Planejamento estratégico: como criar as metas e objetivos da clínica?

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metas e objetivos

Um gestor de saúde que procura melhorar os resultados globais da sua clínica médica, precisa contar com um planejamento estratégico. É nele que serão definidas as metas e objetivos a serem alcançados e de que forma isso deve ser feito. 

Essas informações são essenciais para o sucesso do consultório médico, principalmente para aqueles que estão pensando em abrir o próprio negócio agora. 

Se você quer saber um pouco mais sobre como definir os objetivos e metas, qual a importância deles para o projeto da clínica e de que forma fazer isso, continue a leitura! 

Como definir metas e objetivos para a sua clínica?

O primeiro passo é entender exatamente o que são metas e objetivos, qual a diferença entre esses dois conceitos e qual a importância de tê-los bem estabelecidos no projeto da clínica.  

São essas diretrizes que dão ao gestor uma visão sobre o que deve ser alcançado, de que forma e dentro de qual período. Porém, há um desfalque no mercado em relação a isso. 

Segundo a Infomoney, falta maturidade na gestão brasileira, uma vez que apenas 10% das médias empresas apresentam metas e objetivos bem definidos a longo prazo. A consequência dessa falta de planejamento causa desde problemas mais simples (como falhas de comunicação) até algo mais grave (como a falência do negócio). 

Para que essas situações não ocorram na sua clínica médica, preste atenção aos próximos tópicos. 

Qual  a diferença entre meta e objetivo?

A diferença entre objetivo e meta é simples: o primeiro representa aquilo que deve ser alcançado, enquanto o segundo específica as atividades necessárias para conquistá-lo.  

É importante que o objetivo seja algo concreto, estratégico e de tempo determinado. Enquanto a meta deve ser uma ação, que apresenta um curto período de execução e uma forma de mensurar através dos indicadores de desempenho. 

Veja um exemplo e entenda como definir seus objetivos e metas:

  • Objetivo: Ter mais clientes na clínica. 
  • Meta: Investir em marketing digital
X
  • Objetivo: Atrair 200 pacientes até dezembro de 2023
  • Meta: Fazer 3 posts patrocinados sobre a clínica mensalmente no Instagram

O primeiro exemplo é muito vago e sem definição estratégica. Já o segundo apresenta números, prazos e especificações que tornam o planejamento em saúde muito mais assertivo. 

O que são metas SMART?

Há uma dica que facilita a criação das suas metas de forma mais eficiente. É o método SMART. Ele consiste em planejar e gerenciar o projeto da clínica médica de modo inteligente por meio dos 5 fatores representados nas letras do acrônimo. Veja quais são eles:

      • Specific = Específico; 
      • Measurable = Mensurável; 
      • Attainable = Alcançável;
      • Relevant = Relevante; 
      • Time-bound = Temporal. 

    Com o sistema de metas SMART você consegue evitar ambiguidade nas definições, analisar dados, considerar o impacto no seu negócio, alinhar os propósitos e estabelecer uma duração. 

    Isso proporciona uma organização mais eficiente, fazendo com que os objetivos estratégicos a serem alcançados sejam bem estruturados. 

    Faça uma análise do momento atual da sua clínica

    Agora que você entendeu a importância de ter metas e objetivos, analise sua clínica e a situação do mercado antes de defini-los. Para isso, o primeiro passo é considerar o cenário atual da saúde. 

    Segundo o economista sênior da Health Economist, o Brasil ainda gasta pouco com saúde, apesar do leve crescimento nos investimentos gerados pela pandemia. Isso é uma questão que o gestor de saúde deve considerar na hora de investir no seu negócio, por exemplo. 

    Todavia, existem tendências que uma clínica médica deve aproveitar como uma chance de se manter em destaque no mercado. Um exemplo disso é a implementação da transformação digital. Até porque, daqui uns anos, ninguém mais poderá dar a desculpa de que não acompanhou o paciente porque estava viajando. 

    Ter essas visões facilita muito para desenvolver a previsibilidade financeira, gestão de risco, aplicação de treinamentos, entre outros. Mas como construir objetivos e metas atingíveis utilizando esse tipo de estratégia? Por meio da análise SWOT

    Essa é uma ferramenta que mostra quais são os pontos fortes e fracos do seu ambiente interno, assim como os riscos e as oportunidades que o ambiente externo proporciona. É a melhor maneira de se planejar e garantir um alinhamento de visão. 

    A sigla também é um acróstico, que significa:

        • Strengths = Forças;
        • Weaknesses = Fraquezas; 
        • Opportunities = Oportunidades;
        • Threats = Ameaças.

      No próximo tópico você confere exemplos de aplicação da análise SWOT em clínicas médicas. Confira! 

      Exemplo de análise SWOT

      Com o método SWOT, qualquer gestor de saúde entenderá como organizar os objetivos e metas da empresa. 

      O primeiro passo é compreender quais são as forças do consultório médico. Elas devem ser definidas entre o diferencial que o negócio possui no mercado e as experiências positivas que os pacientes e funcionários vivenciam. 

      Depois, é preciso analisar o inverso, ou seja, as fraquezas que existem internamente. Podem ser diferenciais dos concorrentes que você não possui, operações com gargalos, insatisfações dos pacientes e colaboradores, entre outros. 

      A segunda parte é a previsão de oportunidades. Nela, o médico gestor identifica quais são as questões favoráveis que o cenário mercadológico proporciona. Aqui estão incluídas as tendências, acontecimentos globais, nacionais ou regionais, etc. 

      Por último, não devemos esquecer das ameaças. Isso significa ficar de olho nas situações externas que podem afetar de alguma forma sua clínica. A burocracia, economia e política são alguns fatores para ter atenção. 

      Na tabela abaixo você pode conferir um formato de SWOT da área médica:

      Força Fraqueza
      • Oferece procedimentos especializados exclusivos no estado;
      • Boa estrutura física e bem localizada;
      • Alta satisfação dos funcionários. 
      • Gestão de operações é ineficiente;
      • Equipamentos não são tecnológicos;
      • Alta insatisfação dos pacientes. 
      Oportunidade Ameaça
      • Treinar profissionais para terem mais experiência nos atendimentos em geral;
      • Utilizar um software de gestão médica para integrar os processos internos. 
      • Concorrência aplicar os mesmos procedimentos que até então são exclusivos da clínica;
      • Aparecer uma tecnologia que torne os procedimentos aplicados em obsoletos. 

      Dessa análise, podemos tirar alguns exemplos de metas e objetivos, como: 

      Objetivos:

      • Aumentar para 80% a taxa de satisfação dos pacientes;
      • Investir em equipamentos tecnológicos para a área clínica geral. 

      Metas: 

      • Ter um software médico que ofereça uma gestão completa da clínica;
      • Fazer uma pesquisa de satisfação que aponte os principais erros dos processos internos. 

      Guie o planejamento estratégico da clínica por meio das metas e objetivos

      Você que deseja ter êxito com a nova clínica enquanto gestor do negócio, só vai alcançar seus objetivos e metas quando desenvolver um bom planejamento estratégico na sua clínica

      É possível dividi-lo em etapas para aplicar de forma organizacional. Uma forma de realizar isso é separando entre: 

          • Operacional: ações de curto prazo que alteram a rotina dos colaboradores, como treinamento, contratações, etc;
          • Tático: ações de médio e longo prazo que são impactadas diretamente com o desempenho do plano operacional;
          • Gerencial: ações a longo prazo que alcançam a missão e visão da clínica. 

        Essas atividades presentes em cada um desses planejamentos são as metas. Lembra que elas necessitam ser mensuradas? Quem irá fazer isso são as métricas de desempenho. Existem diversos indicadores para clínicas que são essenciais e que você deve sempre estar de olho. Alguns exemplo são:

            • Registro de tempo de espera;
            • Pesquisa de satisfação dos pacientes;
            • Taxa de retorno;
            • Faturamento bruto;
            • Índice de glosas;
            • Etc.

          Com eles, o gestor saberá por meio dos números o que deve ser melhorado, o que deve ser mantido e o que necessita manutenção. Esse embasamento é essencial para ter mais assertividade nas suas ações. 

          Assim, fica muito mais fácil de criar novas metas e objetivos para continuar evoluindo e crescendo no mercado. 

          Exemplos de metas e objetivos

          Agora que você já conferiu todos os passos para ter um bom projeto de clínica médica, chegou o momento de conhecer exemplos de metas e objetivos capazes de melhorar os resultados globais da sua gestão estratégica. Afinal, você veio para este conteúdo procurando essa resposta, certo? 

          Para isso, separamos duas formas de usar os indicadores de desempenho como auxílio para criação do seu planejamento estratégico. Veja!

          Nível de satisfação dos pacientes 

          Essa é uma métrica de felicidade essencial que todo gestor de saúde deve ficar atento. Você consegue coletar esse dado por meio de um formulário digital ou impresso, entregue junto com a receita ou atestado. Assim, é possível ter informações o suficiente para identificar problemas em áreas, como: 

              • Recepção;
              • Cordialidade da equipe;
              • Tempo de espera;
              • Atendimento médico;
              • Infraestrutura.

            Após entender em que setor os seus pacientes estão desaprovando a qualidade do serviço, deve-se estabelecer as metas e objetivos. Por exemplo: 

                • Objetivo: Diminuir 20min no tempo de espera;
                • Metas: Utilizar um sistema operacional mais rápido e integrado, que automatize processos internos. 

              Número de novos pacientes na clínica 

              Atrair e fidelizar pacientes também é outro fator importante para se analisar, já que ele auxilia as clínicas médicas a crescerem e se estabelecerem no mercado. Portanto, ter o monitoramento de quantos pacientes novos chegam, por onde ficam sabendo dos serviços, e quais procedimentos são os mais procurados, é essencial! 

              Para isso, deve-se responder algumas perguntas, como:

                  • Qual é o número ideal de pacientes para pagar as contas mensalmente?
                  • Qual é o índice de retorno dos pacientes?
                  • Sua estratégia tem maior foco em preço ou número de consultas?

                Com essas informações, você consegue entender qual é a melhor estratégia para definir suas metas e objetivos. Um bom caso é o exemplo dado no início desse conteúdo. Relembre:

                    • Objetivo: Atrair 200 pacientes até dezembro de 2023; 
                    • Meta: Fazer 3 posts patrocinados sobre a clínica mensalmente no Instagram. 

                  Vendo toda essa realidade, fica constatado o quão desafiador pode ser uma gestão médica, principalmente para quem ainda está no início do projeto de clínica. Mas se você quer tirar esse seu plano do papel, o ideal é continuar se aprimorando em administração para iniciar seu sonho com organização e eficiência. Para lhe ajudar nesse processo, a Feegow preparou um ebook com o Passo a Passo de Gestão para quem deseja abrir um consultório. Nele, você acaba com todas as suas dúvidas sobre a montagem do seu negócio e ainda adquire ainda mais confiança e expertise para gerenciá-lo. Baixe o material gratuitamente e confira!

                  Perguntas frequentes:

                  Qual a importância de ter metas e objetivos na clínica?

                  São por meio de metas e objetivos que se consegue estabelecer um planejamento estratégico assertivo e eficiente, que dará resultados positivos para alavancar sua clínica médica no mercado.

                  Como construir objetivos e metas atingíveis?

                  Para saber como definir metas e objetivos, é recomendado utilizar métodos como análise SWOT e metas SMART para se basear na criação. Além disso, lembrar de estabelecer indicadores de desempenho que auxiliem na metrificação dos resultados.

                  Como mensurar os resultados da clínica?

                  Há diversos indicadores para clínicas médicas que todo gestor de saúde deve ficar de olho. Algumas delas são a taxa de retorno, pesquisa de satisfação do paciente, registro de tempo de espera, entre outros. É por meio desses dados que se consegue mensurar os resultados.

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