A captação de pacientes em clínicas médicas é uma atividade estratégica para o sucesso da empresa.
Juntamente com a fidelização, é ela que sustenta a clínica e mantém as contas em dia. Por isso, é de extrema importância saber como realizar esta atividade com eficiência.
Sendo assim, trouxemos neste post dicas estratégicas sobre captação de pacientes para você executar em sua clínica. Confira!
A captação de pacientes é uma das principais formas de crescimento e lucratividade da clínica.
Para que o negócio se desenvolva, é necessário ter um bom fluxo de novos pacientes. Logo, é preciso atrair mais pessoas.
No entanto, esta não é uma tarefa tão simples, pois os serviços de saúde estão ficando mais competitivos nos últimos anos.
Surgiram muitas clínicas populares para suprir uma demanda de pessoas que não podem pagar por um plano de saúde, mas conseguem arcar com despesas médicas eventuais.
A pergunta que surge neste cenário é: como se destacar entre tantas opções?
É preciso ter uma boa estratégia de captação de pacientes. Isto é, investir nas diferentes ferramentas de divulgação para criar um plano de marketing eficaz.
Até uma pessoa marcar sua consulta e se tornar paciente de fato, ela passa por diversas etapas. Podemos chamar este processo de jornada do paciente.
Ela se configura da seguinte maneira:
Cada uma dessas etapas possui características diferentes, que demandam estratégias de comunicação específicas.
Por isso, é importante saber qual é o momento da pessoa que irá consumir seu conteúdo. Assim, a captação de pacientes se torna mais assertiva.
Separamos 5 (cinco) estratégias de captação de pacientes que vão te ajudar a criar uma presença digital forte e aumentar sua autoridade no mercado:
A persona é uma personagem fictícia que representa o seu público. Ela deve ser criada com base nas características mais comuns dos seus pacientes.
Todos os conteúdos que você criar serão direcionados para a persona. Isso proporciona uma comunicação mais assertiva para o público que você quer atingir.
Com a popularização da internet, as pessoas pesquisam antes de tomar uma decisão e contratar um serviço - ou comprar um produto.
Por este motivo, criar conteúdos relevantes é uma ótima estratégia para que as pessoas conheçam melhor a sua marca.
Uma das principais atividades dos brasileiros nas redes sociais é interagir com conteúdos.
Empresas como Facebook, Instagram e LinkedIn reúnem milhões de usuários, os quais acessam seus perfis diariamente. Portanto, ter uma boa presença nestas plataformas pode trazer muita visibilidade para sua clínica.
Por isso, divulgue os conteúdos que você cria para o seu blog médico nesses ambientes.
Para que a sua estratégia de captação de pacientes dê resultado, você precisa que eles estejam satisfeitos.
Afinal, elas poderão ser agentes espontâneos de divulgação dos seus serviços. Por isso, o seu atendimento também deve ser encarado como um ponto de melhoria constante.
Neste sentido, lembre-se de oferecer um atendimento humanizado! Crie uma relação de confiança com seus pacientes, escutando suas queixas com atenção e empatia.
As inovações tecnológicas são constantes na área da Saúde. Principalmente, no que diz respeito à gestão e divulgação de clínicas.
Por isso, outra boa estratégia para a captação de pacientes é estar atualizado quanto às novidades do setor.
Ter uma clínica moderna e com processos automatizados ajuda a estabelecer a imagem de autoridade que a sua empresa busca.
Se tudo isso pareceu muito complicado para você, saiba que você pode sempre contar com ajuda!
A Feegow oferece um módulo especializado em marketing para clínicas. A ideia é criar, com ele, uma comunicação que aproxima ainda mais os médicos e seus pacientes.
Nossa funcionalidade se baseia em 4 (quatro) pilares:
Dessa forma, a Feegow oferece um suporte de ponta a ponta no marketing da sua clínica para te ajudar a captar mais pacientes.
Quer continuar sua jornada de atração? Inscreva-se em nosso webinar com estratégias para conquistar pacientes nas redes sociais.
A captação de pacientes é importante tanto para garantir a sobrevivência da clínica, como para aumentar seu crescimento e lucratividade.
A jornada de captação de pacientes funciona em 5 etapas entre as quais o cliente em potencial passa até o momento de tomar a decisão.
Criar uma persona que representa o público-alvo, desenvolver conteúdo digital, ter uma boa presença nas redes sociais, garantir a satisfação dos clientes e investir em tecnologia para a clínica.