erros nesse processo. E contar com a tecnologia na hora de verificar a movimentação bancária ajuda muito.
Quer entender como fazer a conciliação bancária e as vantagens de fazer em clínicas e hospitais com apoio da tecnologia? Então continue a leitura! Neste conteúdo, vamos falar tudo que você precisa saber sobre esse assunto!
Como fazer a conciliação bancária através de um software médico em 4 passos
Como já dissemos, realizar a conciliação bancária não é uma tarefa tão fácil assim. Usufruir da tecnologia nesse processo pode ajudar muito o contador ou o próprio dono da clínica médica.
Neste passo a passo, vamos ensinar como fazer a conciliação bancária por meio de um software médico. Continue lendo!
1. Identifique todas as movimentações financeiras (entradas e saídas)
O primeiro passo para realizar a conciliação é identificar toda a movimentação bancária. Todas as entradas e saídas devem ser registradas, alguns exemplos são:
- Tarifas bancárias;
- Pagamentos de fornecedores;
- Recebimentos de clientes;
- Pagamento de empréstimos;
- Pagamento de salários de colaboradores;
- Pagamento de impostos.
2. Emita o arquivo OFX
OFX é uma sigla do inglês que significa Open Financial Exchange, ou Intercâmbio Financeiro Aberto. Ele é um extrato que tem como objetivo exportar as informações de movimentação bancária para plataformas e aplicativos de gerenciamento financeiro.
A grande maioria dos bancos já oferecem a possibilidade de emitir um extrato bancário em formato OFX. Ele facilita muito a conciliação bancária, já que permite a automação dos dados financeiros, dispensando a necessidade de digitação.
3. Confira automaticamente se todos os lançamentos estão de acordo com o extrato bancário
Depois de ter todo o fluxo de caixa registrado no seu software de gestão da clínica, está na hora de conferir se todos os lançamentos estão de acordo com o seu extrato bancário. A plataforma faz isso de modo automático. Você só precisa conferir se o saldo é o mesmo do seu caixa.
4. Faça os ajustes, se necessário
Se as contas não baterem, é necessário investigar onde está o erro. Depois, realize o ajuste no controle interno para que todos os lançamentos estejam contemplados na sua gestão financeira.
Veja também: 3 tendências da tecnologia em Saúde para 2023
Vantagens de fazer a conciliação bancária de clínicas e hospitais com apoio da tecnologia
Fazer a conciliação financeira de contas médicas não é uma tarefa fácil. São inúmeras entradas e saídas, diferentes plataformas que não possuem integração e falhas nos pagamentos dos convênios, o que acaba resultando em diversos prejuízos.
Mas saiba que existem tecnologias que podem te auxiliar muito nesse processo, como o caso da Feegow Clinic, que integra toda a parte de atendimento e faturamento em uma única plataforma.
Saiba quais são as maiores vantagens de utilizar a tecnologia para fazer a conciliação bancária de clínicas e hospitais!
Menos erros manuais
Conferir todo o fluxo de caixa manualmente é extremamente demorado e pode aumentar a chance de erros. O tempo dedicado a essa função é demasiadamente grande, gerando baixa na produtividade e execução de outros processos.
Por isso, utilizar um software que faz esse processo de maneira automática reduz significativamente a chance de falhas no seu fluxo de caixa. Além disso, ele possibilita a conferência sem que seja preciso a interação humana.
Economia de tempo em conferências
Como já dissemos, a conferência manual leva um tempo enorme. Isso porque são muitas entradas e saídas em uma clínica médica ou hospital. O tempo que um colaborador precisa para fazer todo esse processo é grande, baixando a produtividade em outras tarefas importantes.
Contar com uma tecnologia auxilia na produtividade da sua clínica, seus colaboradores podem focar em tarefas mais importantes enquanto a plataforma faz o seu trabalho.
Veja também sobre o cenário de instabilidade: como a Taxa Selic e inflação afetam sua clínica médica?
Clareza sobre as movimentações financeiras da clínica
Como a plataforma faz toda a conciliação financeira de modo automático, existe uma maior clareza, sem chance de desvios. Com um software, o fluxo de caixa fica muito mais certeiro.
Emissão de relatórios financeiros
Fazer relatórios financeiros também é uma tarefa difícil e demorada. Os softwares fazem eles de maneira automática, o que torna a tomada de decisões muito mais assertiva, além de ter maior previsibilidade financeira.
Possibilidade de fazer um planejamento financeiro assertivo
Como já dissemos, com a plataforma de gestão financeira, todo o seu fluxo de caixa e movimentação bancária ficam muito mais claros, o que torna a administração da clínica médica mais fácil e assertiva. As decisões de pegar um empréstimo, contratar mais colaboradores ou investir em um novo equipamento são muito mais certeiras.
Ficou interessado em gerir a sua clínica de forma automática? Então clique aqui e faça já o seu teste grátis com a Feegow! Com a nossa plataforma, as suas contas médicas são muito mais assertivas.
Feegow Clinic. Faça o seu teste grátis!
Preencha o form e comece a usar agora mesmo.
Perguntas frequentes:
É difícil fazer a conciliação bancária da clínica ou do hospital via software médico?
Não! O software faz tudo de forma automática e ainda gera relatórios para facilitar a gestão da clínica médica.
Por que fazer a conciliação bancária com apoio da tecnologia?
Porque o processo de conciliação bancária manual pode ser muito demorado e baixar a produtividade da sua equipe, além de ser muito fácil de ocorrerem erros. Com a tecnologia, tudo é feito de forma automatizada.
Quais são os riscos que a conciliação bancária automatizada ajuda a evitar?
Erros de fluxo de caixa, saldo bancário e falta de lançamento.