0800-591-3035 | Central de Vendas de 2ª à 6ª das 9:00h as 18:00h

Blog

Qual o melhor software médico para a minha clínica?

o melhor software médico
Gestão para clínicas, Tecnologia para clínicas

Qual o melhor software médico para a minha clínica?

O maior erro que clínicas e consultórios podem cometer é escolher qual considerar o melhor software médico sem analisar detalhes. Veja os tópicos importantes para sua decisão!

A tecnologia tem se tornado cada vez mais presente em nosso dia a dia, por isso, poder contar essa ferramenta se mostrou indispensável na hora de organizar a sua clínica, aumentar a produtividade dos médicos e priorizar um atendimento mais humano e especializado aos seus pacientes.

Hoje, há softwares médicos no mercado que apresentam diversas funções, portanto, escolher o mais adequado para a rotina de sua clínica pode parecer complicado. Ao selecionar um software responsável por auxiliar na gestão de sua clínica, é importante avaliar algumas funcionalidades que não podem faltar na hora de escolher o melhor recurso para o seu negócio.

Estes softwares são responsáveis por reduzir o tempo gasto em rotinas médicas e facilitar a informatização de processos que antes eram realizados de maneira manual. Um exemplo é que hoje já é possível contar com o armazenamento em nuvem para gerenciar os dados dos pacientes com o prontuário eletrônico, como também contar com recursos remotos, tais como a telemedicina, que possibilita ao médico acompanhar à distância seus pacientes. Um ponto importante é a agenda que pode ser totalmente personalizada para assistir todas as demandas do seu negócio. Para isso, é preciso levar algumas funcionalidades em consideração para que o software se adequa às necessidade de sua clínica.

Como a gestão clínica pode impactar positivamente o seu negócio

Atualmente, a organização do ambiente de trabalho torna-se indispensável para que qualquer negócio cresça e se mantenha ativo no mercado. Não é diferente com as clínicas e consultórios, pois precisam manter a organização para automatizar processos e otimizar o tempo gasto realizando estes processos. Além de oferecer um bom atendimento aos seus pacientes, é necessário organizar a estrutura do seu negócio de acordo com as necessidades apresentadas por sua clínica, com a finalidade de escolher um software que auxilie na gestão clínica.

Com tantas opções, torna-se complicado escolher apenas um, no entanto, precisa-se ter em mente que o mais importante é um software clínico que seja capaz de se encaixar perfeitamente com a rotina do seu negócio, para oferecer a você todos os recursos disponíveis de maneira automatizada e digital.

Qual a importância de um software médico?

Com o avanço da ciência e tecnologia, recursos tecnológicos em clínicas e consultórios tornaram-se cada vez mais comum nos dias atuais. Portanto, é comum encontrar hoje no mercado softwares de gestão clínica que são capazes de auxiliar na otimização de processos e entregar ao paciente um atendimento mais humanizado, além de ter a possibilidade de acessar todas as informações remotamente, de qualquer lugar; com total segurança.

Um software médico também oferece a automatização de processos financeiros, de modo que facilita a rotina de todos os processos desenvolvidos pela sua clínica. Um software clínico completo dispõe de diversas funções para determinado tipo de público, sendo assim, antes de escolher este recurso digital é preciso entender qual destas possibilidades mais se adequa à realidade de sua clínica hoje.

Veja abaixo alguns recursos que devem ser levados em consideração no momento de escolher o melhor software médico que atenda às necessidades do seu negócio.

Segurança

A segurança de um software médico é o primeiro ponto relevante que deve ser considerado ao deixar de vez o modelo antigo de papel para o armazenamento de dados online, visto que deixar de lado o modelo antigo de armazenar as informações em papéis e ter todo cuidado com a segurança dos dados ali presentes, com a ajuda de um software clínico, como o Feegow Clinic, lhe dará mais rapidez, eficiência e segurança ao lidar diretamente com estas informações sigilosas. É possível dizer quem poderá visualizar determinadas informações no sistema, de modo que todas as informações cadastradas estão 100% seguras.

Contar com um software certificado é importante para manter, além da qualidade do serviço prestado aos pacientes, proteção para os dados sigilosos de cada paciente e garantir a confiança destes com o serviço prestado em seu consultório. A garantia de segurança destes dados é o primeiro item a ser escolhido no momento da adesão a um serviço de software clínico.

O Feegow Clinic, por exemplo, é um sistema atestado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde com o certificado SBIS-CFM.

Agenda

Agora, com o auxílio da tecnologia, manter um agendamento somente com papel não é mais tão comum. Hoje, já podemos contar com a tecnologia para otimizar esse processo e ajudar no controle de agendamentos, na organização de consultas, por exemplo, evitando o maior número de erros, desde a perda do papel, até erros de preenchimento, tão comuns no manuseio de informações importantes contando apenas com o trabalho manual do papel.

Outra questão é que fora do ambiente de trabalho, os profissionais da saúde não têm acesso à agenda. Sendo assim, a agenda digital, que pode ser acessada de qualquer aparelho eletrônico conectado à internet, torna-se peça fundamental no funcionamento de clínicas e consultórios.

Também podemos encontrar a funcionalidade de agendamento online, que alguns softwares para gestão médica oferecem, e deixam todo o trabalho do agendamento nas mãos dos próprios pacientes. Aliado a um site personalizado para a sua clínica, a opção de agendamento online integra o sistema com recursos mais avançados, como confirmação de consulta por meio de SMS e E-mail, que auxilia a reduzir o nível de absenteísmo em seu consultório.

Prontuário Eletrônico

Ainda temos o prontuário eletrônico, capaz de armazenar e registrar os dados de cada paciente, sendo possível acessá-los depois, por qualquer médico na clínica e de qualquer lugar conectado a uma rede de internet. É um modelo totalmente digital em que é possível armazenar as informações dos pacientes, registrar evoluções e manter esses dados sempre atualizados e seguros, sem riscos de perda, por manter uma base de dados segura no armazenamento em nuvem, ou seja, todas as informações tanto da clínica quanto do paciente ficam seguras.

Telemedicina

A telemedicina veio para mudar totalmente a forma como conhecemos a medicina hoje. A telemedicina é um recurso que proporciona acompanhar o paciente à distância. É possível dar ao paciente um atendimento mais especializado, além de obter um ganho de tempo que está relacionado ao deslocamento até a clínica, como também aumenta a rotatividade de pacientes em sua clínica.

Adquirir Feegow Free