Como fazer a gestão de clínicas de tratamento de feridas?
Já não é novidade que o Prontuário Eletrônico entrou de vez nas rotinas de profissionais de saúde para gerenciamento do tratamento de seus pacientes. Além disso, o PEP é essencial para gestão da operação na sua clínica, inclusive no caso de clínicas focadas em tratamento de feridas.
É o caso da Doutor Feridas, cliente e parceira da Feegow, a startup atua na área de tratamento de feridas, como o próprio nome já diz, e tem levado seu método para todo Brasil. Utilizando ferramentas como a Telemedicina e uma plataforma com profissionais cadastrados em diferentes partes do país, a empresa passou a ser apelidada como “Uber das Feridas”.
Com mais de quatrocentos pacientes sendo atendidos simultaneamente, organizar todo esse processo se torna uma tarefa cada vez mais complexa. O uso do prontuário eletrônico do paciente é fundamental para que seja possível alcançar todas as metas. O Feegow Clinic tem sido grande aliado nessa operação.
Continue lendo para saber como é esse processo!
Como o prontuário eletrônico ajuda na gestão de clínicas de tratamento de feridas?
Com o PEP, você tem acesso a todos os dados dos pacientes a um clique de distância, ainda tem a capacidade de armazenar dados e informações em tempo real graças ao armazenamento em nuvem, o que garante muita economia para clínicas e consultórios, além de manter as informações totalmente seguras.
Tudo isso ajuda você a conseguir acompanhar a cicatrização do seu paciente de forma rápida e segura, sem perder qualquer detalhe, pois é possível inserir a informação no PEP imediatamente, salvando automaticamente para as próximas consultas.
Quais recursos do PEP podem ser utilizados na gestão?
O CEO da Doutor Feridas, nosso parceiro Evandro Pereira, escreveu especialmente para o Blog Feegow para te ajudar na utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente.
Evandro traz informações importantes de como o Feegow Clinic pode ser útil na gestão da sua clínica para tratamento de feridas. A partir daqui você confere o depoimento e a experiência da Doutor Feridas. Confira!
Cadastro de pacientes
Ter todos os dados dos nossos pacientes cadastrados na plataforma é fundamental para o acesso rápido às informações necessárias. Esse acesso facilitado a dados como endereço, dados para geração de nota e pagamento, telefones de contato, entre outras informações, acelera o processo que, com apenas uma simples mexida de mouse, nos coloca a informação diretamente na tela.
Além de fácil acesso às informações, o cadastro digital também favorece a futuras campanhas de marketing e fidelização. Ou para organizarmos, por exemplo, lembretes de datas especiais como aniversário do cliente.
Controle de Estoque
A ferramenta é essencial para ter um monitoramento mais efetivo dos produtos, além de auxiliar a ter menos desperdícios.
Como temos diferentes unidades, junto da Feegow, estamos em processo de aperfeiçoamento do uso da ferramenta de acordo com as nossas necessidades específicas.
Esperamos que no futuro bem próximo possamos chegar a um nível máximo de excelência de controle de estoque a fim de prever com ainda mais eficiência a necessidade de compras e reposição.
Evoluções e Anamnese
No prontuário que hoje utilizamos há uma ferramenta de configuração de anamneses, o que tem nos auxiliado muito nas consultas. Elaboramos diferentes anamneses para diferentes tipos de feridas a fim de deixar a consulta mais estruturada e focada no problema do paciente.
Além disso, também temos a possibilidade de deixar prontas orientações para os diferentes tipos de feridas, o que nos poupa tempo em sempre escrever as mesmas informações para diferentes pacientes.
Nosso contrato de prestação de serviço, autorizações e termos de consentimento também estão já configurados, de forma que conseguimos aplicá-los e o PEP preenche automaticamente os dados dos pacientes e profissionais envolvidos.
Prescrições
Essa ferramenta é muito explorada no nosso dia a dia, e tem se aperfeiçoado mais. Além de garantir rapidez, também fornece segurança, principalmente com os avisos de interação e sugestão de posologias.
Como temos utilizado muito a Telemedicina, a ferramenta incorporada ao prontuário utilizado permite o envio da receita digital com Token já aceito nas principais farmácias do Brasil.
Controle Financeiro
O gerenciamento financeiro é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, em tratamento de feridas não é diferente.
Atualmente conseguimos configurar as taxas dos principais procedimentos executados a fim de padronizar os valores para aplicação por parte de nossos atendentes.
Toda movimentação financeira é registrada de forma a gerar as informações necessárias para o fechamento e conferência do caixa diariamente.
Além disso, temos acesso a um dashboard com dados dos recebimentos e contas cadastradas a vencer. Essa visão permite enxergar com clareza as movimentações executadas.
Telemedicina
Contar com um prontuário eletrônico que une todos os recursos já citados até aqui junto com uma ferramenta de telemedicina tem nos ajudado e muito no processo de expansão. Já chegamos a usar ferramentas separadas e era extremamente complexo.
Hoje conseguimos utilizar todas as ferramentas:
- Consulta;
- Telemedicina;
- Prescrição.
Em um único prontuário eletrônico, tudo no Feegow Clinic.
Agendamento
O controle da agenda no prontuário eletrônico hoje tem permitido uma organização de nossas unidades e o monitoramento dos faltantes.
A possibilidade de integração da agenda com a agenda Google do profissional contribui muito para que o mesmo, com os alertas das próximas consultas, consiga se organizar.
Além disso, hoje a ferramenta tem possibilitado que o próprio paciente faça seu agendamento e até mesmo efetue o pagamento com a utilização do Agendamento Online.
Imagens do Paciente
Em tratamento de feridas é essencial a visualização das fotografias como acompanhamento.
Atualmente conseguimos subir todo o registro fotográfico no prontuário do paciente para gerenciar o tratamento. Aliado a isso temos também a possibilidade de vincular um e-mail para que, ao alimentar o sistema com as fotos, esse endereço de e-mail receba uma cópia.
Usamos essa ferramenta, por exemplo, quando o paciente possui um médico que quer receber as fotos de seu paciente e acompanhar o tratamento, ou em caso de filhos que não conseguem comparecer à consulta.
Área do Cliente
Atualmente temos a possibilidade de oferecer ao paciente uma área de cliente, onde ele consegue acessar os documentos elaborados em seu prontuário: receitas, atestados, laudos.
Na área do cliente o próprio paciente consegue subir arquivos para facilitar a consulta como fotos das feridas, receitas antigas e laudos de exames.
Chat Interno
O gerenciamento de comunicados, alertas e lembretes entre a equipe é outra ferramenta que utilizamos para comunicação interna.
Quais os principais motivos que nos levaram a contratação de um sistema com Prontuário Eletrônico:
- Suporte rápido e eficiente: isso é fundamental para quem trabalha com prontuário eletrônico. Suporte demorado pode travar toda a operação;
- Facilidade no treinamento de uso: as ferramentas de vídeo aulas e os manuais oferecidos são de fácil acesso e facilitam o treinamento de nossa equipe. Imagine não ter uma ferramenta como essa e ter que treinar a cada troca de secretária e profissional;
- Custo-Benefício: o valor investido é compatível com a tecnologia oferecida;
- Estar em conformidade: com a legislação vigente sanitária e exigências dos conselhos de classe, além de toda adequação necessária à Lei Geral de Proteção de Dados;
- Navegabilidade e usabilidade: o design e usabilidade da ferramenta contaram muito em nossa escolha. A disponibilização visual fácil dos itens e organização deles facilita a aderência dos profissionais na utilização do registro das atividades;
- Indicação e reputação: obviamente antes da contratação buscamos indicação de outros colegas, além de ter verificado se existem reclamações relacionadas a empresa, o que nos deixou bem seguro em relação a contratação;
- Atualizações: com melhoria contínua e disponibilização de atualizações frequentes.
Agora que você já sabe como utilizar o prontuário eletrônico no tratamento de feridas, e também na organização da sua clínica, você está mais perto da automatização da sua clínica de tratamento de feridas.
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Perguntas frequentes:
O que é o Prontuário Eletrônico do Paciente?
É uma ferramenta que moderniza o acesso às informações e histórico de saúde de um paciente.
Quais ferramentas do PEP posso utilizar na gestão da clínica?
Cadastro de pacientes; Controle de Estoque; Evoluções e Anamnese; Receituário Eletrônico; Controle Financeiro; Telemedicina; Agendamento; Gerenciamento de Fotografias; Área do Cliente; Comunicação Interna.
Como acompanhar a cicatrização de um paciente?
Com o PEP, sempre deixando tudo organizado e atualizado com as informações mais importantes desde o início do tratamento até quando ele chegar ao final.