Como aplicar a captação de pacientes em clínicas médicas?
A captação de pacientes em clínicas médicas é uma atividade estratégica para o sucesso da empresa.
Juntamente com a fidelização, é ela que sustenta a clínica e mantém as contas em dia. Por isso, é de extrema importância saber como realizar esta atividade com eficiência.
Sendo assim, trouxemos neste post dicas estratégicas sobre captação de pacientes para você executar em sua clínica. Confira!
Qual é a importância da captação de pacientes?
A captação de pacientes é uma das principais formas de crescimento e lucratividade da clínica.
Para que o negócio se desenvolva, é necessário ter um bom fluxo de novos pacientes. Logo, é preciso atrair mais pessoas.
No entanto, esta não é uma tarefa tão simples, pois os serviços de saúde estão ficando mais competitivos nos últimos anos.
Surgiram muitas clínicas populares para suprir uma demanda de pessoas que não podem pagar por um plano de saúde, mas conseguem arcar com despesas médicas eventuais.
A pergunta que surge neste cenário é: como se destacar entre tantas opções?
É preciso ter uma boa estratégia de captação de pacientes. Isto é, investir nas diferentes ferramentas de divulgação para criar um plano de marketing eficaz.
Como funciona a jornada de captação de pacientes?
Até uma pessoa marcar sua consulta e se tornar paciente de fato, ela passa por diversas etapas. Podemos chamar este processo de jornada do paciente.
Ela se configura da seguinte maneira:
- Atenção: nesta etapa, é preciso que o cliente em potencial descubra a sua clínica. Ele deve encontrar algum conteúdo que o faça prestar atenção em você;
- Assimilação: essa é a hora em que a pessoa busca entender um pouco mais sobre o assunto para descobrir se ela está enfrentando algo que você pode resolver;
- Arguição: se o indivíduo percebeu que tem um problema, ele começa a pesquisar e tirar dúvidas sobre os serviços que você oferece para ajudá-lo;
- Ação: após passar por todas as etapas anteriores, ocorre a tomada de decisão e marcação da consulta;
- Apologia: depois que o paciente passa pela consulta, ele irá avaliar a qualidade do serviço. Se sua experiência for boa, recomenda para amigos e familiares.
Cada uma dessas etapas possui características diferentes, que demandam estratégias de comunicação específicas.
Por isso, é importante saber qual é o momento da pessoa que irá consumir seu conteúdo. Assim, a captação de pacientes se torna mais assertiva.
5 melhores estratégias para a captação de pacientes
Separamos 5 (cinco) estratégias de captação de pacientes que vão te ajudar a criar uma presença digital forte e aumentar sua autoridade no mercado:
1. Defina a persona da sua clínica
A persona é uma personagem fictícia que representa o seu público. Ela deve ser criada com base nas características mais comuns dos seus pacientes.
Todos os conteúdos que você criar serão direcionados para a persona. Isso proporciona uma comunicação mais assertiva para o público que você quer atingir.
2. Crie conteúdo digital
Com a popularização da internet, as pessoas pesquisam antes de tomar uma decisão e contratar um serviço - ou comprar um produto.
Por este motivo, criar conteúdos relevantes é uma ótima estratégia para que as pessoas conheçam melhor a sua marca.
3. Tenha uma presença nas redes sociais
Uma das principais atividades dos brasileiros nas redes sociais é interagir com conteúdos.
Empresas como Facebook, Instagram e LinkedIn reúnem milhões de usuários, os quais acessam seus perfis diariamente. Portanto, ter uma boa presença nestas plataformas pode trazer muita visibilidade para sua clínica.
Por isso, divulgue os conteúdos que você cria para o seu blog médico nesses ambientes.
4. Garanta a satisfação dos pacientes
Para que a sua estratégia de captação de pacientes dê resultado, você precisa que eles estejam satisfeitos.
Afinal, elas poderão ser agentes espontâneos de divulgação dos seus serviços. Por isso, o seu atendimento também deve ser encarado como um ponto de melhoria constante.
Neste sentido, lembre-se de oferecer um atendimento humanizado! Crie uma relação de confiança com seus pacientes, escutando suas queixas com atenção e empatia.
5. Invista em tecnologia
As inovações tecnológicas são constantes na área da Saúde. Principalmente, no que diz respeito à gestão e divulgação de clínicas.
Por isso, outra boa estratégia para a captação de pacientes é estar atualizado quanto às novidades do setor.
Ter uma clínica moderna e com processos automatizados ajuda a estabelecer a imagem de autoridade que a sua empresa busca.
Captando mais pacientes com a Feegow
Se tudo isso pareceu muito complicado para você, saiba que você pode sempre contar com ajuda!
A Feegow oferece um módulo especializado em marketing para clínicas. A ideia é criar, com ele, uma comunicação que aproxima ainda mais os médicos e seus pacientes.
Nossa funcionalidade se baseia em 4 (quatro) pilares:
- Atratividade: os conteúdos precisam conversar com o público-alvo e ser relevantes para ele;
- Interatividade: incentiva os pacientes a interagir com você. Assim, os feedbacks podem ajudar a melhorar o seu serviço e atrair ainda mais clientes;
- Assertividade: ajuda a comunicar com objetividade e clareza, de modo que não fique nenhuma dúvida;
- Intuitividade: dá uma visão aprofundada das necessidades dos pacientes para que seja possível superar as expectativas.
Dessa forma, a Feegow oferece um suporte de ponta a ponta no marketing da sua clínica para te ajudar a captar mais pacientes.
Quer continuar sua jornada de atração? Inscreva-se em nosso webinar com estratégias para conquistar pacientes nas redes sociais.
Perguntas frequentes:
Qual é a importância da captação de pacientes?
A captação de pacientes é importante tanto para garantir a sobrevivência da clínica, como para aumentar seu crescimento e lucratividade.
Como funciona a jornada de captação de pacientes?
A jornada de captação de pacientes funciona em 5 etapas entre as quais o cliente em potencial passa até o momento de tomar a decisão.
Quais são as melhores estratégias para a captação de pacientes?
Criar uma persona que representa o público-alvo, desenvolver conteúdo digital, ter uma boa presença nas redes sociais, garantir a satisfação dos clientes e investir em tecnologia para a clínica.