O Triple Aim é um dos esforços para guiar as estratégias de melhoria em saúde. Ele foca nos elementos primordiais de assistência para evoluir o setor.
Se você administra uma clínica ou consultório, este conceito pode ser um bom guia para criar um plano de otimização dos serviços que oferece.
Continue a leitura deste post para entender melhor o que é Triple Aim, como ele funciona e por que aplicá-lo na área da Saúde!
É uma abordagem de otimização dos sistemas de saúde baseado em 3 (três) metas:
O conceito de Metas Triplas foi desenvolvido pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI) para mudar a perspectiva dos indicadores de saúde. Ou seja, não se trata apenas da quantidade de serviços prestados, mas sim da sua qualidade.
De acordo com este modelo, o valor dos serviços depende da sua eficácia, e não dos insumos utilizados.
As metas do Triple Aim não são novidade. Inclusive, elas vão ao encontro dos objetivos de sistemas de saúde de muitos países.
Contudo, o modelo é importante para padronizá-los e alcançá-los de maneira equilibrada.
Além disso, as estratégias do Triple Aim servem não só para diminuir os gastos da saúde, como para direcionar melhor seus recursos.
O modelo é relativamente novo. Mas em pouco tempo, as organizações que o adotaram já apresentaram resultados importantes na melhoria da qualidade e na redução de custos na área.
A saúde da população, a experiência do paciente e o custo per capita. Estes 3 (três) elementos se relacionam entre si para colocar o paciente no centro do cuidado.
Porém, os gestores têm dificuldade em estabelecer uma correlação direta entre a redução de custos e a satisfação dos pacientes.
Parece contraditório que reduzir o custo possa ter um efeito negativo em sua satisfação. No entanto, se analisarmos a estratégia para atingir os objetivos, veremos que uma delas é o foco na medicina preventiva.
Sendo assim, os procedimentos curativos e as intervenções cirúrgicas são mais onerosos e representam experiências difíceis para os pacientes.
Logo, a promoção da saúde é algo que relaciona todos os elementos citados.
Conforme os profissionais passaram a usar o modelo, surgiu o debate para acrescentar mais uma meta na estrutura.
O novo objetivo passou a ser atingir a alegria ou satisfação dos profissionais no trabalho. Portanto, ao invés de Triple Aim, o conceito se tornaria o Quadruple Aim.
Na prática, não há muita diferença entre ambos os conceitos, pois os 3 (três) primeiros objetivos continuam sendo os mesmos.
No entanto, existe um debate em torno desta modificação, pois o Triple Aim sempre teve o paciente como prioridade.
Desse modo, as críticas ao novo modelo vão no sentido de alertar para que as estratégias de otimização não percam seu foco original.
Entretanto, se considerarmos que, para oferecer serviços de qualidade, os profissionais precisam de um local de trabalho em que se sintam bem, faz sentido adicionar este novo item.
Apesar de o Triple Aim estabelecer indicadores de qualidade específicos para o ambiente hospitalar, ele pode ser aplicado também em clínicas e consultórios.
Especialmente, se estes estabelecimentos tiverem um grande fluxo de pacientes. Basta apenas fazer algumas adaptações para a sua realidade.
Além dos locais físicos para aplicação do Triple Aim na Saúde, podemos pensar em quais aspectos ele atua.
A equipe de inovação do IHI definiu os componentes de um sistema de saúde capaz de atender os requisitos do Triple Aim como:
A execução das atividades em cada componente depende de investimentos em estrutura e tecnologia. Ou seja, o compromisso em otimizar os serviços de saúde está diretamente ligado à necessidade de acompanhar as inovações da área.
Isso é necessário para tornar o controle e a manutenção desses serviços cada vez mais eficiente, e com o mínimo de desperdício.
As principais vantagens do Triple Aim são:
Esses benefícios são consequência do cumprimento das 3 (três) metas. Assim, o objetivo é atender as necessidades da sociedade com relação à Saúde.
Por isso, a diminuição dos custos não se refere apenas ao valor gasto pelas empresas com cada paciente. O impacto dessa estratégia é muito maior!
Trata-se de tornar os gastos com saúde menores para que as pessoas possam investir em outras atividades que melhoram a sua qualidade de vida, como lazer.
O mesmo vale para o orçamento público, pois com a redução dos custos, mais serviços de saúde poderão ser disponibilizados para mais pessoas.
Para entender essas vantagens mais a fundo, confira alguns indicadores de melhorias do Triple Aim:
As melhorias observadas com o uso do Triple Aim são benéficas tanto para os pacientes, como para as empresas.
Como vimos, elas dependem do uso de ferramentas que diminuam os desperdícios. Por isso, se você deseja implementar o Triple Aim, uma ótima maneira de começar é pela automatização de processos.
Sendo assim, baixe agora mesmo nosso e-book sobre como automatizar a sua clínica!
Otimizar a saúde da população, melhorar a experiência do paciente e diminuir o custo per capita na saúde.
Em hospitais, clínicas e consultórios com grande fluxo de pacientes.
Aumento do acesso à saúde, diminuição do tempo de permanência do paciente, redução de desperdícios e custos.