Você já pensou em oferecer atendimento domiciliar na sua clínica médica? Essa pode ser uma opção muito vantajosa, e que agrega competitividade mercadológica para o seu negócio.
Isso porque, hoje, muitos buscam pela assistência médica mais personalizada, sem contar com o nicho de idosos que possuem dificuldade de deslocamento, o que pode diferenciar a sua clínica das demais.
Neste conteúdo, vamos falar sobre como implementar o atendimento domiciliar de forma particular e por convênio médico. Além de citar o crescimento dessa modalidade no setor de saúde. Por isso, continue a leitura!
Como a área da saúde é delicada e trata do cuidado a seres humanos, implementar o atendimento domiciliar na sua clínica exige algumas regras ditadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Mas fique tranquilo, são apenas algumas diretrizes para não colocar em risco a vida do paciente.
Abaixo, explicamos melhor o que o CFM diz sobre o atendimento domiciliar.
As diretrizes do atendimento domiciliar respondem a algumas dúvidas que os médicos podem vir a ter quando implementarem essa modalidade fora do ambiente médico hospitalar. Reunimos abaixo as principais:
Qualquer médico que estiver regularmente inscrito no CRM da jurisdição, independentemente de possuir ou não título de especialista. Os procedimentos que podem ser realizados são aqueles que possuem a garantia da qualidade e segurança no atendimento fora do ambiente médico/hospitalar.
A diretriz enfatiza que o médico é responsável por todo ato por ele praticado.
Segundo o CFM, a precificação é totalmente livre para cada médico escolher a sua. Porém, os mais antigos cobravam o dobro do valor por conta das despesas para o deslocamento. Basicamente, fica a critério do profissional repensar essa precificação caso queira focar nesse atendimento.
Sim. Segundo o CFM, o médico deve abrir o prontuário do paciente e prescrever do mesmo modo que faz na clínica, sendo obrigatório o seu arquivamento.
Nesse caso, você pode recorrer ao Feegow Clinic que te auxilia com o recurso da ficha médica eletrônica. Na plataforma, o arquivamento é feito na nuvem, já que o sistema permite a digitalização dos documentos médicos, facilitando o armazenamento dessa papelada super importante.
Sim. Essa é uma carreira possível de se seguir. Entretanto, é obrigatório que o médico possua um local devidamente seguro e organizado para armazenar as fichas clínicas e prontuários.
O médico deve levar os equipamentos fundamentais para aquela consulta médica. Desde materiais mais simples para verificar os sinais vitais até os suprimentos laboratoriais e ferramentas para realizar pequenos procedimentos. Não se pode esquecer também o prontuário do paciente, ou um notebook ou tablet com acesso ao registro.
Assim como em uma consulta em clínicas médicas, é necessário ler o prontuário daquele paciente a fim de se preparar melhor em relação aos materiais.
Alguns equipamentos que nós recomendamos para levar a consulta médica domiciliar são:
Agora que você já sabe tudo que precisa para atender a domicílio e quais regras que o Conselho Federal de Medicina impõe, está na hora de anunciar a nova modalidade aos seus pacientes.
Se você já possui uma clínica, uma opção é colocar cartazes e pedir que o profissional do atendimento envie uma mensagem aos frequentadores atuais do seu consultório.
Pode demorar um pouco, mas o boca a boca tem muito efeito quando o assunto é área da saúde. Divulgue aos seus pacientes atuais que você está atendendo em casa e anuncie os benefícios, principalmente para aqueles que tiverem mais idade, ou até para os pais e avós da sua atual clientela.
Não se esqueça do marketing! Afinal, uma clínica médica também é uma empresa e ela precisa de estratégia publicitária. Aposte nos anúncios do Google, redes sociais, blogs, e-mail e, a depender do caso, outdoors e placas.
Se você não entende ou não possui algum colaborador que entenda de marketing, uma opção é buscar ajuda e terceirizar esse serviço. O Feegow Marketing oferece um conjunto de estratégias publicitárias que se baseiam na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico.
Ele te ajuda a ganhar mais visibilidade, aumentar seu alcance de novos pacientes, intensifica a sua capacidade de fidelizar seus clientes e reduz o absenteísmo.
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A Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS) não possui o home care como obrigatório no seu rol de serviços, porém as operadoras de saúde são obrigadas a cobrir este tipo de atendimento quando existe a justificativa médica. Esses argumentos podem estar vinculados a:
Leia também: Como humanizar o tratamento e quais são os ganhos da desospitalização?
Segundo dados do Núcleo Nacional de Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), entre os anos de 2019 e 2020, a procura pelo atendimento domiciliar cresceu 15%.
A hipótese da gestora do grupo Sabin, Elizandra Jackimavicius, é que, depois da pandemia, o estilo de vida das pessoas mudou e, agora, elas buscam por serviços mais práticos, e o atendimento em casa é um deles.
Além disso, as pessoas viram que consultar com um médico em casa possui diversas vantagens, inclusive de segurança, já que elimina o risco de infecção hospitalar, oferece comodidade e satisfação ao paciente, permite que o médico conheça melhor o ambiente do paciente, melhora a experiência e muitas outras.
Dessa forma, está na hora de as clínicas se atualizarem e oferecerem um serviço que agrega a empresa. Além de fidelizar os clientes, também é possível alcançar novos nichos e se destacar.
Outra grande tendência no mundo é a Telemedicina que oferece muita praticidade, além de democratizar os serviços de saúde de qualidade. Também é importante lembrar que os médicos que optarem por seguir a carreira de atendimento domiciliar, podem utilizar essa modalidade para ampliar suas possibilidades. Falando nisso, você já conhece o software de Telemedicina da Feegow? É a ferramenta perfeita para manter sua clínica sempre atualizada. Quer saber mais? Clique aqui e descubra como se destacar no mercado!
Qualquer médico que estiver regularmente inscrito no CRM da jurisdição, independentemente de possuir ou não título de especialista.
Sim. O médico que estiver regulamentado no CRM pode seguir a carreira de atendimento a domicílio, desde que haja um local seguro e organizado para armazenar seus documentos médicos.
Não. Porém, quando o médico justifica o atendimento domiciliar, é possível realizar um processo para que o plano de saúde cubra as consultas em casa.