15 Janeiro 2023

Como aumentar o faturamento de clínicas e consultórios?

Aumentar o faturamento de uma empresa, seja qual for o ramo, é uma tarefa difícil. Se você está passando por problemas financeiros, a melhor estratégia é investir e aprender sobre gestão. 


Isso porque quando não se sabe gerir um negócio, é possível que o dono esteja perdendo dinheiro com problemas simples de serem resolvidos. Quando se pensa em clínicas médicas, muitos podem achar que a administração deve vir em segundo lugar, mas isso é um erro. 


A gestão financeira do consultório é fundamental para que a empresa adquira seu potencial máximo. Por isso, neste conteúdo, vamos falar tudo sobre como aumentar o faturamento de clínicas. Continue a leitura!


É possível aumentar o faturamento de uma clínica mesmo ela estando com desafios financeiros? 


Sim! Apesar de problemas financeiros, com uma boa gestão, é possível aumentar o faturamento. Isso porque deixar de lado a administração do negócio pode fazer com que o gestor não veja problemas simples de serem resolvidos, como fáceis cortes de gastos, automação de alguns processos e assim vai.


Quer entender melhor? Então confira as dicas que preparamos no próximo tópico! 


8 dicas para aumentar o faturamento de clínicas 


Confira abaixo as melhores dicas para aumentar o faturamento da sua clínica! 


1. Faça um diagnóstico da situação financeira da clínica


O primeiro passo é olhar para a gestão financeira e realizar o diagnóstico de como está a situação da sua empresa. Só assim será possível  analisar cada processo da clínica a fim de descobrir como está a real situação do negócio.


Assim, é necessário realizar o controle do fluxo de caixa e ver quais são as despesas fixas e variáveis que o seu consultório possui. Além de analisar qual é o real faturamento da clínica. Também é importante ver quais foram os últimos investimentos que o negócio fez para entender se valeram a pena, ou seja, se tiveram retorno. 


2. Identifique pontos de melhoria na experiência do paciente


Outro ponto que não deve ser esquecido de jeito nenhum é a experiência do paciente. Isso porque proporcionar um bom atendimento e uma boa consulta faz com que os seus clientes fiquem fidelizados e se tornem uma renda recorrente. 


Além disso, um paciente feliz é um paciente que recomenda! Tratar bem os seus clientes ajuda com que eles se tornem verdadeiros divulgadores da sua empresa, ajudando a atrair ainda mais gente. 


Um bom exemplo de como melhorar a experiência do paciente é proporcionar facilidade na hora de agendar uma consulta. Você pode oferecer agendamento online, sem precisar de ligações telefônicas, por exemplo. 


3. Elabore uma pesquisa de mercado


A pesquisa de mercado também pode te ajudar a proporcionar melhores serviços para os seus pacientes e, consequentemente, aumentar o seu faturamento. Isso porque estar atento às novidades torna a sua clínica mais antenada e não passa aquela sensação de empresa ultrapassada. 


Além disso, analisar o que os concorrentes estão fazendo de bom é sempre importante para saber se a sua empresa está rumo a direção certa. 


5. Ofereça treinamentos à equipe


Uma boa experiência do paciente é sinônimo de uma equipe bem treinada. Isso porque os seus colaboradores devem sempre agir da mesma maneira em relação aos clientes, não devem existir inconstâncias. Dessa forma, treinar como o time da clínica deve se portar e como mexer nas novas tecnologias é fundamental para o faturamento do seu consultório. 


6. Invista em marketing médico


Além de tornar seus pacientes promotores da sua marca, para conquistar novos clientes é fundamental realizar a divulgação dos seus serviços. E o marketing médico pode ser um grande aliado nessa tarefa. 


Por isso, crie uma estratégia de marketing aliada aos objetivos da sua clínica. Só é importante lembrar que existem regras éticas do que pode ou não pode ser divulgado por clínicas médicas nas redes sociais. Mas investir no digital pode ser um ótimo canal de relacionamento com os seus pacientes e novos clientes. 


Se você está perdido nessa parte de divulgação, o Feegow Marketing pode te ajudar a atrair novos clientes e manter seus canais de relacionamento sempre atualizados e convidativos. Clique aqui e conheça. 


7. Aposte na tecnologia para otimizar processos 


Hoje, já existem diversos softwares que auxiliam em todos os processos manuais da clínica médica. O Feegow Clinic, por exemplo, auxilia em toda parte de agendamento, atendimento, financeiro, faturamento e gerenciamento.


Com ele, o dono da clínica consegue focar mais em partes estratégicas enquanto o software realiza as partes mais manuais e burocráticas. 


Veja também: O que é previsibilidade financeira e como ela impacta a clínica médica?


8. Acompanhe e analise os dados da clínica


Como já dissemos, a tecnologia pode te ajudar em diversos processos manuais de gestão financeira de clínicas. E um ponto super positivo é que ele gera relatórios com dados da sua clínica. Assim, você consegue tomar melhores decisões pautadas em informações reais do seu negócio, ajudando muito no aumento do faturamento da sua clínica. 


Isso porque, com os relatórios, é possível enxergar mais claramente quais são os melhores investimentos a serem realizados e onde é possível cortar gastos desnecessários. Se você ainda ficou com dúvida sobre como aumentar o faturamento da sua clínica, acesse o nosso manual de dicas rápidas para tornar a sua clínica mais competitiva!


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Perguntas frequentes:

Como reduzir os custos da clínica para aumentar o faturamento?

A automatização de tarefas, por meio de um software médico, é o melhor caminho para eliminar erros manuais e retrabalho e, consequentemente, aumentar o faturamento da clínica médica.

Como saber se os pacientes estão satisfeitos com o atendimento oferecido?

Para entender melhor se os seus pacientes estão felizes com o seu atendimento é fundamental olhar a taxa de fidelidade e retorno dos clientes, além também de realizar pesquisas de satisfação.

Um sistema para gestão de clínicas é muito caro?

Não! O sistema da Feegow Clinic possui preços para todos os tamanhos de empresas. Além disso, o benefício que ele oferece é muito maior do que o custo que possui.