Como implementar o atendimento médico domiciliar na clínica médica?
Você já pensou em oferecer atendimento domiciliar na sua clínica médica? Essa pode ser uma opção muito vantajosa, e que agrega competitividade mercadológica para o seu negócio.
Isso porque, hoje, muitos buscam pela assistência médica mais personalizada, sem contar com o nicho de idosos que possuem dificuldade de deslocamento, o que pode diferenciar a sua clínica das demais.
Neste conteúdo, vamos falar sobre como implementar o atendimento domiciliar de forma particular e por convênio médico. Além de citar o crescimento dessa modalidade no setor de saúde. Por isso, continue a leitura!
Como implementar o atendimento médico domiciliar particular?
Como a área da saúde é delicada e trata do cuidado a seres humanos, implementar o atendimento domiciliar na sua clínica exige algumas regras ditadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Mas fique tranquilo, são apenas algumas diretrizes para não colocar em risco a vida do paciente.
Abaixo, explicamos melhor o que o CFM diz sobre o atendimento domiciliar.
O que o CFM diz sobre atendimento domiciliar?
As diretrizes do atendimento domiciliar respondem a algumas dúvidas que os médicos podem vir a ter quando implementarem essa modalidade fora do ambiente médico hospitalar. Reunimos abaixo as principais:
- Quais especialidades podem atender o paciente a domicílio de forma autônoma?
Qualquer médico que estiver regularmente inscrito no CRM da jurisdição, independentemente de possuir ou não título de especialista. Os procedimentos que podem ser realizados são aqueles que possuem a garantia da qualidade e segurança no atendimento fora do ambiente médico/hospitalar.
A diretriz enfatiza que o médico é responsável por todo ato por ele praticado.
- Como funciona a precificação dos serviços oferecidos na casa do paciente?
Segundo o CFM, a precificação é totalmente livre para cada médico escolher a sua. Porém, os mais antigos cobravam o dobro do valor por conta das despesas para o deslocamento. Basicamente, fica a critério do profissional repensar essa precificação caso queira focar nesse atendimento.
- Os cuidados com o prontuário médico do paciente domiciliar devem ser os mesmos que os da clínica?
Sim. Segundo o CFM, o médico deve abrir o prontuário do paciente e prescrever do mesmo modo que faz na clínica, sendo obrigatório o seu arquivamento.
Nesse caso, você pode recorrer ao Feegow Clinic que te auxilia com o recurso da ficha médica eletrônica. Na plataforma, o arquivamento é feito na nuvem, já que o sistema permite a digitalização dos documentos médicos, facilitando o armazenamento dessa papelada super importante.
- O médico pode ter uma carreira só de atendimento domiciliar
Sim. Essa é uma carreira possível de se seguir. Entretanto, é obrigatório que o médico possua um local devidamente seguro e organizado para armazenar as fichas clínicas e prontuários.
Quais equipamentos levar para as consultas domiciliares?
O médico deve levar os equipamentos fundamentais para aquela consulta médica. Desde materiais mais simples para verificar os sinais vitais até os suprimentos laboratoriais e ferramentas para realizar pequenos procedimentos. Não se pode esquecer também o prontuário do paciente, ou um notebook ou tablet com acesso ao registro.
Assim como em uma consulta em clínicas médicas, é necessário ler o prontuário daquele paciente a fim de se preparar melhor em relação aos materiais.
Alguns equipamentos que nós recomendamos para levar a consulta médica domiciliar são:
- Oxímetro;
- Aparelho de pressão arterial;
- Otoscópio;
- Termômetro;
- Balança;
- Estetoscópio;
- Lanterna clínica;
- Diapasão e martelo de reflexos;
- Glicosímetro;
- Máscara e roupa de proteção;
- Desinfetante para as mãos
- Gazes;
- Luvas de procedimentos;
- Curativo.
Anuncie a nova modalidade de atendimento
Agora que você já sabe tudo que precisa para atender a domicílio e quais regras que o Conselho Federal de Medicina impõe, está na hora de anunciar a nova modalidade aos seus pacientes.
Se você já possui uma clínica, uma opção é colocar cartazes e pedir que o profissional do atendimento envie uma mensagem aos frequentadores atuais do seu consultório.
Pode demorar um pouco, mas o boca a boca tem muito efeito quando o assunto é área da saúde. Divulgue aos seus pacientes atuais que você está atendendo em casa e anuncie os benefícios, principalmente para aqueles que tiverem mais idade, ou até para os pais e avós da sua atual clientela.
Não se esqueça do marketing! Afinal, uma clínica médica também é uma empresa e ela precisa de estratégia publicitária. Aposte nos anúncios do Google, redes sociais, blogs, e-mail e, a depender do caso, outdoors e placas.
Se você não entende ou não possui algum colaborador que entenda de marketing, uma opção é buscar ajuda e terceirizar esse serviço. O Feegow Marketing oferece um conjunto de estratégias publicitárias que se baseiam na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico.
Ele te ajuda a ganhar mais visibilidade, aumentar seu alcance de novos pacientes, intensifica a sua capacidade de fidelizar seus clientes e reduz o absenteísmo.
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Atenção domiciliar por convênio médico
A Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS) não possui o home care como obrigatório no seu rol de serviços, porém as operadoras de saúde são obrigadas a cobrir este tipo de atendimento quando existe a justificativa médica. Esses argumentos podem estar vinculados a:
- Dificuldade de deslocamento: principalmente pacientes idosos possuem essas característica. O atendimento domiciliar pode ajudar no tratamento de possíveis doenças;
- Reabilitação pós-operatória: quando pacientes precisam de atendimento especial depois da alta de algum procedimento. Assim como em outros casos, essas pessoas podem receber visitas em casa dos seguintes profissionais responsáveis pela reabilitação: nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos;
- Doenças crônicas e terminais: a medicina já avançou em pesquisa nesses casos e tem sido cada vez mais indicado os cuidados paliativos em casa. A qualidade de vida e bem estar dessas pessoas melhora muito pela proximidade da família, privacidade e certa autonomia na própria rotina.
Leia também: Como humanizar o tratamento e quais são os ganhos da desospitalização?
O atendimento em casa é uma tendência para o futuro da medicina
Segundo dados do Núcleo Nacional de Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), entre os anos de 2019 e 2020, a procura pelo atendimento domiciliar cresceu 15%.
A hipótese da gestora do grupo Sabin, Elizandra Jackimavicius, é que, depois da pandemia, o estilo de vida das pessoas mudou e, agora, elas buscam por serviços mais práticos, e o atendimento em casa é um deles.
Além disso, as pessoas viram que consultar com um médico em casa possui diversas vantagens, inclusive de segurança, já que elimina o risco de infecção hospitalar, oferece comodidade e satisfação ao paciente, permite que o médico conheça melhor o ambiente do paciente, melhora a experiência e muitas outras.
Dessa forma, está na hora de as clínicas se atualizarem e oferecerem um serviço que agrega a empresa. Além de fidelizar os clientes, também é possível alcançar novos nichos e se destacar.
Outra grande tendência no mundo é a Telemedicina que oferece muita praticidade, além de democratizar os serviços de saúde de qualidade. Também é importante lembrar que os médicos que optarem por seguir a carreira de atendimento domiciliar, podem utilizar essa modalidade para ampliar suas possibilidades. Falando nisso, você já conhece o software de Telemedicina da Feegow? É a ferramenta perfeita para manter sua clínica sempre atualizada. Quer saber mais? Clique aqui e descubra como se destacar no mercado!
Perguntas frequentes:
Quais especialidades médicas podem realizar atendimento domiciliar?
Qualquer médico que estiver regularmente inscrito no CRM da jurisdição, independentemente de possuir ou não título de especialista.
É possível atender somente à domicílio?
Sim. O médico que estiver regulamentado no CRM pode seguir a carreira de atendimento a domicílio, desde que haja um local seguro e organizado para armazenar seus documentos médicos.
Os planos de saúde são obrigados a cobrir o home care?
Não. Porém, quando o médico justifica o atendimento domiciliar, é possível realizar um processo para que o plano de saúde cubra as consultas em casa.